terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Duas mudanças, duas polêmicas

Confirmei hoje pela manhã que existem duas frentes de mudanças promovidas pela Secretaria Estadual de Educação, necessárias para o melhor funcionamento das unidades e melhor aproveitamento de professores no município de Magé, mas, como toda mudança, isso vai agradar a uns e desagradar a outros. O fato é que o Colégio Estadual Professora Luiza Vieira vai acabar e todos os alunos, funcionários e professores serão remanejados para o Ciep 260 - José Barbosa Porto, que tem um ínfimo número estudantes, enquanto que o Luiza Vieira tem uma quantidade maior, alunos que já não mais cabem em suas instalações, que são piores que as do Ciep 260.  Vejo nisso uma mudança necessária e de bom senso, pois até onde sei são unidades muito próximas.
Com a segunda mudança eu concordo em parte, pois defendo uma instituição muito respeitada, assim como o educador que lhe empresta o nome. O Instituto de Educação Professor Carlos Camacho se juntará ao Ciep 128 - Magepemirim. O IE é uma unidade muito procurada. Inclusive faltam vagas para atender a demanda. O instituto funciona em prédio alugado da Cenec, no qual não se pode fazer grandes investimentos, ao passo que o Ciep 128 tem ótimas instalações, podendo abrigar com facilidade os alunos do Instituto de Educação.
Nesse caso sou a favor da mudança, mas defendo que o nome a ser colocado na fachada seja o do professor Carlos Camacho, pois o IE é uma instituição conceituada, tanto pela modalidade de ensino como pela qualidade. Defendo que a homenagem prestada ao profissional e a família não pode ser extinta pela Secretaria Estadual de Educação só pelo fato de estar juntando unindo o instituto ao Ciep. Com todo respeito ao Ciep, acho que é uma questão de bom senso, já que o IE tem o maior número de alunos associado a um melhor desempenho.
Não tenho nada a ver com o assunto, mas ouso sugerir uma solução: transfere-se o IE para o Ciep, mas mantém a unidade administrativa do Carlos Camacho, extinguindo-se assim o nome Ciep 128 - Magepemirim. Já no caso do Colégio Luiza Vieira e o Ciep 260, os dois nomes são de pessoas muito conceituadas: a professora foi uma referencia na Educação e Porto um político importante. Isso se resolve dessa forma: perpetuando o nome da professora na unidade que será extinta, mas virá a ser municipalizada.
Encerrado meu posicionamento, concluo que disso tudo restará a briga pela direção dessas escolas, mas isso é um problema a ser resolvido pela Secretaria Estadual de Educação.

24 comentários:

Cria do roncador disse...

Elizeu, essa fusao ocorre é porque o estado so sera responsavel pelo ensino medio. O ensino ate o 9º ano será todo feito pelas prefeituras, isso vale para todo o estado. Acredito que é impossivel a mudança de nome, tenho contato na SERRANA IV e isso foi determinação.
Resta saber se magé conseguira dar conta de um ensino de qualidade.

morador de nova marilia disse...

vamos fechar a rua , queimar pneus mais o luiza vieira vcs não irão fechar. escutou nestor vidal.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 14:07 leu e não entendeu nada. O Colégio Luiza Vieira é estadual e não municipal.

Anônimo disse...

É, Elizeu. Acho que você vai ser obrigado aprender a escrever em mageez, pois você fala o uma coisa e entendem outra.

Dúvida???? disse...

Ué Elizeu, o Prefeito anunciou que o ciep 128 seria o local onde funcionará o CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO - CVT .

Não entendi ??????

Anônimo disse...

Boa tarde. Resposta a um leitor que mandou uma mensagem nesse momento e a estragou me desafiando a publicá-la. Caro anônimo, isso é mera perda de tempo. Mande a sua opinião sem esse final de desnecessário, pois não faço nada para provar coragem ou seja lá o que você imagine. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

PARA O MORADOR DE NOVA MARILIA ! O LUIZA VIEIRA É DO ESTADO E NÃO DA PREFEITURA, COBRE DO GOVERNADOR E NÃO DO PREFEITO.

Anônimo disse...

CARO ELIZEU, EU ACHO QUE TEM MUITA GENTE FALANDO CADA MERDA ! SÃO PESSOAS QUE NÃO DEVERIAM NEM LER SEU BLOG. SERIA UM GRANDE FAVOR.COMO PODE ESTÁ ESCRITO AZUL E PESSOA LER AMARELO.

Anônimo disse...

Professor Carlos Camacho, que graça a Deus tive a oportunidade de ter como mestre (assim como a minha mãe, logicamente muitos anos antes de mim)é um dos nomes impossíveis de se apagar na história da educação mageense. Retidão, dedicação, capacidade, simplicidade, gentileza, carater é o que sempre vi neste homem. Por mérito o IE recebeu o nome dele. A Secretaria de Educação Estadual, precisa ser alertada para o fato. Isso pode ser feito pelo Nestor, já que tem um bom trânsito com o governo estadual.
A professora Luiza Vieira, poderá realmente continuar com o seu nome na escola, mesmo essa passando para o município, não será rebaixada, pois o município deve se encarregar da educação de nível fundamental e como o nome já diz, é fundamental para qualquer cidadão.
Que José Barbosa Porto, esse que foi impedido de viver por um longo tempo, pelo regime militar, mas que não deixou de sonhar uma Magé melhor e retornou para política, já sem muito tempo para ação, ajudou a despertar na juventude mageense na época de seu retorno, o prazer do acreditar que é possível mudar. Então que seu nome seja mantido em destaque onde está.
Desejo de coração que a população mageense que viu tantos nomes sem sentido, até recentemente nos prédios escolares, reconheçam a importância de lutar pela manutenção desses que realmente merecem destaque por terem participado com maestria da construção de nossa história municipal.
Concordo plenamente com a otmização do uso dos prédios públicos. Se isso já tivesse sido feito, não teríamos um monstrengo construido na nossa saudosa praça da estação.
Coração Mageense

HILDA BONIFACIO AMORIM disse...

Boa tarde elizeu!
A fusão do CIEP 128 E IE PCC. É LOGICA e clara . em 1996 , quando me encotrava Agente Administrativo regional ( AGENCIA 32 ) fizemos um projeto do qual constava a fusão deste dois colégios . Robson deve se lembrar deste fato porque nesta época ele trabalhava comigo na Agência . O povo ( algumas pessoas politicamente contrárias ) REUNIRAM-SE votaram contra este projeto . Só lamentei´porque quem perdeu foi a comunidade . Na época era transformado as duas escolas em um complexo com escola de aplicação e etc. Temos muitas pessoas que participaram deste momento que estão hoje no governo . Tem coisas que têm que acontecer ... E cedo ou tarde acontecem.E ai Sônia, Fatinha, Noeli, o tempo passa mas as boas ideias não , é a prova de não estávamos errados . Abraços a todos . hilda bonifacio

IEPCC disse...

Prezados,
Gostaríamos de salientar que é de extrema importância a otimização e o planejamento referente ao gasto das verbas públicas. Vemos isso acontecendo hoje em nosso município quando reaproveitamos espaços físicos que se encontram esvaziados e não sendo utilizados em sua totalidade em prol do desenvolvimento do nosso município. Respeitamos a todos do CIEP 128 Magepe Mirim (pessoal de apoio, terceirizados, professores, direção, ou seja, toda a comunidade escolar). Contudo, o assunto que tratamos hoje é da unificação de duas Unidades Escolares que possuem um único objetivo, O DE FORMAR O CIDADÃO PLENO E ATUANTE DE MANEIRA POSITIVA EM SUA SOCIEDADE.
Aproveitamos ainda para expressar nossa total solidariedade a todos os profissionais da educação que se encontram nessa situação, seja do C.E. Profª Luiza Vieira e do CIEP 260 José Barbosa Porto, e também do I. E. Prof. Carlos Camacho e do CIEP 128 Magepe Mirim. Entendemos que a unificação das escolas é necessária, e, particularmente o caso do I.E. Prof. Carlos Camacho, que se encontra em um prédio alugado, gerando custos ao Estado e impossibilitando investimentos de infra-estrutura para acomodar melhor nossos alunos. Porém, extinguir esse nome (Instituto de Educação Professor Carlos Camacho) por causa da absorção feita pelo CIEP 128 é uma das maiores injustiças a este professor que tantos serviços prestou à educação do nosso município e à nossa sociedade, e também pelo que esta Unidade Escolar representa a este município com seus projetos sociais, construção de novas formas de conhecimentos e por seus resultados obtidos nas avaliações externas (IDEB 2009: 5,2 / Enem 2009: 1º lugar entre as escolas estaduais do município, mesmo sendo uma Unidade Escolar de formação específica para o Magistério, e cumprimento de todas as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro através da avaliação Saerjinho e Saerj).
Finalmente, findando este comentário, salientamos a importância de todas as Unidades Escolares do Estado que se encontram em nosso município e sugerimos que o prédio onde se encontra hoje o CIEP Brizolão 128 Magepe Mirim permaneça com este nome com relação à sede (nome do espaço físico), e que a Unidade Administrativa mantenha-se como INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CARLOS CAMACHO, já que esta Unidade forma para atender as nossas crianças em nossas Unidades Escolares do município.

Anônimo disse...

Gente não é mole não! Sou morador de Magé, mais precisamente Sto. Aleixo, passo sempre no face no grupo ( DIADMAGEENSE@groups.facebook.com), e olha o absurdo. Um rapaz que sempre posta coisas que ele diz estar envolvido, chamado de GUSTAVO MEIRELES, convocando as pessoas para uma passeata contra a alteração educacional de um projeto que teve sua idealização em 1996. Tive minha atenção voltada para o assunto, mas não posso me calar! Vi ainda o cara se dizer Professor. De escola Pública? Qual era a idade dele em 1996? Fica aí o desabafo por conta da mediocridade de alguns que querem fazer algazarra do que somarem para o Município. Sto. Aleixo está de olho!

COMENDADOR REIS disse...

Esse pessoal do Instituto nao quer ir para o CIEP, pq para muitos professores de la e MUITA HUMILHACAO trabalhar num BRIZOLAO. Eu sei disso pq ja ouvi esta bobagem qdo estudei la. preconceito puro

Anônimo disse...

ESSE GUSTAVO MEIRELES É UM BOBO.FICA FALANDO UM MONTE DE MENTIRAS POIS QUE SE ELEGER VEREADOR.AMIGO AQUI EM MAGÉ NÃO TEM TROXA.NA MINHA OPINIÃO VC ESTA COMEÇANDO ERRADO FALANDO ESSA MENTIRINHAS BOBAS QUE NINQUEM ACREDITA PARE DE APARECER EM TUDO QUE É EVENTO E VAI TRABALHAR AMIGÃO.VC ESTÁ MUITO MAU ORIENTADO PARA ENTRAR NA POLITICA.GENTE TEMOS QUE TER ATENÇÃO NÃO ADIANTA RENOVARMOS A CAMARA E POR ESSES MALANDROS,VAMOS PESQUISAR,VAMOS NOS INFORMAR SOBRE A VIDA DO CANDIDATO PARA AÍ SIM ESCOLHERMOS AS MELHORES OPÇÕES.NÃO PODEMOS MAIS ERRAR EM 2012.

Anônimo disse...

Bom dia, leitores.
No município que eu trabalho o GOVERNO ESTADUAL realizou mudanças como essas que serão empregadas em Magé. Eu trabalhei no CIEP 128 quando ele foi inaugurado, e por sinal tinha uma estrutura maravilhosa. O espaço é ótimo. Qualquer mudança assusta, e a partir do momento que saímos da acomodação, gera um desconforto.
Aos funcionários dessas escolas deixo o meu ponto de vista: Mudanças são necessárias e faz bem para a memória e para o corpo, saímos dos vícios, da rotina e a partir das novas cobranças crescemos. Vamos desenvolver Magé.

FILIPE LÁZARO ALVERNAZ disse...

PROFESSOR FILIPE LÁZARO ALVERNAZ.

PESSOAL A ESCOLA ESTADUAL DAQUI OU ACOLÁ NÃO É DO ESTADO E SIM DO POVO. O ESTADO TEM A OBRIGAÇÃO DE ADMINISTRAR SOB NOSSA SUPERVISÃO E CONCENTIMENTO. FECHAR ESCOLA NUNCA FOI SINÔNIMO DE MELHORIAS EDUCACIONAIS. TRABALHO NO INSTITUTO E DEFENDO A CONSTRUÇÃO DE UM PRÉDIO NOVO NO ANTIGO LOCAL E NÃO O DESAPARECIMENTO DA HISTÓRIA DO PRIMEIRO CIEP DE MAGÉ.
A QUESTÃO É QUE A POLÍTICA NEOLIBERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PEVÊ ENXUGAMENTO DE RECEITA NO QUE DIZ RESPEITO A EDUCAÇÃO. VÊM COM ESSE PAPO DE OTIMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. OTIMIZE NÃO GASTANDO DINHEIRO PÚBLICO EM CONSTRUÇÕES DE ELEFANTES BRANCOS NO ESTADO. INVESTIR EM EDUCAÇÃO NÃO É GASTO É DESENVOLVIMENTO. COMO OTIMIZAR SUPER LOTANDO SALAS DE AULA COM A FUSÃO DESSAS ESCOLAS?PROMOVENDO A INSEGURANÇA DE PROFESSORES EM RELAÇÃO À LOTAÇÃO, E QUE ESTADO DEMOCRÁTICO É ESSE QUE DETERMINA AS ORDENS ARBITRARIAMENTE?
OUTRA COISA POR QUE FECHAR O LUIZA VIEIRA COM 700 ALUNOS?
E O CIEP NÃO ESTÁ VAZIO TEM APROXIMADAMENTE 500 ALUNOS. O QUE ESTÁ EM JOGO É A UTILIZAÇÃO DE PROFESSORES EM SALAS LOTADAS EN QUANTO OS QUE SOBRAREM QUE SE VIREM NO APAGAR DAS LUZES PARA CORRE VAGA EM ESCOLAS "PRÓXIMAS" TANGUÁ, QUEM SABE!
NÃO DESISTIREMOS DE NOSSA HISTÓRIA E TRADIÇÃO. VAMOS SIM ÀS RUAS MANDAR UM RECADINHO PARA O ESTADO. ESTAREI LÁ.

Anônimo disse...

hámmmm! gustavinho quer bancar o malandrinho né? é bom para o povo se ligar em voce como diz o comentário temos que prestar atenção pois não podemos mais errar.temos que cobrar do nosso candidato seriedade mais se o cara já dá essas boladas fora aí fica complicado votar nele aí é jogar o voto no lixo outra vez e depois se rasgar de raiva durante 4 anos.
os caras parecem até magicos.eles somem mesmo.só passam de carretas de luxo de vidro fechado blindado aí fica dificil né meu povo.fora vereadores.fora candidatos espertalhões magé clama por honestidade e atitudes do bem para com as pessoas

Anônimo disse...

Concordo com as diversas opiniões, todas com seus fundamentos ideológicos. Acontece que a mudança ocorre pelos reclamos sociais, pois a sociedade evolui com isso, " mudança". Preocupa-me muito, figuras como esse tal de Gustavo Meireles,VULGO GUGU! Conheço bem a sua história, está querendo dar um paço maior que a perna. E agora vem pra cá contar ESTÓRIA! Concordo com o anônimo que o chamou de BOBO. O mesmo não tem trabalho algum pra oferecer a sociedade, aproveita-se de uma oportunidade na política. Amigos Mageenses, MUITA ATENÇÃO EM 2012. Vamos renovar a Câmara de Magé.

José David Telles Lobo Mendes disse...

É realmente curiosa a política do Estado de fechar unidades escolares supostamente tentando reuzir custos, pois o Instituto de Educação não consegue absorver todos os interessados em estudar lá. O que posso relatar como professor, é que as turmas tem em média 45 alunos.
Fechar unidades escolares de ensino gratuito pode ser uma boa mudança? Pra quem?
Penso que nunca será.

Anônimo disse...

NESSAS FUSÕES OU ENXUGÕES QUE O NOSSO QUERIDO GOV. ESTADUAL SÉRGIO CABRAL FAZ NO MOMENTO É SIMPLESMENTE FINANCEIRO...QUEREMOS QUE O DIRETOR APROVADO NO "CONCURSO INTERNO" DA SEEDUC SEJA EMPOSSADO NESSAS FUSÕES E QUE DEIXEM DE BOBAGEM PQ TDS OS PROFESSORES SERÃO DEVIDAMENTE ALOCADOS, AQUI OU ACOLÁ. POIS SÃO CONCURSADOS...ABÇO

Anônimo disse...

Concurso interno para diretor?ahauah VAMOS LÁ.LDB - Os cargos de diretor e diretor-adjunto devem ser preenchidos democraticamente por eleição da comunidade escolar. Este concurso interno(como o próprio nome ja diz) chama-se INDICAÇÃO. CABRALNÓQUIO.

Anônimo disse...

Nota do Sepe Magé Guapimirim contra o fechamento de escolas estaduais no município


Publicamos abaixo uma nota do Sepe Magé Guapimirim, denunciando o fechamento de duas escolas estaduais tradicionais naquele município, que serão integradas a CIEPs. Este ato arbitrário do governo estadual está causando a revolta das comunidades escolares, que estão se mobilizando e farão um ato de protesto, com passeata, no final da tarde desta quarta-feira (dia 21/12).

http://www.seperj.org.br/ver_noticia.php?cod_noticia=2725

Anônimo disse...

Gostaria de convidar a todos que quiserem conhecer o trabalho desenvolvido no Ciep 128 a comparecer àquela unidade. Há 25 anos a escola desenvolve um trabalho digno do qual nos orgulhamos muito. Muitos foram os alunos e profissionais da educação que lá estiveram e que hoje se encontram no IEPCC. É injusto comparar as duas escolas pois o ciep já nasceu com um rótulo que lhe foi dado por alguem mal intencionado de que
" lá só existem alunos com problemas ou bandidos". Qual a escola que não tem um ou outro aluno com problema? Se ao final de todas as discussões ocorrer realmente a fusão, que ambas as unidades orientem os seu alunos a proceder em paz pois, esse é o papel de todo BOM EDUCADOR neste momento difícil. PS.Não é vergonha nenhuma andar com o nome Ciep escrito em sua blusa.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o excelentíssimo prefeito municipal de Magé pela autorização do concurso público que está acontecendo na cidade.
Aproveito a oportunidade para criticar a organizadora do concurso que colocou a realização da prova para DOCENTE I e DOCENTE II no mesmo horário, deixando desta forma o candidato com licen ciatura plena com habitação para os dois cargos sem possibilidade de concorrer aos dois cargos.