sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Por quem os sinos dobram...

"Quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade." Essa é um das muitas passagens profundas do romance “For Whom the Bell Tolls” (Por quem os sinos dobram), escrito em 1940 pelo autor norte-americano Ernest Hemingway, narrando a história de um professor de inglês, Robert Jordan, um jovem que ingressou nas Brigadas Internacionais, tornou-se especialista em explosivos e recebeu a missão de explodir uma ponte. Jordan e outros personagens acabaram fracassando, porque viram nos inimigos seres humanos que poderiam estar em qualquer lado nessas guerras idiotas travadas por bestas que se dizem grandes líderes.
“Por quem os sinos dobram” não tem nada a ver com o Natal. Os sinos de Hemingway badalam nos despertando a pensar sobre a condição humana, nos leva a refletir sobre as decisões tomadas pelos loucos que se reúnem em gabinetes luxuosos para remapearem o mundo de acordo com seus interesses, transformando pais e filhos em soldados, inserindo-os numa luta que não é deles, colocando-os à serviço da morte e da destruição. A guerra narrada nesse romance foi tão absurda quantos as reais, mas os personagens, inclusive os que morreram, fizeram uma grande descoberta: são seres humanos e não monstros ou máquinas.
Por que vou lá no fundo da memória e rebusco “For Whom the Bell Tolls”? É porque no mundo de hoje, quando a violência nos leva a necessidade de pedir desculpas até a quem pisa em nossos pés, precisamos despertar para a consciência de que somos todos seres humanos, inclusive quem puxa o gatilho. Com esse texto tento chamar a uma reflexão todos aqueles que me lêem. O inglório tem de ser deixado de lado. Uma luta só vale se for mesmo pelo verdadeiro bem comum.
        Feliz Natal para todos. Fiquem na paz de Deus. Voltaremos a nos encontrar por aqui segunda-feira, às oito em ponto.

53 comentários:

Professorinha disse...

Feliz Natal para você, Elizeu, equipe e toda a sua família. Um grande beijo e que para nós os dobrar dos sinos sejam para anunciar boas novas.

Gabriela Boechat* disse...

Olá! Gosto muito do seu blog e gostei especialmente dessa postagem. ESSA é a mensagem de fim de ano que todos deveriam priorizar.Obrigada! espero que dê tudo o mais certo possíve para você e para seu trabalho!
Gabriela Boechat

Anônimo disse...

Bom dia amigo Elizeu.
Eu e minha familia te desejamos um feliz Natal.
Um grande abraço.
Luiz R. A. Silva.

Anônimo disse...

Elizeu, aproveito a oportunidade para desejar a voce, sua família e seus leitores, um FELIZ NATAL...Que DEUS nos proteja e nos cubra com seu manto sagrado.

Unknown disse...

PARABÉNS PELO TEXTO
BOAS FESTA
PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE EM 2012
PARA TODOS QUE PASSAM POR ESTE BLOG

FUNDAÇÃO E.CULTURAL DE MAGÉ disse...

"RECRIA tua vida,SEMPRE,sempre.
REMOVE pedras e planta roseiras e FAZ doces. RECOMEÇA."

Caro amigo ELIZEU,
A FUNDAÇÂO E.CULTURAL DE MAGÉ agradece seu apoio e de todos os que aqui neste espaço compartilharam conosco a retomada da Memória Cultural e Histórica de Magé, bem como nossa proposta institucional de fomentar a Cultura e as Artes em cada canto de nossa cidade, com o irrestrito apoio do prefeito Nestor Vidal e toda a equipe de Governo.
Temos muitos projetos para o ano que se inicia, mas mais importante do que isso é contar com você e todos os mageenses em cada momento do ANO NOVO, reafirmando nossa FÉ em retomar os caminhos que sempre nos pertenceram e nos deram dignidade.
Um Natal de PAZ e que 2012 seja iluminado.
A você e todos os amigos um grande abraço.

Alcília Brandão
e a equipe da
FUNDAÇÃO

Anônimo disse...

Feliz Natal e um 2012 repleto de conquistas.....
Elizeu vc é um dos responsaveis por esse que sera um Natal muito esperado...esperado a 7 anos e que nos foi ceifado, cerceado o direito de comemorar com o coração feliz e limpo de todo o mal que assolava este municipio..depois de 7 anos vou poder dizer em alto e bom som.....FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO...vou poder abraçar com esperança de dias melhores e alem de esperançoso, acredito piamente na nossa vitoria, vitoria do povo de Mage e de todos que nos ajudaram a fazer hoje de uma Mage livre do cancer antes estagnado aqui....para quem achava que cancer não tinha cura ...taí...foi curado com pouco mais de 81 mil antidotos depositado em cada urna, em cada seção eleitoral....vou poder Elizeu nesse Natal..depois de 7 anos...comprar um presentinho para meus filhos...isso mesmo...pois já não sobrava mais....a cada natal que passava não saberia sequer se eu chegaria ao proximo Natal ou sucumbiria...mas graças a Deus que tomou conta da campanha do sr. Nestor Vidal-Claudio da Pakera...hoje tenho ate computador, comprado em 12x, mas sei que terei dinheiro para pagar 98,00 p mes e ainda dar esse conforto para minha familia...obrigado Elizeu...vc foi e sera sempre nosso presente de Natal....um abraço e um beijo no coração de sua familia....

Alcy Maihoní disse...

TENHA UM EXCELENTE NATAL!!!
FELIZ, 2012

Anônimo disse...

Esse é primeiro Natal que comemoramos com a ordem chegando na cidade e você Elizeu, foi a chave da porta para a abertura e a chegada do progresso em Magé.

Feliz Natal,

Cidade Magé
Grupo Resgate Memória de Magé

Anônimo disse...

gostei do texto feliz natal para vc e todos que ler este blog e consegue entende-lo,um abraço para vc eliseu e toda sua familia, que deus o proteja hoje amanha e sempre.de sua idola de ontem,hoje e sempre

Anônimo disse...

É o Natal chegou, com ele as terríveis lembranças do natal passado. Nessa hora estávamos amargando momentos difíceis, mas GRAÇAS A DEUS FICAMOS LIVRES, OU PENSAMOS QUE FICAMOS, POIS A CADA MOMENTO VEMOS O QUE AQUELA FAMÍLIA DEIXOU PRA NÓS DE RUIM. MAS VAMOS CONSEGUIR COM A AJUDA DE DEUS. FELIZ NATAL PRA TODOS.

Anônimo disse...

COMO DISSE NIETZCHE, SOMOS "HUMANOS DEMASIADAMENTE HUMANOS". ATRAVÉS DESSA HUMANIDADE LATENTE, INERENTE AO SER PENSANTE QUE VOCÊ É. POIS FOI E AINDA O É, SIM, UM INSTRUMENTO AFINADO PARA AUXILIAR O POVO MAGEENSE NO PROCESSO DE RETOMADA EM BUSCA DA DEMOCRÁCIA. QUE DEUS TE ABENÇÕE, FELIZ NATAL E UM ÓTIMO 2012.

SEU MADRUGA

Elaine disse...

Nós mageenses temos muito a te agradecer. Feliz Natal e que Deus de abençoe.

Raquel disse...

Muito obrigado por você, existir, Elizeu Pires. Feliz Natal.

Leda Almeida Dias disse...

Boa noite, Elizeu Pires. Sei que está descansado e que talvez passará esse final de semana distante de um computador e não vai ler essa mensagem. Sou médica, trabalho e moro em Petrópolis. Acompanho seu trabalho há muito tempo, o admiro e respeito. Essa é a primeira vez que posto um comentário e o faço agora por observar que até para mostrar um momento de carinho com você, lhe desejando um Feliz Natal, muitos o fazem anomimamente. Não sei se comportam-se assim por precaução ou por estarem acostumados a isso. Pensei que pelo menos nesse momento as pessoas pudessem se identificar. Feliz Natal para você e todos os seus.

Alexandre Meirelles Passos disse...

Olá, Elizeu, bom companheiro. Sou eu, Alexandre Meirelles. Quanto tempo amigo. Belo texto. Estou aqui em Macapá há 10 anos, trabalhando duro como sempre. Aqui o jornalismo ainda sofre dos velhos vícios, mas estanos fazendo de tudo para mudar isso. Você ajudaria bastante. Feliz Natal e um beijo nas crianças que devem ter de sê-las a muito.

Paulo Rangel disse...

Esse é o Elizeu Pires que conheço. Firme, decidido, destemido, mas terno, sensível. Essa crônica de Natal, amigo, mostra mais de você que aquelas grandes reportagens feitas ao longo de sua carreira. Eu e muitos temos orgulho de ter trabalhado com você um dia e de tê-lo como amigo. Feliz Natal.

Suruiense disse...

POIS BEM NOBRES COLEGAS,
DESEJO UMA FELICIDADE GRANDE NESTE NATAL PARA TODOS!!!

PAZ!

Anônimo disse...

Que a paz de Deus reine em todos os nossos corações. Feliz Natal.

Anônimo disse...

FELIZ NATAL SÓ SE FOR PARA O ELIZEU. NOS ESTAMOS SEM DINHEIRO E ONDE JÁ SE VIU NATAL SEM GRNA. MANDA O PREFEITO DE MAGÉ PAGAR NOSSO SALÁRIO.

Ricardo disse...

Essa é para o anônimo das 10:21. Feliz Natal sim, meu irmão ou minha irmã e não só para o Elizeu, que deve estar muito bem sim, mas graças ao trabalho dele. Quando ao salário - você deve ser de Magé - foi para o banco ontem e ontem mesmo começou a entrar na conta. Já fui ao caixa 24 horas hoje de manhã e fiz um saque. Se você não sabe o que falar não fale nada. Feliz Natal para todos os eleitores desse site.

Ricardo Soeiro disse...

Que o amor de Deus encontre morada em todos os corações. Feliz Natal a você, Elizeu e para todos os seus leitores.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:21. Feliz Natal para você, meu irmão e que seus olhos possam ser abertos para a verdade ao seu redor e que você se informe melhor das coisas, porque o meu salário está na conta desde ontem a tarde e o seu também deve estar, se você for mesmo funcionário (comissionado, contratado ou efetivo) da Prefeitura de Magé. Feliz Natal para você, Elizeu Pires e muito obrigado por existir.

Robson! disse...

Bom dia Amigos Feliz Natal!
Desejo para o anonimo que diz que está sem grana um grande Natal, e que ele procure se informar melhor durante o proximo ano que está chegando. Só para o seu governo, os selários foram antecipados e já está na conta!

Aos demais leitores, um grande abraço fraterno e um Feliz Natal!

Anônimo disse...

Feliz Natal e um um ano novo cheio de benção para você Elizeu, sua equipe e todos os seus leitores.

Anônimo disse...

Elizeu feliz natal e um prospero ano novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Faço coro ao anônimo das 10:21. São quase 18 horas do dia 24 e não tem salário na minha conta. Sou concursado e se querem saber trabalho duro todos os dias. Feliz Natal só tentando com muita vontade e garra mesmo.

Anônimo disse...

Boa tarde, Elizeu, Feliz Natal. Esse anônimo das 17:14 deve estar confundindo as bolas ou querendo tumultuar. Li a matéria em que você falou sobre o salário de dezembro e está escrito assim: "A Secretaria de Administração acaba de me informar a data certa para o pagamento do salário do mês de dezembro. Sairá nos dias 26, 27 e 28, com a folha de pagamento indo para o banco na sexta-feira pela manhã, o que significa dizer que o dinheiro poderá aparecer nas contas dos servidores já no sábado". Apareceu na de muitos servidores e você não disse que apareceria já no sábado e sim que poderia. É muito duro esclarecer quem não quer ser esclarecido. Você não está aqui para ensinar esse povo a ler, não é mesmo?

Anônimo disse...

Minha merreca de salário entrou sim, mas eu quero é minhas férias atrasadas. Terem um péssimo natal.

Anônimo disse...

Estou descansando e havia prometido passar longe de um computador até segunda-feira, mas não podia deixar de entrar para responder ao leitor ou leitora das 18:47, que diz que terá um péssimo Natal porque o que queria é receber as férias atrasadas. Fico triste com esse tipo de pensamento. Muita gente escreve falando em dinheiro. Não se pensa em outra coisa. Hoje é Natal e essas mesmas pessoas entram no espaço de comentário sobre uma crônica de reflexão para falar em dinheiro. Amigos, onde está escrito que por ser Natal o salário tem que ser antecipado? Em lugar nenhum, mas em se tratando de Magé tudo é motivo para reclamação. Férias, quem disse que as férias atrasadas seriam pagas antes do Natal? Aliás o que essa seja gente andou fazendo que não tempo de cobrar essas férias? Amigos, vamos nos esforçar para enxergar além do próprio umbigo. Feliz Natal.

Anônimo disse...

Esse tipo de comentário como do anônimo das 18:47, Elizeu, faz o mageense passar vergonha diante dos leitores de outros município. Um dia desses tive de ouvir que o mageense é diferente de todos. É claro que contra-argumentei, mas as vezes chego a pensar que é assim mesmo. Feliz natal.

Paulo Lombardi disse...

Nessa noite sublime, Elizeu, quero desejar a você e a todos os que te seguem, muita paz e harmia. Que esse Natal seja pleno de felicidade.

Anônimo disse...

Manoelito do som
O Natal pode ser diferente, mas Jesus é sempre o mesmo
Talvez seja de grande importância o natal, para quem entende a vida e para quem consegue sobreviver para ter vida, o mundo comemora o natal e muita das vezes não valoriza a importância desta data.
Lembro-me muito bem como se fosse ontem, à 44 anos. Aos 6 anos de idade no interior de uma cidadezinha em Minas Gerais o nosso Natal era diferente, não se falava e nem conhecíamos Nozes, Castanha, Avelãs e nem Bacalhau, mas com certeza tínhamos o melhor Natal do mundo, com tudo que se colhe em uma boa roça e uma Horta, do curral o meu pai trazia o leite, a minha mãe preparava o queijo, e os doces ? Que delicia. O peixe vinha do Rio Pomba de onde nós morávamos à 50 metros. O Natal era farto com a união daquelas famílias do interior, lembro-me que nós tínhamos 4 mesas de 6 metros com as melhores delícias e o Papai Noel sempre chegava a meia-noite em uma carroça lotada de presentes e a garotada só dormia após receberem os seus, inclusive eu.
O tempo passou, mas tenho comigo o orgulho de ser filho do interior, de homens criativos na sobrevivência e na solidariedade, aqueles brinquedos eram fabricados no decorrer do ano com muita dedicação e os fabricantes eram os próprios “Pais”, eles sabiam a importância daqueles presentes e a importância daquela data...
E você? Já aprendeu a fabricar um presente para alguém?
Elizeu Pires, obrigado pelo presente “o seu Blog” e lembre-se sempre que o presente pode ser diferente, mas Jesus é sempre o mesmo, Feliz Natal para você e os seus!
Manoel de Almeida Bonifácio (Manoelito do Som)

Anônimo disse...

Boa Noite!!!!

Amigo Elizeu desejo a você e sua família um Feliz Natal.
Que o Deus lhe abençoe e feliz 2012 com muita paz e luz na sua vida.

Maria Rita disse...

Boa noite, Elizeu. Gostaria de estar perto de você essa noite para erguer as taças e fazer um binde a liberdade que você representa. Feliz Natal.

Ana Lídia disse...

Que a paz de Deus encha nossos corações nessa noite. Feliz Nata Elizeu, equipe e leitores do elizeupires.com

Mara Costa disse...

Feliz Natal para todos e que Deus continue abençoando o nosso jornalista preferido.

Germano Rodrigues disse...

FELIZ NATAL GRANDE AMIGO DO POVO DE ITABORAÍ. QUE DEUS TE GUARDE NOS CAMINHOS POR ONDE PASSAS.

Célia disse...

Caro Elizeu, nós, professores da rede municipal de ensino de Cachoeiras de Macacu temos muito o que lhe agradecer e nesse momento aproveitamos para desejar um Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações para você e toda a sua família. A professorada de Macacu te abraça nesse momento.

Anônimo disse...

Feliz Natal a todos os seguidores desse blog. Muitas felicidades pra você, Elizeu.

Anônimo disse...

olha que bonito isso, a gente responde emails de amigos e de repente entra aqui e vê um grupo que durante o ano todo se encontrou no Blog do Elizeu se cumprimentando, confraternizando...é isso ai amigos,afeto nunca é demais e agradecer sempre por ter a oportunidade das trocas tem que ser rotina na vida.Onde estiverem, com ou sem festa mas sempre em Paz. Beijo grande a todos os amigos anônimos ou não.Noite feliz pra todos.
E pra você Elizeu, nem precisa repetir o que te desejo.

Debora disse...

Elizeu, que você tenha um dia maravilhoso e um 2012 cheio de vitórias. Um beijão.

Ana Virginia, Cassiane e Aline disse...

Felicidades, Elizeu Pires. Que Deus continue te iluminando. Nós te amamos. Beijo triplo.

Deise Bragança disse...

"Os sinos de Hemingway badalam nos despertando a pensar sobre a condição humana". Os seus, Elizeu, nos conduz pelo caminho da liberdade. Muito obrigado grande amigo do povo de todos os lugares. Que Deus lhe abençoe rica e abundantemente. Seja sempresse profissional dedicado, firme, destemido, mas sensível, humilde, amável e responsável. Feliz Natal!.

Elizabeth Ruas disse...

"Cuida que a vida seja de cuidados cheia, de razões, de esperanças,
de amor... Cuida que a vida seja
de si,de mim, de todos. Planta sua esperança no seio de que já não tem
o que esperar, externe um sopro de vida, espalhe seus grãos de sonhos,
colha a satisfação de cuidar vendo a sobrevida surgindo de seus cuidados. Cuida que a vida seja
de cuidados cheia, de razões,
de esperanças,de vida..." Se lembra disso, Elizeu? Você escreveu em 2005 e usou na fala que fez para uma turma de formandos em enfernagem. Foi emocionante te ouvir. Nunca esqueci de suas palavras. Feliz Natal!.

Anônimo disse...

Que meigo. A vida é dura, Elizeu Pires e Elizabeth Ruas.

Anônimo disse...

Feliz Natal, meu querido Elizeu. Que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:18. Que falta de sensibilidade. Mesmo assim, Feliz Natal para você também. Sou o mesmo das 10:20.

Anônimo disse...

Olá, Elizeu. Meu nome é Tayane, tenho 11 anos e estou escrevendo em nome do meu vô Carlos, para desejar um feliz natal. Beijo

Nem melhor nem pior apenas diferente... disse...

Elizeu,

Agradeço a Deus em primeiro lugar,depois ao Prefeito Nestor Vidal e ao Ernani Silva todos os dias por ter libertado Magé das garras de gente gananciosa e sem piedade dos mais humildes. Pode não ser o melhor natal para todos, mais com certeza estamos mais aliviados, podemos falar, podemos nos expressar, podemos rir, podemos chorar, podemos brincar, podemos um monte de coisa neste natal, diferente de natais anteriores, onde não podíamos nem expressar nossas opiniões.... O MEU MAIOR PRESENTE NESTE NATAL É PODER SABER QUE MINHA CIDADE É LIVRE, É FELIZ, QUE ELA TEM PROBLEMAS, MAIS AGORA TEM FUTURO, AGORA TEM PESSOAS DE BEM QUE QUEREM BUSCAR SOLUÇÕES COM O POVO PARA RESOLVER ESTAS DIFICULDADES, FELIZ NATAL A TODOS E VIVA A LIBERDADE !!!!!!

Anônimo disse...

MUDA MAGÉ DISSE:

Amigo Elizeu, desejo a você e sua família um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações. Que Jesus continue te abençoando mais ainda, para que possa trazer até nós esse jornalismo sério e destemido, bem a sua cara. Você foi peça fundamental na grande virada que aconteceu em Magé, na verdade, meu amigo, começamos a comemorar um novo ano desde quando foi programado o resultado das eleições. Te agradeço por tudo que fez em benefício de todos os mageenses. Um forte abraço!

Anônimo disse...

QUERIDO ELIZEU, PEÇO A DEUS QUE NESTE NATAL POSSA ABENÇOA A SUA VIDA E DE TODOS OS SEUS FAMILIARES. UM GRANDE ABRAÇO.

Anônimo disse...

É esse anônimo que diz que está sem pagamento deve ser CC, pois desde sexta-feira que o pagamento está saindo. Ele quer é tumultuar. Sai dessa e nosso pagamento está em dia. Tomara que você receba só dia 05/01/2012, e assim mesmo estará dentro do prazo estabelecido.
Até.