quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aos professores de Magé – concursados e contratados

“O prefeito Nestor Vidal só ganhou a eleição em Magé por causa da gente, os contratados”. Nossa, como eu recebi mensagens assim, durante essa semana. Eu penso que não. O prefeito foi eleito porque a maioria dos mageenses assim quis, mas tudo bem. Cada um que se dê a importância que acredita ter. Bem, vamos deixar isso pra lá e ir direto ao assunto.
Recebi ontem, exatamente às 17:48, e-mail de uma professora contratada da rede municipal de ensino, cujo nome manterei sob sigilo. Ela me disse que ontem a diretora da escola na qual ela trabalha reuniu as contratadas e afirmou que a partir do dia 31 deste mês estarão sem vínculo com a Prefeitura. Verdade até certo ponto, pois os contratos terminam mesmo no final do ano, mas a intenção do governo é bem outra: renovar temporariamente até que os aprovados no concurso que está sendo preparado e vai mesmo ser feito, cheguem e aí não terá mais jeito. Quem passar nas provas fica e quem não conseguir terá de deixar a vaga. Essa renovação garantirá os salários até a posse dos novos concursados.
A outra informação dada a essa leitora que me escreveu é de que, em fevereiro, os concursados que estão em outra área de trabalho vão retornar às funções de origem. Isso é fato. Os professores que estão fora das salas de aula e tiverem condições de voltar, vão mesmo retornar. Até porque foram aprovados para darem aula, não é mesmo? 
Bem, outra coisa que muito me perguntam é sobre o desvio de função. Depois do concurso não vai mais ter isso. O professor II que está como professor I vai ter de voltar a ser II. Foi aprovado para essa função e não há como mudar isso. Desvio é desvio. Vocês acham justo que um profissional que passar no concurso para professor I fique de fora porque tem um em desvio de função em seu lugar? Minhas queridas professoras, vocês sabem que adoro vocês e exatamente por isso não vou enganá-las: quem está no desvio de função vai voltar a função de origem.
Um beijão a todas e fiquem com Deus. 

37 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Elizeu. O retorno às funções de origem é o correto. Quanto aos contratos, a renovação não seria necessária antes do início do ano letivo.

GLAUCIO disse...

QUEM QUISER SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO ESTUDE E PASSE NO CONCURSSO E PARE DE FICAR CHORAMINGANDO

Cria do roncador disse...

Acho que agora está explicado o que acontecerá, e na minha visão isto é o correto. Sempre venho batendo nesta tecla que as coisas devem se regularizar sem beneficiar ninguem. No mais esse pequeno prolongamento de contrato será apenas o tempo de colocar concursados nas salas de aulas, e é obvio que daqui a 2 3 meses terão professores reclamando que nao foram avisados, que nao receberam, etc; Entao pessoal estudem muito, a "mamada" acabou, a e para quem acha que vai fazer "motim" com os concursados que entrarem, os jogando para fazer serviços incompativeis com seu cargo, estão muito enganados, os poucos contratados que ficarem(e se ficarem) não gozarao de nenhum direito. O lado bom é que como sempre reclamaram de estar sendo injustiçados e nunca largaram o osso, o prefeito fará o favor de tirar voces de um lugar que voces sofrem injustiça rs.

Anônimo disse...

Nem todo contratado em Magé se faz de coitado não! Acima de tudo somos cidadãos e queremos respeito. É muito fácil falar mal. Atualmente a onda é por a culpa de tudo em quem? fácil dizer que ocupamos lugares indevidos; mas a verdade é que as informações são desencontradas e a muita contradição. Estamos inseguros como qualquer funcionários prestes de uma demissão. Mas dai a dizer que a mamata acabou é um pouco de exagero, quando não há concurso os contratos são legais e todos sabemos, que contrato tem prazo de começo e fim. O momento agora é de união em prol do nosso município. Não vejo motivos para segregação, tanto concursado ou contratado temos um só objetivo educação de qualidade. Amigo Elizeu obrigada por esclarecer a todos.

Anônimo disse...

Concordo que as coisas tem que mudar e acabar de vez com essas fofocas, pois o que vejo mais falar é dos contratados sou uma professora contratada e me desculpe
a fala mais ja estou de saco cheio de tanto que falam dos contratados. Não tenho nada a temer quanto a minha atuação na rede durante 5 anos tenho certeza que ajudei muitas crianças alfabetizando-as para que um dia elas não passe por tantas humilhaçoes como as que estou passando hoje afinal de contas não temos culpa dessa situação eu so quero é trabalhar e o que sei fazer é lecionar.

Anônimo disse...

Parabéns ao Prefeito esta cumprindo a Lei. Desvio de função é ilegal. Mas nao são so professores em desvio de função. Tem vários servidores que foram admitidos em um cargo e estao em desvio de função.também vao ser revistos esses casos Elizeu? a Lei é para todos. Se é para arrumar a casa arruma de uma vez para todo mundo sem apadrinhamento politico...se só fizerem com os professores vou gritar..conto com sua voz tbem elizeu.

Anônimo disse...

Elizeu tem muita gente em desvio de função que nao estuda para passar no concurso. depois o prefeito coloca a pessoa na função certa e o prefeito que vai ser o ruim...lei é para cumprir.

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, eu tenho uma idéia, e gostaria que você nem publicasse, mas que talvez seja uma saída para os desvios. Acho que deveria ser implantado do 3º ao 5º anos do 1º segmento o regime seriado, pois temos professores na rede com formação para atender a todas essas crianças, o que seria muito bom para os resultados do IDEB ano que vem. E além disso o aluno já iria se preparando para enfrentar o 2º segmento, onde ele terá vários professores. Peço , Elizeu, que você encaminhe a idéia a Secretária de Educação, pois acredito que dessa forma o problema do desvio já estaria resolvido. É uma idéia muito boa, pois a qualidade do ensino iria melhorar muito no primeiro segmento. Se temos pessoas com nível superior que irão voltar para o 1º segmento, então que se aproveite o potencial de cada um. Peço que não publique, é apenas uma idéia para o Prefeito e a Secretária analisarem. Desde já te agradeço e Desejo um bom Natal para você e sua família e um Ano Novo cheio de saúde, paz e realizações. Forte abraço!

Anônimo disse...

Agora sim estamos no rumo certo, a qualidade do ensino de Magé vai melhorar muito, vamos estudar e trabalhar com profissionais capacitados~e concursados. Estude mageense montre sua cara, mostra que vc faz a diferença neste estado. Feliz Natal para todos.

Anônimo disse...

Sabe Eliseu criança não é brincadeira.Essa questão de troca de professoresécoisa muito séria.Iniciar o ano com um e logo depois trocar é algo muito complicado para essas crianças que já são tão carentes de tudo.

Anônimo disse...

Queridos,
É necessário que os esclarecimentos sejam oriundos da verdade e não de suposicoes.
O desvio de funcão não é legal,mas o prefeito afirmou na reunião de diretores na segunda feira pp que ele já pediu a procuradoria municipal que se manifeste em relacao ao fato. Afirmou ainda que não e desejo dele acabar com com desvio mas que ele precisa agir na legalidade e se for possivel ele manterá a situacão. Outras instancias , como é o caso de Estado do Rj, já conseguiram resolver situacões como essas, portanto ao inves de ficarmos ouvindo mexericos poderiamos de fato perguntar a quem já foi informado sobre assunto e tem o dever de informar sua equipe. Quem sabe esta pessoa não seja o diretor de sua escola e não o vizinho?

Anônimo disse...

Acho corretíssimo que todos os profissionais desviados,voltem a exercer suas funções!Afinal,agora terão a oportunidade de fazerem para a área que de fato desejam atuar!Conheço várias professoras ,inclusive que moram em Guapimirim,que trabalham como supervisoras,orientadoras e até mesmo na SME.

Anônimo disse...

BOM DIA ELISEU, sou contratado e quero deixar bem claro que votei no Sr. Nestor e votarei novamente se o mesmo for candidato. Essa condição de contratado nos faz ouvir e ler coisas absurdas, principalmente as postadas neste blog por colegas de trabalho "desviados", e que para meu ver, encontram-se na mesma situação que a nossa (precisam de aprovação em concurso público), muitos falam que a "MAMATA" acabou, só que ñ quero mamata. Estudei muito e agarrei a oportunidade que me foi dada e faço muito bem feito o que me foi confiado e sei muito bem que sou temporário e que não tenho vínculo com a prefeitura, porém não precisa esculachar pq existem "profissionais e profissionais", então, não fiquemos discutindo inutilmente aqui qdo deveríamos estudar tds para ser aprovados...tem muita gente que gostariam de estar "mamando nesta teta tbm", não é msm???? abço

Anônimo disse...

QUEM DISSE QUE CONTRATADO NÃO QUER CONCURSO? O PROBLEMA É NOS RETIRAR DE CIRCULAÇÃO ANTES MESMO DISSO ACONTECER...SABEMOS QUE DEVEMOS SER APROVADOS, SÓ QUE O PROBLEMA MAIOR É A BAGUNÇA NA SECRETARIA E QUE PELO VISTO, CONTINUA PQ QUEREMOS SOMENTE SABER SE RECEBEREMOS OS PAGTOS DE JANEIRO E FEVEREIRO ATÉ QUE OS APROVADOS SEJAM APROVADOS, AFINAL, NÃO É POSSÍVEL QUE SOMOS TÃO RUIM ASSIM...VOTAMOS NO SR. NESTOR, MAS COM CERTEZA FOI A UNIÃO DO POVO MAGEENSE QUE O ELEGEU E O QUE NÃO QUEREMOS É FICAR SEM PAGAMENTO NO INÍCIO DO ANO COMO ACONTECIA HÁ DOIS ANOS ATRÁS NO GOVERNO PASSADO PQ ATÉ ISSO FOI REVISTO PELOS ZZ E DERAM ESSE "DIREITO" A NÓS CONTRATADOS...NÃO QUEREMOS QUE AS IDÉIAS RUINS DA "OUTRA" SEJA COPIADA NESSA GESTÃO. ESTAMOS COM VC NESTOR.

Anônimo disse...

Boa Noite!!!

Que Deus ilumine nosso prefeito e Magé esta no rumo certo.Apos o concurso ele deveria colocar diretores capacitados para assumir o cargo .
Feliz Natal e um prospero Ano Novo

Anônimo disse...

sou uma contratada, e fico surpresa com tantos preconceito por parte desses concursados.pois saibam que tem professores contratados melhores que concursados, não sei o que vcs pensam a faculdade que vcs cursaram foram as mesma que nos contratados cursamos portanto calem essas bocas sujas e vão estudar porque vamos dar o troco a esse pessoalzinho que se julgam ums nerdes. acordão para real.

Anônimo disse...

Boa noite!!!!!! anônimo de 20:22

Os concursados são NERDS sim mas na frente de pessoas que se acham tão espertas como você que em primeiro lugar tem que aprender a escrever antes de julgar alguém

Anônimo disse...

Elizeu, disseram que nos vamos receber janeiro e agora você diz que não.

Anônimo disse...

ELISEU, SOU CONTRATADA E QUERO SABER QUEM RESPONDERÁ SOBRE OS DESCONTOS EM FOLHA DE PAGAMENTO PARA O INSS E OUTROS AO LONGO DESSES ANOS. PQ É FÁCIL FALAR QUE TEMOS QUE PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO PORÉM FOMOS LESADOS AO LONGO DOS ANOS E CABE A PREFEITURA SEJA ELA COM NESTOR OU NÚBIA OU QUEM VIER ACERTAR ESSAS CONTAS TAMBÉM OU VÃO FUGIR DISSO DIZENDO QUE NÃO TEM NADA A PAGAR...PODEM NOS DEMITIR, PORÉM NOS PAGUE O QUE NOS É DEVIDO AO LONGO DESSES ANOS DE TRABALHO E DESCONTOS EM FOLHA, AFINAL QUALQUER UM TEM DIREITO A RECISÃO CONTRATUAL OU ESTOU ENGANADO?

Anônimo disse...

Ao leitor das 20:49. Por favor, leia a matéria novamente. Seu contrato termina dia 31 de dezembro, certo? Então em janeiro você estará sem contrato, certo? Raciocine: eu noticiei que a intenção da Prefeitura é renovar temporariamente até que os concursados cheguem. Onde foi que eu disse que não terá pagamento em janeiro? Para você receber janeiro o contrato tem de ser renovado ou você acha que pode receber sem contrato? É so ler com mais atenção que você vai entender. Abraços a todos e fiquem com Deus.

Anônimo disse...

VOTEI E VOTAREI EM NESTOR VIDAL E CLÁDIO DA PAKERA NOVAMENTE INDEPENDENTE DAS INDAGAÇÕES A SEGUIR...NÃO SEJAMOS HIPÓCRITAS AO FALARMOS QUE NÓS CONTRATADOS NÃO ESTÁVAMOS CIENTES QUE UM DIA SAIRÍAMOS DA PREFEITURA. A HORA CHEGOU! QUEREMOS CONCURSO SIM!!! PORÉM, O QUE ACONTECE COM OS PROFISSIONAIS QUE TEM DESCONTOS DE INSS EM FOLHA AO LONGO DESSES ANOS? VÃO NOS DEMITIR ASSIM COM UMA MÃO NA FRENTE E OUTRA ATRÁS? DIZER QUE ISSO É PROBLEMA DA GESTÃO PASSADA É "BALELA" PQ MUITAS CONTAS QUE FOI DEIXADA ESTÃO SENDO ACERTADAS PQ SENÃO A VERBA NÃO VEM E NÓS, COMO FICAMOS? ACHO QUE O SR. NESTOR E CIA DEVEM CONVOCAR UMA REUNIÃO PARA FALAR COM TODOS OS CONTRATADOS E ACABAR DE VEZ COM ESSAS "FOFOQUINHAS". AFINAL, SABEMOS DOS NOSSOS DIREITOS E SE FOI DESCONTADO DEVEM PAGAR A CONTA NÃO IMPORTANDO SE SERÁ NESTOR VIDAL E CIA OU QUEM GANHAR A ELEIÇÃO.

Anônimo disse...

Boa noite, Elizeu. Estou gostando de ver. Os contratados criaram coragem. Antes não davam um pio e agora falam em direitos. Legal isso. Palmas para eles. Com Núbia e Dinho eles baixavam a cabeça e diziam amém. Agora cobram antes da hora. É isso aí gente! Antes tarde do que nunca.

Anônimo disse...

Engraçado Elizeu, o concursado está a mais de dois anos sem receber férias, está com o Fundeb super defasado e não recebe enquadramento desde que Narriman saiu. Agora me aparece os contratados querendo receber recisões, legal. Até compreendo que é direito, mas eles terão que esperar um pouco, a casa precisa ser reestruturada, e muito antes deles serem contratados, os concursados já sofriam com seus direitos desrespeitados por quem eles mais aplaudiam e que não merece ter o nome citado aqui. Calma minha gente, ninguém nunca foi na porta dos zz cobrar nada né? Deixem o prefeito organizar as coisas. Quando vocês aceitaram ser comissionados, sabiam perfeitamente que isso poderia acontecer, então relaxem e deixem a coisa acontecer. Abraços Elizeu.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a volta dos funcionários aos seus cargos de origem.Porém não estou vendo ,no meu caso,a secretaria de educação se mover para resolver essa situação.Isso nos tem tirado o sono ,pois muitos como eu tenho outra matiícula em outro municipio e não quer sair da escola onde está.Também tenho meus direitos na escolha de turno e turma visto que estou a muito tempo nesta escola.

Anônimo disse...

Contratados quererem os mesmos direitos dos concursados é querer demais,esperem mais um pouquinho e tb irão ter os mesmos direitos.O que acho engraçado que na epoca da Nubia eram marionetes e agora querem ser os bambam.Se liguem e estudem!!!! Contrato é contrato.Acabou... acabou.
Sei que é triste já passei por isso ha anos atras.

Servidora disse...

Acho correto o prefeito arrumar a casa começando pelos professores, colocando-os em sua função de origem, espero que ele também tire da gaveta o nosso plano de carreira que é um direito nosso e deve ser respeitado. Conheço amigos professores que se aposentaram sem ter direito a um plano de carreira, somente com o salário base que é uma vergonha, quase um salário mínimo.
Isso é muito triste pois o professor e todos os funcionários dedicam a vida inteira se dedicando ao trabalho, buscando qualificações, investindo, e não tem nenhum retorno.
Querido prefeito, olhe para os seus funcionários e que o nosso plano de carreira saia o mais rápido possível!
Um grande abraço e feliz natal a todos!

Anônimo disse...

GRAÇAS A DEUS HAVERA ESSE BENDITO CONCURSO,SO VAI FICAR QUEM E CAPACITADO AI ACABA ESSE BAFAFA,JA ESTAMOS VENDO QUE OS INCAPAZES ESTAO BOTANDO O BLOCO NA RUA FELIZ NATAL FUI ........

Rita Lobo disse...

Bom, já que cada "macaco deverá voltar ao seu galho", entendo que não só os professores desviados farão isso.
Espero ver os auxiliares de serviços gerais que ocupam vagas na prefeitura de agentes administrativos e que por sinal ganham muito melhor que eles, também retornem ao seu lugar de origem!
Não podemos esquecer que em todos os setores da prefeitura e em todas as secretarias tem gente desviada.
O que vale pra um tem que valer para todos!!!

Anônimo disse...

PARA OS CONCURSADOS.....
Sou contratada já estou de saco cheio dessa palhaçada, todo final de ano é isso,não podemos nem descansar em paz, aturamos czzs, eleições,caminhadas,alunos,etc..... agora temos que ficar tenso por causa do concurso,aguentando toda essa humilhação,não temos nem direito de relaxar nas férias,que saber irei abrir uma escola,sou uma professora que tenho pacote completo,em vez de ficar trocando agressões na internet procuro sempre fazer algo que me profissionalize mais.Sei fazer de tudo para conquista aluno,seja em: domínio de turma,aprendizagem,trabalho social,comportamento.Estou com vergonha do meu município as pessoas estão iguais a bichos querendo a preza do outro e se agredindo .Abrirei uma escola porque tenho certeza que muitos pais estão perdidos nessa coisa toda ,e irão querer o melhor para os seus filhos.Não farei concurso para Magé CHEGA DE TANTA HUNILHAÇÃO!!!! Vencerei sobre o fracasso de vcs futuros concursados,tenho certeza que com toda essa ética vcs irão passar muito sufoco ,alguns terão que suportar a ira dos pai pois estão achando que é fácil?Acha que nós contratados ganhamos dinheiro fácil?LOGO PEGARÃO ATESTADO PORQUE DIRÃO: ESTOU COM PROBLEMAS PSCOLÓGICO,AÍ SIM SIM A MAMATA SERÁ PARA VCS.Nós contratados nunca tivemos mamatas,mas quer saber estou feliz por ter trabalhado esses dois anos com tanta pressão,agora o pior pra mim é fácil, provei pra mim que eu posso ir muito além .EU APOSTO QUE A MAIORIA DESSAS PESSOAS QUE DIGITAM ESSAS OFENSAS ÑÃO SÃO MAGEENSEN,NÃO ACREDITO QUE O POVO HUMILHE O SEU PRÓPIO POVO,NÃO QUERO ACREDITAR...

Anônimo disse...

Contratados e alguns concursados, vamos deixar de ler esses comentários somos educadores não merecemos ler tantas ofensas somos pessoas que ensinamos o respeito e o amor a próximo.Não vale á pena ficar nos entristecendo e nem nos martilizando por esse concurso, até lá muita coisa pode acontecer,deixe quem quizer falar ou até mesmo julgar,ofender isso não vai mudar nada,MAS DEUS PODE MUDAR PRA MELHOR,APESAR DO HOMEM FAZER TANTOS RPOJETOS AINDA FALTA A APROVAÇÃO DA LEI SUPERIOR.Não vamos perder a nossa identidade ,nem a nossa paz ,Deus provê para a natureza e também irá provê para nós .Escrevo isso porque eu também estava assim desesperada,mas é isso que esse ''pessoalzinho'' quer; ver o desespero nos classificando como incapazez,nos colocando em baixo nível.RELAXEM E ESTUDEM ,VCS JÁ PROVARAM QUE SÃO BONS PROFISSIONAIS, FAÇAM O CONCURSO E PAREM DE LER ESSES COMENTÁRIOS ISSO FAZ ATÉ MAL. BEIJOS....

Anônimo disse...

Bom dia!
Seu trabalho é muito bom,você esta de parabéns,e como você é uma pessoa bem informada,eu gostaria de saber se vai sair concurso mesmo para prof II?
Pois eu não aguento tantos boatos, sem ter uma posição certa.
Muito obrigada por nos deixar sempre informados.
Tudo de bom!

Anônimo disse...

Como podemos cobrar dos nossos alunos respeito e solidariedade,se os próprios professores agem com a falta de respeito ,dispeito,sem ética.Quem são esses professores para cobrarem algo do tipo de seus alunos.Acho que os contratados não devem se sentir mal por essas palavras que digitam no blog do Elizeu.Vamos pensar desta forma:O que espera dos alunos que passam por estes professores sem ética?
Como serão esses futuros adultos dentro da sociedade?

Anônimo disse...

Nestor ganhou a eleição,porque o tempo da escravidão acabou a muito tempo,pois se continua-se os zz acho que ia ter diretora colocando chicote nas mãos e chicoteando as pessoas de verdade pois com palavras elas já maltratava todos e os gritos faltava só chamar de cachorros que mude todas pois minha vizinha agora diz que esta muito bem. Essas diretoras que nem estudo tinham pois dizem que teve umas que compraram o diploma de professora.Não estudaram nem para dar aula de 1ºa6ºano. Feliz Natal para o nosso prefeito e para o senhor Elizeu que Deus os abençoe e lhes der muita paz e paciência.

Anônimo disse...

PESSOAL...NÃO ACREDITO QUE AS OFENSAS ESCRITAS AQUI SAEM DAS MÃOS DE UM EDUCADOR...VAMOS ORAR MAIS PELO NOSSO LÍDER A FRENTE DA PREFEITURA, SEJA ELE, NESTOR OU QUALQUER OUTRO. LEMBREM-SE O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE ou vcs já se esqueceram de quem colocou os ZZ no poder durante esses longos anos de mandato???? Só contrato não elege ninguém!!! ESPERO QUE O VERDADEIRO ESPÍRITO NATALINO QUE É O NASCIMENTO DO NOSSO SALVADOR SEJA AO MENOS LEMBRADO E QUE EM 2012 TODOS SEJAM CONCURSADOS (o problema é plano de carreira já, se isso já tivesse saído do papel nada dessas palavras seriam escritas aqui pq os concursados ganhariam mais e não se abalariam com contratos)

Anônimo disse...

Para o anônimo das 17:39
Vc se está generalizandos sempre respeitei meus alunos e ao meu próximo também,por favor me poupe se você está com alguma dor de cotovelo,sou muito profissional,Se vc precisa de uma vaguinha espere o concurso ,em vez de ficar escrevendo lorotas estude,tenha vc ética,HA ! QUER SABER MEUS ALUNOS SERÃO ALGO MARAVILHOSO NO FUTURO TRABALHO COM MÚSICA ,SOU PROFESSORA DE MÚSICA,É LINDO COMO ELES DESEJAM DESENVOLVER A MUSICALIDADE,POSSO NÃO SER MAIS A SUA PROFESSORA ATUAL ,MAS ESTAREI PARA SEMPRE NOS CORAÇÕES DELES,TENHO CERTEZA QUE DARÃO BONS FRUTOS.

Anônimo disse...

O município é imenso ,olha só quantas pessoas acessam esse blog ,são os que estão com raivinha por não está trabalhando.Vão estudar ao em vés de ficar gastando tempo se preocupando com oemprego do outro,APOSTO QUE ESSE PESSOAL QUE MALHA NÃO PEGA NEM NOS LIVROS.ESTUDAR NÃO É LER DUAS FOLHINHAS,TÁ SOBRANDO MUITO TEMPO PRA BOBAGENS,TENQUE TER DISPOSIÇÃO!!!!!!!!

Anônimo disse...

o concurso está sendo avisado desde o início do ano. Se o povo estivesse estudando a essa altura do campeonato já estaria com uma boa bagagem pra disputar uma vaga, mas o povo só fala... quer a vaga de graça. A Lei orgânica do Município de Magé diz que só é considerado Servidor Público aquele que entrou através de concurso público, e concurso público é Guerra gente, vamos lutar, vamos estudar mais e falar menos.