quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Professor II não precisará ter curso superior

O prefeito de Magé, Nestor Vidal, determinou a alteração do edital para a realização do concurso público para o preenchimento de vagas em cargos da administração direta, oferecendo ao todo 2.354 vagas. O documento apresentado antes ao prefeito dizia que os candidatos a vaga de Professor II teriam de apresentar certificado de conclusão do curso de Pedagogia. Nestor determinou que prevalecesse o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que ficará em vigor até que o projeto de lei estabelecendo a obrigatoriedade de curso superior para professores de 1ª a 5ª séries em tramitação, seja aprovado pelo Congresso. Se fosse mantida a obrigatoriedade muitos profissionais que já atuam no município como contratados ficariam impossibilitados de participarem da seleção.
O edital, como já havíamos noticiado hoje pela manhã, será mesmo publicado no Boletim Informativo Oficial (BIO), no dia 31. Por se tratar de um sábado e não haver expediente nos órgãos públicos, a edição que veiculará o Edital do Concurso Público Nº 01/2011/ PMM/RJ, estará na Secretaria de Administração na próxima segunda-feira. Com a correção serão 667 vagas para funções que exigem o ensino fundamental incompleto, 155 de ensino fundamental completo, 814 de nível médio e técnico e 718 vagas em funções que exigem formação superior. 

54 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito foi sensato, pois a LDB ainda está em vigor, mas a Educação seria muito melhor se todos os professores e diretores tivessem curso superior.

Abel disse...

Perfeito agora!!!

Anônimo disse...

Esse prefeito é mesmo um homem muito responsável e cuidadoso com o povo de Magé....
Professores, o "curso de formação de professores" ainda vale!
Parabéns a todos que retomaram a esperança de candidatar-se a uma vaga de professor. Estudem, acreditem, e boa sorte a todos!
Mas ainda assim façam sua graduação...a lei entrará em vigor mais tarde!

Anônimo disse...

Deus é pai
... vencemos essa agora temos que passar neste concurso!!!!

Anônimo disse...

Menos mal, essa notícia, se bem que há muitos contratados que se forem fazer uma espécie de avaliação para verificar se eles tem condições de lecionar no quesito conhecimento muitos deixam a desejar.
Quatro anos de Curso Normal é pouco, a profissão de professor exige contínua formação,que pena que muitos fazem só o Normal e se acomodam não almejam graduação, especialização, mestrado...
Pois há quem pense que lecionar do 1º ao 5º ano é fácil.
Segundo "o artigo 62 da LDEN. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação,admitida como formação miníma para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em ensino médio, na modalidade Normal."

Anônimo disse...

Mesmo não mais cobrando o nível superior, os professores devem se atualizar. O povo de Magé tem que deixar de se por como pobre coitado, a vida é feita de sacrifícios, moro em Magé e fiz faculdade pública em Niterói, a passagem é cara: sim! Mas na própria faculdade tem várias iniciativas que podem auxiliar os graduados: bolsas para trabalho e até para alimentação no bandejão. Aos professores que passarem, aproveitem e iniciem uma faculdade, pois estudar nunca é demais e faz abrir novos horizontes.

Anônimo disse...

Não esquecendo que o artigo 61 da ldben respalda quem tem o curso normal.

Anônimo disse...

è isso aí sensato !!! Agora continuo acreditando no governo " NOva Era" Amém não errei no voto!"!! Feliz Ano NOvo e bom estudo!!!!

Anônimo disse...

Valeu, Nestor. Sabia que você não iria nos decepcionar. Vou fazer e vou passar. Deixarei de ser contratada.

Anônimo disse...

Tô dentro. Vou passar nesse concurso e serei professora com estabilidade.

Abel disse...

Ao anônimo das 22:02.

meu caro, o que determina a qualidade da educação não é, e nem nunca será o fato do indivíduo ter sentado em uma cadeira na universidade, pois muitos apenas passam pela faculdade (CR baixíssimo e mesmo assim recebem seus DIPLOMAS). Uma educação de qualidade se faz com o comprometimento do professor aliado a uma gestão democrática e participativa.
Então de nada vale saber marcar X, tem que saber fazer com que a aprendizagem para o aluno seja significativa.

André Eduardo disse...

Valeeeeeeeuuuuu Nestorrr!
Dale que dale!!!!!!

Anônimo disse...

PARA OS PROFESSORES QUE NÃO ENTENDEM
DE LEI TAÍ! pode ou não pode fazer
o concurso sem faculdade! ESTUDEM ANTES DE FALAR BOBAGEM! vALEU PREFEITO! ESTOU REDIRANDO TUDO QUE
FALEI HOJE DO SENHOR! UM ABRAÇO!

Estudando muito! disse...

Estou ansiosa!
Quero ver quantas vagas tem para orientação e supervisão.

Anônimo disse...

Não vi vagas para professores de Informática! Será que teremos? Se bem que o Eliseu disse que o edital completo só dia 31 né. Vamos aguardar!

Anônimo disse...

Curso normal ou superior, isso não importa já que se trata de um CONCURSO. Só faltam dizer que um graduado de curso superior é melhor - no sentido intelectual - que um que fez o normal, mesmo este perdendo democraticamente a vaga para um de curso normal...

Anônimo disse...

Deus tenha compaixão dessas pessoas, elas não sabem o que dizem!
Nossa... Prefeito, estou passada com tantas bobagens que leio...
Senhor prefeito, Agradeço por rever a lei e ver uma possibilidade de dar aos meus amigos uma oportunidade de fazer o concurso para professor de nível II, mesmo q eu não faça o concurso para nível II,claro que se der farei para os dois níveis, fico feliz com sua atitude de compaixão ao seu povo. É pessoal, fico muito contente com a alegria de vocês, podem entrar o ANO NOVO sorrindo e estudando, é claro...srrsrsrs. Boas Festas Eliseu e Nestor!

Anônimo disse...

Atitude sensata a do Prefeito Nestor.Não esperava outra coisa dele.O ideal é que todo professor tivesse nível superior e este fosse de qualidade, mas a LDB em vigor precisa ser respeitada. Isso não quer dizer que as pessoas devam se acomodar. Ser professor é nunca parar de estudar... Que recebam bons salários para que tenham condições de investir em novas habilitações.
Vi pessoas fazendo comentários na postagem anterior,com total desconhecimento das Leis sobre educação. Se essas pretendem prestar o concurso, indico a leitura da LDB, pois o mínimo que um professor deve saber ao se candidatar a uma dessas vagas, é a lei que rege o setor e a regulamentação de sua profissão.Tenho medo de alguns que afirmaram a exigência da titularidade já estar em vigor... (O galo que canta aí em Magé, não pode ser diferente do que entoa no país). O que esses professores podem ensinar aos seus pupilos, afirmando ser verdade, pode ser algo criado em suas mentes e transformado em verdade própria de seu mundo paralelo.
Desconhecer é admissível. Não aceitar informações de quem conhece os fatos por se julgar conhecedor, é uma lástima.
Coração Mageense

Anônimo disse...

Na História de Magé, somos remanescentes de um município que teve muito desenvolvimento, cito: a primeira ferrovia 1854 e as primeiras fábricas de tecidos entre 1700 a 1800, onde a cidade era um pólo industrial.

Entretanto sofremos uma freada brusca a partir da República onde os presidentes da velha república perseguiram Magé, não deixando o município acompanhar o progresso do Brasil.

Na década de 1930 a 1950, com o Presidente Vargas, ele incentivou o progresso de Magé, trazendo pessoas que investisse na cidade, cito na área têxteis que estava decadente.

As fábricas foram revitalizadas e muitas gentes de outros municípios vieram para Magé, trazendo o progresso novamente para a cidade.

Na época não possuíamos educadores e as fábricas construíram casas para os professores morar e ensinar esse povo, pois eram poucos ou pouquíssimos professores no Município.

Em Santo Aleixo, vieram o Prof. Camacho e família, tinha a Maria Vanda, Mello, Alcilia e outros como foram citado nesse Blog.

Até meados de 1970, estudávamos com professores vindo de Niterói. Tinha até a Kombi do Sr. Natal trazendo vários professores de outros municípios, até de Santa Maria Madalena que hoje tem 9.000 habitantes.

Na década de 80, o professor Camacho junto com outras família, idealizaram o INSTITUTO TÉCNICO FLUMINENSE, que eram uma instituição que se tornaria Faculdade em Magé. Cabe ressaltar, que um outro professor, o Prof. Heitor, já tinha idealizado uma faculdade em 1962 no Governo Gilberto e não foi para frente.

O Professor Camacho e outros em Santo Aleixo formaram o INSTITUTO PEDAGÓGICO e formaram vários professores que já estão aposentados.

Magé hoje não tem nenhuma indústria forte. Só temos pequenas indústrias. Temos o privilégio de ser o 11º Município em número de habitante, porém como empregar toda essa gente, já que Prefeitos anteriores deixaram escapar empresas que queriam se estabelecer e foram embora? Cito a Schincariol.

Essa Lei é ótima LDB, mas vai prejudicar muito Magé, pois ficamos atrasados em relação a Educação no Brasil.

Somos oriundos de trabalhadores vindo de fábricas, lavouras, pequenos comerciante, ambulantes e de professores.

Participei do movimento para trazer uma faculdade para Magé a “AFIMA” – Associação das Faculdades de Magé e não conseguimos, mas a UNIGRANRIO vendo o movimento veio para Magé.

Parabéns ao Prefeito Nestor, vamos cumprir a Lei, pois não foi ainda aprovada no Congresso, mas antes vamos incentivar a vinda de Faculdades para que esse povo não precise sair daqui para viajar para outro Município.

Eu tenho um Sonho “Magé ser uma cidade de Estudantes”.

O Historiador

Anônimo disse...

Agradeço a Deus em primeiro e depois ao Prefeito. Agora chega demilagres vamos estudar povo. Chegou a nossa hora depois de 18 anos quero viver na calmaria.
Deus esteja com todos nós.

Maria Conga raiz de Magé disse...

elizeu pires, estou feliz que tenha o concurso,espero que de tudo certo para aqueles que como a equipe do psf temos procurado fazer o nosso trabalho de forma séria e com carinho pela comunidade,pois não basta só ser aprovado tem que ter uma boa classificação e isso depende muito da quantidade de classificados.Alem disso os profissionais mais do que boas habilidades precisa ter amor e dicação a comunidade...

Anônimo disse...

Operação Valquíria foi um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler.

Em 1944, o coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg perpetrou um atentado contra Hitler, (o atentado de 20 de Julho) em nome do movimento da resistência alemã, do qual faziam parte vários oficiais. Hitler saiu apenas levemente ferido da explosão de uma bomba em seu quartel-general, Wolfsschanze ("Toca do Lobo"), na Prússia Oriental. A represália não se fez esperar: mais de quatro mil pessoas, membros e simpatizantes da resistência, foram executadas nos meses seguintes.

As vezes pensava como o povo Alemão via os militares de Hitler e não faziam nada.

Vendo esse filme, tive a real grandeza do que se passou na Alemanha. Um grupo de militares alemão não gostava da Ditadura de Hitler e tentaram acabar com o seu Regime Dépota.

O que Magé tem haver com isso? Tentaram colocar esse mesmo regime por aqui, mas uma coisa gostaria de frisar. Se Magé o ensino não é bom, não é por culpa de todo mundo que viu e não fez nada.

Enfatizo que várias tentativas de colocar Magé num patamar melhor, com a criação de Ensino Técnico e Faculdades foram feitos. Cito alguns nomes relatado pelo Historiador: O Professor Heitor tentou, entregou o Mapa da Mina e entregou para o Prefeito Gilberto que repassou para a mesma pessoa que não deixou o Instituto Técnico Fluminense na década de 80 ir a frente, inclusive tomou o Prédio que virou Câmara Municipal.

Professsor Camacho, Sr Melo, família Repani, Paiva e outros tentaram construir um Patrimônio Cultural em Magé.

Todos que tem Faculdades em Magé, sabem como é difícil conquistar essa Medalha (Diploma). Sofreram na viagem, deixaram de se alimentar, passaram fome etc.

Inclusive os pais não dormiam enquanto os seus filhos estavam em viagem para chegar.

Parabéns a todos que conquistaram esse DIPLOMA de 3ª. Grau. Peço-lhes uma coisa: Vamos ajudar aqueles que ainda não conseguiram esse êxito, pois Magé vai melhorar muito com pessoas que tem estudos.

Inclusive deixará de votar em picaretas!

Eu também estava na AFIMA – Associação das Faculdades de Magé, mas não consegui, mas tentei.

Geraldo Vargas

Janaina disse...

Deus seja louvado! Obrigada Prefeito Nestor Vidal!

Anônimo disse...

Valeu prefeito, agora vamos pensar em uma forma de incentivo para os professores se graduarem. Disponibilizar ônibus já seria uma ajuda, um convênio com alguma faculdade, seria melhor ainda.

Anônimo disse...

Bom dia!!!
O prefeito está seguindo o que diz a lei. Valeu Nestor, eu sei que você não está aí brincando.
Muito obrigado. Em 2012 estarei firme com você.Feliz ano novo!

Anônimo disse...

“ Seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Mahatma Gandhi

Lendo os textos aqui no blog, veio à lembrança de quando era rapaz. O Prof. Camacho tinha o hábito de falar sozinho e numa dessas conversas consigo falou: “O que vou deixar para os meus filhos”.

Entretanto a sua esposa D. Maria Camacho ouviu e acrescentou àquela frase: “Caráter, Dignidade, Honestidade é isso que você deixará para os seus filhos”.

Hoje lendo esse texto de concursos em Magé, me veio várias lembranças que não dá para esquecer. Esse personagem Paulista veio para Magé e está sepultado em Santo Aleixo, o seu corpo, mas a sua alma ainda paira no nosso município.

“O que nós vamos deixar para esse mundo”, digo para o nosso Município? Vários personagens aqui relatados não vão desaparecer nunca na nossa História e aqueles que se envolveram em corrupção, trambique etc, ficarão marcado junto com os seus descendentes.

Professora Maria Vanda nos ensinava o Hino Mageense que diz: “Mageense escutai a voz que sai do coração”. O que esta saindo do nosso coração? O que vou deixar para os meus filhos? Caráter? Dignidade?

Parabéns ao Elizeu que não se corrompeu e que nos proporciona esse momento de trazer à memória o que nos traz esperança.

Parabéns ao Prefeito Nestor por essa sensibilidade para com o nosso povo. Também se tornará mais um IMORTAL NA NOSSA HISTÓRIA.

O OBSERVADOR

Rayla disse...

ELIZEU PIRES, BOM DIA! GOSTARIA DE SABER QUAL SERÁ A FUNDAÇÃO QUE REALIZARÁ AS PROVAS DO CONCURSO DE MAGÉ. DESDE JA OBRIGADA!

Elizeu Pires disse...

Bom dia, Rayla. Só terei essa informação a partir do edital. Abraço e feliz ano novo.

Ana feliz disse...

Querido Elizeu tinha certeza que você iria nos ajudar juntamente com o prefeito.Elizeu é amigo da educação.Agora vai um outro pedido ,para que a hora da prova de prof.I seja diferente da prova de prof.II.Veja isso pra gente com carinho.Professores agradecem.

Anônimo disse...

Bom dia, Ana. Só vou ver o horário das provas no edital, mas não posso fazer nada para ajudá-los nesse sentindo. Abraço e feliz ano novo.

Anônimo disse...

Muito bom relembrar a história da educação em Magé, principalmente em Santo Aleixo.
Adiciono mais tres personalidades, além de Camacho e Maria Vanda:
Candéa, Waldemar Mello e mais recentemente Evanir Gago.

O Professor Candéa mora atualmente em Teresópolis.

RITA DE CÁSSIA disse...

BOA TARDE!!!
MUITO FÁCIL FLAR EM PROFESSOR COM NIVEL SUPERIOR, COM QUE SALÁRIO UMA PESSOA PODE FAZER FACULDADE, EU FUI UMA NÃO FIZ UMA FACULDADE POIS MEU DINHEIRO COMO PROFESSORA DO ESTADO NUNCA DEU....

Anônimo disse...

" NA LUTA DO BEM CONTRA O MAL......ESSE É O NESTOR VIDAL........" PARABENS PREFEITO , FELIZ ANO NOVO A VC E TODA A SUA FAMILIA, POIS O NOSSO ANO NOVO JÁ SABEMOS QUE SEREMOS FELIZES GRAÇAS A VC E SUA EQUIPE....MAGÉ VAI CRESCER AGORA....SÃO PEQUENOS GESTOS, POREM SENSATOS QUE PASSAMOS A CONHECER NOBREZA DAS PESSOAS....

Meninos eu vi... disse...

É muito fácil essa gente toda falar que o professor precisa estudar e se atualizar. Sou concursada, graduada e pós graduada, isso tudo antes de passar no concurso para Magé. Acontece que nos últimos 7 anos ganhamos uma miséria de salário. Isso quando não atrasava e tínhamos que pagar nossas contas com juros. Descontaram tudo o que podiam de nossos salários, só fazíamos para comer. Os contratos só aumentavam e o nosso salário só diminuia. Agora com o Nestor tenho esperança de dias melhores.

Anônimo disse...

Tem uma pessoa no Governo do Nestor ocupando a Presidência da Fundação Cultural de Magé que deve está na lista de Educadores mencionados pelo Historiador, Geraldo Vargas e O Observador.

D. Alcília Brandão, 50 anos de magistério, 43 anos a frente de uma escola estadual, condecorada pela Assembléia legislativa do Estado e pelo gov. Sergio Cabral, Juíza de Paz atuante no município e tem o respeito de toda comunidade.

Vários Médicos, Advogados, Professores, Jornalistas e Engenheiros, atuando em Magé e outras cidades, foram seus alunos. Recentemente uma carta de um Procurador da República, seu ex-aluno, que muito me fez pensar em como essa senhora foi e continua sendo importante para Magé.

Não tive o privilégio de conhecê-la pessoalmente, mas por pessoas que testemunharam a grande vida de uma servidora que não se serviu, mas prestou serviço ao Estado e ao Brasil. Ficará gravada na História de Magé e certamente continuará fazendo na Direção da Fundação o importante Resgate da nossa linda História.

O Prefeito Nestor acertou colocando uma profissional com a experiência da D. Alcília, que vem a meio século contribuindo para a formação de professores e Profissionais em Magé e por todo Brasil.

Riqueza não é ter dinheiro, é ter caráter, moral, dignidade e experiência, então D. Alcília Brandão é milionária há muito tempo.

Feliz Ano Novo,

Cidade Magé

Anônimo disse...

Elizeu,será que os salarios da saude e da educação serão os mesmos em vigor? Tomara que no concurso eles venham reajustados,pois já são 8 anos de miséria,caso contrario teremos mais 2300 funcionários passando fome.Que Deus ilumine a cabeça de Nestor e da camara dos vereadores.Feliz ano novo e muita esperança, que o que nos resta!

Anônimo disse...

Nestor Vidal apenas cumpriu a lei. Ele nao teve compaixão por ninguém como a 'amiga' da onça falou .E nao esta fazendo favor a ninguém , apenas está cumprindo a lei ,como ja falei. Ele corrigiu um erro no edital e com certeza foi muito justo e correto , já que o que havia sido colocado no edital anterior era um absurdo e este concurso certamente seria anulado. Com esta conduta Prefeito fico satisfeita de saber que nao perdi meu voto.

Anônimo disse...

Querido , sabe informar se na prova vai cair a lei ôrganica do municipal.
obrigada

Anônimo disse...

Boa tarde. Resposta ao leitor da 15:55. Será preciso esperar pelo edital. Abraço e feliz ano novo.

Anônimo disse...

Elizeu, só está faltando alguém perguntar se você tem o gabarito da prova.

Se ninguém perguntar, vou perguntar:

Elizeu você tem o gabarito da prova que ainda não foi elaborada e vai ser aplicado ano que vem?

Se você tiver, por favor publique nesse blog para todos passarem. ki, ki, ki.

Marizia

Lucilene Felix disse...

Agora sim fiquei satisfeita com esta atitude do prefeito,só assim meus amigos que ainda não concuiram a faculdade e só possuem o curso normal ,poderão ter as mesmas oportunidade.Parabéns e Feliz 2012

Lucilene Felix

Anônimo disse...

sinceramente a exigência anterior de graduação para as séries iniciais era boa para a educação de Magé melhorar seu IDEB,pois verdade seja dita,conhecimento nunca é demais e melhora sim o desempenho do professor em sala visto q o mesmo está de posse de conhecimentos antes não obtidos.Falo isto por experiência própria fiz o normal no ensino médio passei no concurso de 2000 e comecei a cursar minha faculdade um ano depois com a ajuda da Narriman q deu bolsa na unigranrio e minha prática em sala melhorou muito,pois passei a ter um olhar diferenciado para meus alunos num âmbito psicologico,social e de aprendizagem base q o curso normal não me deu nem em sonho.Porém esta exigência para Magé é incabivel,pois eu com nível superior a quase 6 anos e cursando minha pós já na reta final,tenho um mísero salário de 660 como base,e isto não é justo,quando Magé tiver seu plano de cargo e salário implementado e valoriza seus profissionais por tempo de dedicação ou aperfeiçoamento com estudos q acrescente sua prática,aí sim cobrar nível superior será uma exigência possível de ser feita.Petropolis e a prefeitura do rio pode fazer isto pois já avaliam seu professor com respeito e coerência,Magé precisa crescer muito ainda neste aspecto. Morar em Magé não é desculpa para não estuidar e ter salário baixo devido a passagens também não,quem quer crescer nao vê as barreira e sim o futuro e transpondo assim os obstaculos e alcançando seus objetivos.Muitos conseguiram sabiam?

Anônimo disse...

DEPOIS DO CONCURSO É SÓ ESPERAR O PLANO DE CARREIRA, ISTO SIM É ESTÁ NO RUMO CERTO, UM PROFESSOR NÃO PODE RECEBER UM SALÁRIO BASE DE R$600,00 COM NÍVEL SUPERIOR, HOJE O MELHOR A FAZER É UM CURSO TÉCNICO, UM SOLDADOR GANHA INFINITAMENTE MELHOR QUE UM PROFESSOR. ATÉ O MOTORISTA DE ÔNIBUS GANHA MELHOR QUE UM PEDAGOGO.

Anônimo disse...

ANÔNIMO DIZ
PREFEITO ,GOSTEI DE SUA ATITUDE,TENHO CURSO SUPERIOR E FAÇO PÓS -GRADUAÇÃO ,MAS PEDI MUITO A DEUS PELOS MEUS AMIGOS QUE INFELIZMENTE NÃO TIVERAM A MESMA OPORTUNIDADE QUE EU.OBRIGADA POR CONSULTAR A LEI E DIXAR MEUS AMIGOS MAIS ALIVIADOS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO: O PREFEITO TEM TOTAL DOMÍNIO EM SEU EDITAL(É O EDITAL QUE MANDA...) MAS CASO ELE DETERMINASSE QUE O PROFESSOR DEVE TER NÍVEL SUPERIOR PARA CANDIDATAR-SE A VAGA, ELE TERIA O RESPALDO DA LDB! POR ISSO FICA CLARO AQUI, QUE OS COMENTÁRIOS SOBRE A LEI ERAM ABSOLUTAMENTE CORRETOS... A LEI RESPALDA O EDITAL QUE EXIGIR ISSO! PARA OS QUE NÃO ENTENDERAM NADA...OS COMENTÁRIOS APENAS CITARAM A LEGALIDADE DA AÇÃO. E ISSO ESTÁ PRESTES A SER OBRIGATÓRIO EM CONCURSOS. QUEM NÃO PASSAR NESSE...PENSE QUE NO PRÓXIMO JÁ SERÁ EXIGIDO! SABEMOS QUE O QUE DETERMINA O BOM PROFISSIONAL NÃO É SOMENTE A GRADUAÇÃO, PORÉM É UMA BAGAGEM DE CONHECIMENTO TÉCNICO QUE APRIMORA O DOCENTE.

Lucilene Felix disse...

Alguém anda usando meu nome para postar mensagem ,com erros de ortografia,infelizmente até faria um comentário ,mas não com erros e quem me conhece sabe que escrevo muito bem .Aliás caro jornalista não sei quem o fez , sem dúvida usou de má fé .
Abraços e agora sim
Lucilene Felix

Anônimo disse...

Elizeu, feliz ano novo a você e a todos os amigos do blog, que 2012 seja muito melhor que 2011 e que nós possamos receber boas notícias neste ano que se aproxima. Que Deus abençoe a todos e que venha o concurso!

Anônimo disse...

Será que temos duas Lucilene Felix? Que Felixcidade!

Anônimo disse...

Pessoal, vcs viram as publicações do Jornal Hora H de hoje (28/12/2011)? Consta a publicação do Decreto nº 3212 que determina a rescisão de contratos administrativos da SME.
Vejam o que consta no Art. 1º:
"Ficam rescindidos os contratos dos professores PII e PI; OE e Supervisor Escolar."
Isso que dizer que estão acabando com os contratos!!!!
O que acham??

Anônimo disse...

Boa noite a todos. Para evitar confusão esclareço que o jornal citado pelo leitor das 22:13 publica os atos oficiais apenas dos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu. Abraços e feliz ano novo.

Anônimo disse...

Querendo botar gasolina na fogueira em anônimo das 22:13. Seu GaZZolino.

Anônimo disse...

Elizeu,
Em nenhum momento ninguém aqui toca na ferida chamada IDEB.Nossas crianças continuarão sendo alfabetizadas por professores de ensino médio,sem a devida capacitação pedagógica.Todos querem uma vaga como servidor público estável a nível de segundo grau sem pensar na responsabilidade enorme que é transmitir conhecimento.Não estou aqui criticando a posição correta do prefeito de possibilitar que as professoras sem formação superior façam as provas. Estou colocando uma questão séria que tem a ver com a formação básica comprovadamente deficiente em Magé que a meu ver está diretamente relacionada a isso.Quero acrescentar que digo isso porque já lecionei para normalistas e sei das limitações que existem nesses cursos atualmente.Espero sinceramente que para o bem dessa cidade, essas mais de 900 vagas sejam preenchidas por pessoas que já tenham formação acadêmica ou estão estudando, jamais por pessoas que tenham somente o ensino médio.Para essas existe CEDERJ, ENEM e até boas escolas privadas com direito a bolsa ou crédito educativo para se formarem. O que não dá é continuar esse faz de conta na educação básica que não vai levar nenhum dos lados a nenhum lugar.
Abraços

Anônimo disse...

Projeto muda artigo 62 da LDB
Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de lei nº 5.395-a de 2009, que altera vários artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, alguns melhorando a redação que ficou confusa após a aprovação outras leis (caracterização da educação infantil, por exemplo), mas o foco principal do Projeto é alterar o artigo 62, que trata da formação mínima exigida para o exercício do magistério.

A atual redação é a seguinte:

Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nas quatro primeiras séries do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Ou seja, a regra é que para exercer o magistério o docente possua nível superior, mas estabelece que é “admitida” como formação mínima o nível médio na modalidade normal.

O Projeto oferece a seguinte nova redação:

“Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação.
§ 4º Admitir-se-á a contratação de professores para a educação infantil e as 4 (quatro) séries iniciais do ensino fundamental com formação mínima de nível médio onde comprovadamente não existirem formados em nível superior.”(NR)

OU SEJA, SEM NÍVEL SUPERIOR, SÓ CONTRATO TEMPORÁRIO EM MEDIDA EMERGENCIAL

Anônimo disse...

É ISSO AÍ ANÔNIMO DAS 20H E 20, QUE TRANSCREVEU A LDB! O PREFEITO SÓ NÃO EXIGIU NO EDITAL PORQUE NÃO QUIS...POIS A LEI LHE PERMITIA LANÇAR ESSA EXIGÊNCIA NO EDITAL!QUE BOM QUE TUDO FICOU BEM... AO CONTRÁRIO DO QUE POSSAM PENSAR, JAMAIS DESEJEI QUE QUALQUER MAGEENSE FICASSE FORA DESSE CONCURSO...MAS TEMOS APENAS QUE ESCLARECER DIREITINHO O QUE NOS ACONTECE. ACREDITO MUITO NO POTENCIAL DOS CONTRATADOS, TIVE A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR COM EXCELENTES PROFISSIONAIS E PESSOAS...BOA SORTE A TODOS NÓS!