segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Muito professor e pouco aluno

Além de escolas enormes, chamadas de “modelo”, o município de Magé tem, em algumas unidades, por assim dizer, mais professores que alunos. Uma estimativa preliminar aponta que a rede municipal de ensino pode ter pelo menos mil professores além do necessário, uma distorção que para ser corrigida vai gerar um problemão. O prefeito Nestor Vidal não aceita nem falar em demissão, não quer desempregar ninguém, mas essa conta terá de ser fechada um dia.
Tem escola com turmas de até dez alunos, quando o recomendável seria o dobro. Um remanejamento resolveria isso, mas implicaria em transferir os estudantes unidades mais distantes de suas casas. Quando se toca na questão da Educação em Magé se coloca o dedo numa ferida enorme. Foram anos de coisas mal resolvidas, de problemas engavetados, de empreguismo e outras coisas mais. Isso é uma realidade que sempre se procurou esconder, mas não se pode evitar que a verdade apareça.
Deixando as suscetibilidades de lado, sem medo de ser mal interpretado pelos profissionais do setor, ouso dizer que o setor de ensino no município de Magé guarda segredos em muitas caixas-pretas e essas precisam ser abertas uma a uma, para que as correções sejam feitas preservando os direitos de professores e pessoal de apoio. O que desejo é uma solução boa para todos: profissionais, sociedade e a administração pública.

45 comentários:

Anônimo disse...

São os alunos fantasmas que ocupavam as vagas das escolas municipais. As diretoras de cabresto inventavam alunos e ganhavam um cala boca por isso. As verbas federais são calculadas em cima do nº de alunos, portanto, quanto mais aluno mais dinheiro. Uma pequena contribuição para a corja e toda corte ficar mais rica.

Anônimo disse...

Elizeu você está sabendo que o colégio luiza vieira vai sair de nova marília,e que ninguém sabe disso,
Hoje dia 19 de dezembro será feito uma reunião para se tentar resolver isso, o povo não sabe de nada e vão ficar com bastante raiva culpado

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, resta saber onde tem professor demais se é no primeiro ou no segundo segmento.
Se esse cálculo for correto, não existirá vaga para o primeito segmento, já que a maioria dos concursados são de primeiro segmento. Acho que o prefeito deveria manter o desvio e abrir vagas somente para onde realmente elas existam. É bom lembrar também que a carência de professores de História e Geografia é grande no município, se acabar com o desvio, não teremos professores para iniciar o ano letivo, pois muitos se escreveram para o Estado e a grande maioria tem duas matrículas, o que inviabilizaria uma outra matrícula. A história , amigo Elizeu, parece simples, mas não é. Se o desvio não continuar, irá sobrar mais gente ainda. Eu quero ver professor vindo de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e de outros lugares quererem trabalhar em cantão, como o pessoal de desvio tem feito nesses 7 anos. Ainda acredito numa posição acertada do prefeito em relação ao assunto. Temos uma rede muito complexa e com escolas super distantes dos grandes centros. Professor que mora em Magé não falta pois já tem uma rotina organizada. Não estou querendo ser pessimista, mais estou pagando pra ver professor de fora honrar os compromissos sem faltar e aceitar trabalhar em cantão. Forte abraço, meu caro.

ADRIANA. disse...

A educação em Magé precisa ser revista em todos os sentidos. Olha o absurdo, turmas com 10 alunos e contrapartida outras com 40. A lei diz que a criança tem direito a educação e não onde. Tudo bem que o melhor seria perto da residência, porém se não houver vaga, que mal há em ir para outra escola? afinal nem são tão longe assim umas das outras.
E Outra, o sistema de ensino no município precisa ser revisto, podemos alavancar se for investido mais nas séries iniciais, o professor dessas séries precisa ser mais valorizado, afinal é um bom alicerce que segura uma casa, um aluni bem alfabetizado irá produzir muito mais nas séries seguintes.
Pensem nisso, e vamos colocar realmente a educação do município em primeiro lugar, antes era só fachada.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 15:05, e ainda digo mais. Tem muita gente lotada na SMECEL , que são concursados de primeiro segmento. Se a lei vale para quem está na Unidade Escolar, tem que valer para eles também. Sei de muita gente que é OP, Supervisora, Supervisora de Merenda, que são concursadas de primeiro segmento. Se for para mexer com todos, tudo bem. O que não pode é haver favorecimentos dentro da SMECEL , pois seria injustiça com os demais. A maioria, com pequenas excesões dos que trabalham lá , não tem formação para o cargo. Estamos vigilante, só queremos que haja justiça, ou se não, que se mantenha o desvio e se beneficie a todos, sem distinção. Bjs Elizeu.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 15:05, é isso aí, se a lei é para um tem que ser para todos. Amigo Elizeu, eu ainda acredito no bom senso do Prefeito, acho que é uma situação que depende somente do Executivo. Em Teresópolis havia o mesmo problema relacionado ao desvio e o prefeito acertou a vida de todos. Com um pouquinho de sencibilidade as coisas serão resolvidas. O que não pode é haver favorecimentos e injustiças. Abração amigão!

Anônimo disse...

complementando o que disse o anônimo das 15:30, existe na SMECEL um número grande de assessores, ou coordenadores que são professores do Estado e ainda não regularizaram suas situações de desvio ou cessão.
Esses profissionais hoje são onipresentes.Conseguem trabalhar na secretaria do município e do estado no mesmo período, recebem por isso e está tudo bem! Belo exemplo esse vindo da educação.

Anônimo disse...

Concordo com todos os anônimos acima, mas descordo somente numa coisa. Eles tem formação, mas não fizeram concurso para os cargos para os quais estão lotados. Para quem não sabe, existe concurso para Orientação Pedagógica, Orientação Educacional, Supervisão de Ensino e por aí vai, se existe pessoas exercendo essas funções sem terem sido aprovadas em concurso público, a meu ver , elas estão na mesma situação dos concursados de primeiro segmento que estão desviados de função. Isso também se configura desvio, ou não. Peço ao prefeito que olhe com muito carinho para todos, sem cometer injustiças, pois acredito muito no seu governo. Se todos os problemas da prefeitura fosse desvio, seria menos mal, pelo menos o povo trabalha e recebe com justiça. É uma questão que só depende do Executivo, e acredito que Nestor irá dar um ponto final nessa situação, mas com uma observação: Lei é para todos, do contrário , que todos sejam mantidos no desvio. BJS Elizeu

Anônimo disse...

Caro Elizeu,
O que mais chama atenção aqui é pensar que não temos informações precisas da rede de ensino, 4 meses após a nova Secretária assumir. sabíamos que a rede de ensino de Magé era o foco das ações mais obscuras da gestão passada.Tudo de errado estava acontecendo lá. Agora, não temos ainda um mapa claro disso tudo? Porque?Quem são as pessoas responsáveis por levantar toda a realidade da rede?
E as estatísticas?São menos de 100 escolas. Não é um número tão grande que seja tão complicado uma equipe coordenar esses dados.Nós cidadãos mageenses, queremos saber tudo porque pagamos por isso.O prefeito precisa ficar atento porque são verbas muito grandes e envolve um número também grande de trabalhadores.Quantos alunos temos? Quantos professores temos? Quais as séries que nossos alunos estão matriculados? Quantos funcionários existem nas escolas?
Quanto cada escola recebeu de verba direta neste ano?Perguntas simples essas. Alguém pode responder?

Anônimo disse...

Isso é muito delicado, pq , veja bem, o recomendado pode até ser 20 alunos por turma, mas acontece que tem salas em escolas com 15m², 14 mais 1 professor, seria o correto, no calculo de 1 aluno/m². Outra questão é a evasão, já tiveram turmas com 13 alunos na escola onde trabalho, mas são alunos de 9º ano, ou seja, a turma pode ter começado grande e ir diminuindo com o numero de desistentes, transferidos e reprovados, para uma turma de 20 alunos, que é o recomendado, estaria na média, já que estes alunos não podem ser convidados a ir estudar numa escola mais distante... Choque de horário,quadro com horas "picadas" tb podem aumentar o numero de professores... Aqui na escola onde trabalho está um problema, pq formaram duas turmas de 37 alunos onde a maior sala tem 28m²... turma com 29 alunos no pré escolar... uma vergonha, se for bem calculado, tem professor faltando, isso sim!

Anônimo disse...

Vamos procurar o SISMA e denunciar tudo o que não estiver correto, espero que a Secretária de Educação venha a público falar sobre tudo isso. Estaremos vigilantes. Se o desvio é para um , tem que ser para todos. Com relação aos funcionários que trabalham nos dois órgãos no mesmo horário é deprimente. Isso sim, tem que ser combatido e não o desviado que cumpre suas obrigações profissionais. Valeu Elizeu.

Anônimo disse...

Concordo con a colega das 15:05 o prefeito pode conseguir organizar a vida de todos sem mexer nos desvios, pois sabemos que há vagas para todos.

Anônimo disse...

Escolas construídas umas do lado das outras, sem cálculo de demanda de alunos, sem acesso pavimentado, na margem de estradas, todas com o nome de uma só família, alunos fantasmas e ninguém vai preso, ninguém paga multa, não são abertos inquéritos administrativos ou criminais, não acontece nada. Porque será?

“Um Mageense”.

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, estou ancioso para ver a posição que o prefeito tomará com relação a tudo que foi dito aqui no blog, se houver bom senso, as coisas serão resolvidas numa boa. Tem que ser uma decisão que contemple a todos, pois do contrário será injustiça, e o funcionário já foi muito massacrado nessa prefeitura. Espero que na reunião de diretoras que haverá hoje, se tenha uma definição sobre os assuntos aqui debatidos e que haja a melhor solução, que contemple a todos. Forte abraço.

Anônimo disse...

Nossa quanto problemas, imagino como esta a cabeça do nosso prefeito com tantos abacaxis para serem resolvidos.
Mas se Deus quiser tudo será resolvido creio que o tempo vai se encarregar de tudo .

Anônimo disse...

Caro amigo Elizeu,

Sou professora da rede, mas ocupo a função de secretária há mais de 15 anos. Já completei tempo para me aposentar, no entanto estou esperando meu enquadramento por formação. Meu piso salarial é menor do que o de um professor que entrou ontem para prefeitura. Assim como eu, tenho certeza que muitas outras estão esperando o mesmo para se aposentar. Isso precisa ser feito o mais breve possível. Essa estimativa de mil professores a mais, deve cair pelo menos para 700. Socooooooooorro..quero me aposentar prefeito.

Anônimo disse...

em questão a educação em magé, essa só foi boa de fato na gestão da ex prefeita narriman zito, que levou a sério a educação e os educadores, até aos sabados os alunos recebiam alimentação nas escolas. e os professores eram qualificados, e eram dados a eles posibilidades de crescerem profissionalmente, isso tudo parou com a saída de narriman, infelizmente, precisamos resgatar as coisas boas que foram perdidade em magé.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o anônimo das
15:05. Direitos iguais para todos. Este concurso vai dar o que falar.

Anônimo disse...

BOA TARDE!!!
AMIGO ELIZEU, PARA O PREFEITO ARRUMAR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR E ACABAR COM O DESVIO; EU TRABALHO EM UMA UNIDADE ESCOLAR QUEM TEM DIFICULDADE DE ENTREGAR DIÁRIO FECHADO SÃO OS PROFESSORES DESVIADOS.
ELES SÃO CONCURSADOS PARA 1º SEGMENTO NÃO PARA O 2º SEGMENTO.
QUE DEUS ILUMINE O NOSSO PREFEITO.

Anônimo disse...

Dirijo-me a todos os que me enviaram mensagens com ataques pessoais e estão reclamando de elas não terem sido postadas. Eu sou o Elizeu Pires, estou identificado. Vocês quem são. Me mande um e-mail, identifiquem-se ao me enviarem as mensagens absurdas. Agredir no anonimato é muito fácil. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

19:37 Você só pode ser contratado,pára com esses ataques é só ser aprovado no concurso seu invejoso.Sou concursada desviada e cumpro com meus deveres,trabalho com colegas contratados e concursados ser PROFISSIONAL independe de ser contratado ou concursado.VAI ESTUDAR.

Anônimo disse...

Boa Noite!!!!
Amigo Elizeu a Secretária Sandra deveria fazer visita na Unidades Escolares , para ela descobrir como tem funcionários lotados e na realidade não está no local que o memorando veio designados.Sandra acorda. Que Deus ilumine a Secretária.

Anônimo disse...

AMIGO ELIZEU ASSIM COMO O COLEGIO DE NOVA MARILIA QUE ESTAO PRETENDENDO FAZER ESSA COVARDIA O DE SANTO ALEIXO, JA HOUVE ATE REUNIAO COM PAIS E LIDERANÇA COMUNITARIA PARA ENPEDIR QUE O COLEGIO AS MARGEM DA ESTRADA DE STO ALEIXO SEJA REMOVIDO,NO LUGAR DO MESMO FUNCIONARIA A SECRETARIA DE COMUNICAÇAO EAI???

Anônimo disse...

Boa noite. Ao leitor das 20:24. Tem alguma coisa errada nessa história. Magé não tem Secretaria de Comunicação e nem terá uma. O que existe é uma assessoria de comunicação com estrutura muito pequena, que pode funcionar muito bem numa sala comercial comum. O que está acontecendo ai é esse tal de ouvir falar. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

Caro Elizeu Pires,
Estamos diante de uma situação muito grave, pelo que pude ler aqui.Muitos estão se manifestando com a devida seriedade que o tema merece.Todos nós que trabalhamos na Educação de Magé, concursados ou não, sabemos que esta Secretaria foi o centro das atenções nas gestões Narrimam/Núbia/Rozan/Anderson, porque concentrava e concentra um volume monstruoso de recursos financeiros provenientes do FNDE.Até agosto de 2011, quando entrou em vigor o decreto 7507/2011, tudo poderia ser feito sem que precisassem justificar muito, ou seja, a verba chegava e ia sendo gasta de qualquer maneira, emitia-se cheques a fornecedores diversos mesmo sem ter que comprovar ligação com o serviço ou material fornecido. Só que esse decreto muda tudo. Mais fiscalização, mais rigor nos gastos com FUNDED, EJA, PROJOVEM, CRECHES,está tudo lá, tudo tem que ser justificado e acompanhado. Porque isso tem a ver com o problema de vagas , desvios, alunos fantasmas e tudo mais? Porque tudo se interliga: A rede de Magé foi absurdamente dilapidada,desvirtuada, saqueada,desestruturada, para atender aos interesses dos administradores passados. A prioridade deles era política partidária e desvios, e não Política Educacional.Nós professores assistimos a tudo isso sem ter como interferir nessa situação.Quando votamos em Nestor Vidal,sabíamos que uma medida séria deveria e seria tomada imediatamente.Infelizmente nem sempre as coisas caminham conforme a necessidade.A equipe que assumiu a Secretaria de Educação não correspondeu até o momento às espectativas da categoria e da administração como um todo, assim vejo, porque até o momento não temos um diagnóstico claro da situação que foi assumida desde agosto.O prefeito tem um problema da maior gravidade para resolver porque as novas normas de movimentação de recursos federais da educação são rigorosas e precisam ser seguidas por profissionais da maior competência e profissionalismo na área, além de total transparência, para não correr o risco de comprometer sua administração como um todo.Espero sinceramente que Nestor saiba avaliar bem esse quadro e tomar medidas sérias e imediatas no sentido de realmente dar um rumo novo para a Educação de Magé. Se nada for feito,todos nós, professores, alunos e comunidade em geral, continuaremos sendo a vergonha do Estado, mesmo com todas as condições para virar o jogo.Abraços

Anônimo disse...

Acho que o(a) anônimo(a) das 19:37 está completamente enganada. Se tem funcionário dentro de escola que faz o que bem entende, são os comissionados, é claro, com raríssimas excessões. Chegam atrasados, não sabem preencher diário, ficam trazendo boatos para dentro da Unidade Escolar. Pode perguntar amigo Elizeu, para qualquer diretora que elas irão dizer com que tipo de funcionário elas têm mais problemas. Me desculpe os comissionados que são responsáveis, pois existem muitos, mas quem fala o que quer, houve o que não quer.Abraço Elizeu

Cria do roncador disse...

Educadores de magé, onde deveriam ser o orgulho do municipio realmente não são, poderiam ser titulados como vergonha. Uma classe onde nao respeita o proximo, onde cria leis que nao existem, onde cada um so pensa em si mesmo, onde os alunos hoje sao a ultima opção. Eu como cidadao mageense, pagador de impostos, me envergonho de comentarios ligos aqui. Pessoas contratadas sem razao nenhuma para reclamar algo. Pessoas desviadas politicamente, aproveitando da falta da politica digna para nosso municipio, agora se dizem injustiçados a voltarem a seus cargos de origem. O injustiçado em magé, sou eu, cidadão, que cumpro meus deveres, e nao tenho nem uma educaçao digna para meus filhos. Lei vale para todos, se a arrumaçao for feita em magé de verdade, tudo tem que ser mudado, principalmente a educação, sem contratos, sem desvios, sem reclamaçoes por salarios ja pagos, etc.

Anônimo disse...

vejo com muito pesar como educadores pregam a continuidade do desvio de função, que é ilegal. ao meu ver os educadores de nossos filhos deveriam ser os primeiros a ensinarem a obediencia as leis e a cidadania. citicam tanto os politicos mas dao mal exemplo ao concordarem com o desvio de função. a lei so vale para os outros quando se trata de seu interesse pessoal a lei pode ser driblada. é triste ver isso. nao há consciencia de cidadania e de legalidade nem mesmo em nossos educadores. se o prefeito veio para consertar o que estava errado em mage temm que acabar com o desvio de função na educação e nos outros orgaos publicos. faer diferente é agir igual aos outros que o antecederam. é se nivelar a eles.

Anônimo disse...

Caro Elizeu, eu acho que o Prefeito deve começar a arrunar a educação de Magé com um concurso Público e assim valorizar realmente o professor com um plano de cargos e salários!
Abraços amigo!

Anônimo disse...

Concordo com quase tudo que o anônimo das 20:38 falou. A única coisa na qual discordo é sobre o uso e a prestação de contas dos recursos recebidos pela educação. Os recursos sempre foram direcionados e sempre houve uma cartilha de como se deveria e com o que poderia ser gasto os recursos. Nunca, que eu me lembre,pode se gastar a vontade e ao bel prazer os recursos federais enviados para a educação.

Anônimo disse...

Pelo que li na maioria dos comentários até aqui, quem está sendo beneficiado com a situação do desvio, sim beneficiado, pois foi contratado para um carga horária x e atualmente trabalha x-y ( já que o professor do 1º segmento trabalha uma carga horária maior e recebe menos) está pulando. Não querem o cumprimento da Lei. Querem solução para seus problemas pessoais. O desvio aconteceu por conveniência de ambas as partes. Para o governante, o desvio facilitaria usar as vagas surgidas no 1º segmento, com professores contratados por apadrinhamento político. Quantos professores que só tinham o curso normal, estando desempregados foram usados como massa de manobra? Bom, aí vem o caso dos que já sendo professores efetivos do município, acabaram sendo desviados, por terem uma formação de nível superior. Era conveniente pra eles também. Passariam a ter um horário mais flexivel e com folgas semanais. Nesse caso não hove herói nem bandido. Governo e funcionários foram favorecidos... uma mão lavou a outra.
O problema é que isso não poderia ser eterno. A Lei não permite. Se é para acertar as coisas, cada um que assuma o seu cargo de origem no concurso. Faça o próximo, passe e garanta a sua vaga oficialmente como professor do 2º segmento.
Achar que Nestor vai dar um jeito, é o mesmo que dizer que o atual prefeito vai usar os mesmos métodos dos anteriores, ou seja, desconhecer a Lei.
Coração Mageense

Anônimo disse...

Primeiramente o Prefeito tem que mudar a secretária de educação. Ela é muito fraca e sua equipe mais ainda.

Pessoas mal educadas para trabalhar dentro de uma SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER.



Quanto aos desviados de função. Na minha opinião todos eles sem exceção tem que voltar para o seu cargo de origem. Eles não fizeram concurso para trabalhar com crianças do 1º ao 5º ano? Então tem q exercer a função do concurso público. Caso queira lecionar para o 2º segmento que faça outro concurso.

Caso o município não existisse mais as séries inicias (1º ao 5º ano) aí sim abria uma brecha na Lei para o tal desvio. Assim como aconteceu no Estado.

Mas o município tem as séries iniciais. E eu acredito que não exista está brecha.

Esta é minha opinião. Sei que muitos que estão em desvio discorda dessa verdade.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 22:44, eu acho que você está um tanto quanto desinformado. O professor de 2º Segmento trabalha em dobro. A maioria tem de 5 a 6 turmas, todas com 40 alunos. Imagina meu nobre, corrigir provas, trabalhos, testes e olhar caderno de um por um. No mínimo serão duzentas provas para serem corrigidas, duzentos trabalhos e duzentos testes, isso, sem contar os projetos que são solicitados pela SMECEL . Sem se falar no problema que é trabalhar com alunos maiores, eles não respeitam ninguém, a família não ajuda a escola e o ECA só dá direitos, mas deveres que é bom nada. Aí eu pergunto, que vantagem é essa que você vê no desvio? Meu caro, o professor trabalha mais em casa do que na escola nos seus dias de folga. A única coisa que eu acho é que se a lei vale para os desviados que estão trabalhando no 2º segmento, tem que valer também para todos os concursados de primeiro segmento que estão lotados na Educação, é uma questão de justiça. Lei é lei, tem que ser para todos, não pode haver favorecimentos, só isso. Abraços Elizeu.

Anônimo disse...

Bom dia Elizeu!
Bom dia a todos !
Não vou dizer aqui que seria fácil solucionar problemas na educação com rápidez , porém já se passaram três meses e o problema continua sem solução . A secretaria de Educação tem lotado muita gente com bastante competência , porém quem comanda está vivendo no mundo da lua . Está só procurando defeitos dos outros . Quando se calcula nº de professor não se calcula por turma é por nº de alunos no 1º segmento e no 2º segmento por nº de aulas . Posso ter 400 alunos e calcular 10 professores para atendê-los com turma de 40 alunos cada. Mas e as turmas de alfa terão 40 alunos tamb ? É covardia o que fazem conosco os alfabetizadores . Nossas turmas deveriam ter no máximo 30 alunos .E ai seria dificil calcular ? não é só fazer o somatório separado . Ainda temos as turmas de alunos especiais que já tentaram exterminar . Temos professores de libras que atendem especialmente de 1 a 5 alunos . é a lei que manda assim é direito deles. Há coisas que devem ser explicadas para o povo , e não jogadas como se fossem excencialmente erros . Cada unidade escolar é unica , temos casos e casos. O prédio pode ser padrão , mas as comunidades não o são.Atender 100 escolas com todos esses dados não será preciso mais que uma semana.Profissionais a secretaria tem. O que falta é comando... Não se passa uma circular por escrito parece que há medo ao assumir as responsabilidades . Descupe-me caro Elizeu , mas tenho que falar !Bom dia a todos !

Anônimo disse...

Caro Anônimo das 8:24, não estou desinformado, não. É impossível comparar o trabalho de um professor do 1º segmento com um de 2º. Evidente e notório que quem trabalha mais (trabalho braçal mesmo) é o de 1º segmento. Se assim não fosse, porque vcs que estão desviados no 2º insistem em não retornar para a função de origem? Qual a vantagem então se a coisa é assim como vc pinta com relação ao 2º segmento?
Pode ter certeza que estou falando com conhecimento de causa. Tenho 33 anos de magistério e já atuei em todos os segmentos, mudando de um para o outro por concurso. Hoje atuo em uma universidade, mas não abro mão de valorizar o trabalho do professor das séries iniciais. Este sim, o verdadeiramente massacrado na carreira.
Se vc é professor de verdade, deveria saber do que estou falando.Chega de demagogia...
Coração Mageense

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo das 08:56, falta comando e experiência em gestão na secretaria de educação.Já postei aqui algumas vezes que para ser secretária de educação é necessário ser uma boa gestora, ter experiência e comando. A atual secretária pode ter sido uma boa professora, mas como gestora ela não tem a experiência necessária, ou não tem vocação para administrar uma secretaria.

Anônimo disse...

REALMENTE TEM MUITA GENTE QUE NÃO FAZ NADA DENTRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, TEM PESSOAS QUE FICAM O DIA TODO NA INTERNET E BATENDO PAPO NO MSN E TRABALHO QUE É BOM NADA ! CARO PREFEITO, CONCURSO SIM E COLOQUE ESSE POVO PRA TRABALHAR, POIS TEM GENTE GANHANDO PARA NÃO FAZER NADA E MUITOS TRABALHANDO MUITO E GANHANDO POUCO.

Anônimo disse...

Muitas coisas erradas vão aparecer durante o processo de reorganização do município, muitos vão opinar, muitos vão até agredir aos responsáveis, mas o fato é que existi o erro outro fato é que ele tem de ser resolvido urgentemente, pois Magé tem que esta no rumo certo, nós professores da rede sabemos que temos escolas com pouquíssimos alunos em sala e outras abarrotadas mais isso é o reflexo de anos de má administração que saiu construindo escolas ao "sabor do vento" sem estudos preliminares de público em cada região, mas esperamos com grande expectativas que os problemas sejam resolvidos.

Prefeito uma suma grega diz que o princípio de um Governo é a organização, então aí está a solução.

Fraterno Abraço

Anônimo disse...

Ao anônimo das 10:19, que bom que você conhece os problemas da Educação de perto e vivencia. O que estou colocando é questão de justiça. Se o desvio tem que acabar, que se acabe, mas que se faça justiça com todos os envolvidos. O que não pode, é os desvios que existem dentro da SMECEL continuarem. Aí amigo, convenhamos, é injustiça com os demais. No mais, parabéns, ganhei um amigo para trocar experiências, Educação é isso, temos que se unir, Magé precisa. Forte abraço amigo. Forte abraço Elizeu.

Anônimo disse...

CARO ELIZEU, ESSE COMENTÁRIO DAS 08:56 FOI ÓTIMO. SERIA MUITO BOM SE O MESMO FOSSE ENVIADO PARA O PREFEITO. E DIGO MAIS, DENTRO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM PESSOAS QUE REAMENTE NÃO TRABALHAM, NÃO FAZEM NEM O SIPLES DE FAZER.JÁ FUI LA E PUDE VER ISSO. PRA QUE DUAS COORDENADORAS LA DENTRO, TAMBEM UM TAL DE SERGINHO QUE É ENTRÃO E SE METE EM TUDO E NÃO RESOLVE NADA.FICA UM ESPERANDO PELO OUTRO PRA PODER RESOLVER PEQUENOS PROBLEMAS, CHEGA SER RIDICULO.

Anônimo disse...

Confiamos em nosso Prefeito! Mais ainda tem duas pessoas falsas dentro da secretaria da esposa dele, que fingem saber trabalhar, mais na verdade não sabem de nada.

Anônimo disse...

QUE DEUS DE FORÇA PRO PREFEITO.POIS,ELE VAI PRECISAR!!ESSA FERIDA E MUITO GRANDE E PROFUNDA.AS ESCOLAS DE MAUÁ ESTÃO ASSIM.TEM DIRETORA QUE SÓ APARECE UM DIA NA SEMANA.AS MÃES VÃO PROCURA-LAS NAS ESCOLAS E NUNCA AS ENCONTRA.PREFEITO ESTAMOS CONTIGO!BOAS FESTAS PARA TODOS!

Anônimo disse...

Caro Elizeu,
nosso prefeito, como administrador que é, sabe que não pode deixar a situação da educação ficar pior do que já se encontra.O desgaste tem sido muito grande desde o começo, quando muitos diretores permaneceram nos cargos, mesmo não tendo condições para isso e outros assumiram também sem reunir as qualificações devidas de gestor educacional.A atual secretária de educação, com todo respeito que merece, é uma professora que esteve diretora em outro contexto educacional. Hoje, para estar a frente de uma pasta tão complexa, e no caso de Magé, tão confusa e desordenada,parece claro para uma grande parcela de educadores e comunidade que é preciso ter comando de gestão e equipe qualificada em cada setor.Todos os dados precisam ser checados e acompanhados,todas as demandas da categoria precisam ser ouvidas e digo que não se trata apenas de questão financeira.Planejamento bem encaminhado, capacitações, escolas equipadas, apoio treinado,material didático disponível e tantos outros itens que sabemos serem primordiais para o bom desempenho da unidade escolar e da rede como um todo, precisam ser gerenciados por alguem com experiência, caso contrário, perderemos muito tempo com esperimentos, ideias vagas,desconhecimento,indefinições,divagações pessoais indevidas, muito desgaste, muita insatisfação e 30 mil crianças e adolescentes no meio disso tudo sendo taxadas pelos indices oficiais como os piores do Rio de Janeiro e talvez do Brasil. Algo precisa ser feito.Abraços

Anônimo disse...

Bom dia amigo Elizeu.
Tenho reparado que muita gente hoje em dia discorda com muita coisa. No tempo dos zzs ninguem falava nada. Muita gente ficava com o rabinho entre as pernas, e ficava quietinho.
Um grande abraço Elizeu.

Anônimo disse...

Estou surpreso com a quantidade de "profissionais" de educação no nosso município! E todos com uma receita prontinha de como fazer para tudo dar certo, da noite para o dia,como num passe de mágica! A globo á perdendo...