quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Um milagreiro chamado Nelson do Posto

Dizem que um político carismático, de grandes ações e comprometido com o povo consegue eleger até mesmo um “poste”. Posso afirmar que é verdade, pois presenciei isso em quatro situações. Conheço esse político há 22 anos. Trata-se de Nelson Costa Mello, mais conhecido como Nelson do Posto. A primeira eleição por ele disputada foi em 1988. Elegeu-se vereador em Magé pelo PL, onde representou os moradores de Guapimirim, então terceiro distrito daquele município. Dois anos depois, ainda no PL, Nelson tentou uma vaga de deputado estadual e perdeu a disputa por uma diferença de apenas 174 votos.

Veio a emancipação de Guapimirim e ele foi eleito prefeito. Isso aconteceu em 1992 e pode-se dizer que Nelson foi o primeiro a ser reeleito, mesmo a reeleição não existindo na época. É que no dia 31 de março de 1996 ele renunciou o mandato de prefeito e foi para Magé. Elegeu-se, tirando do poder uma família que desde 1982 governava o município. Nelson governou até 31 de dezembro de 2000 e dois anos depois elegeu-se deputado estadual. Ficou na Assembléia Legislativa até 2004, de onde saiu para voltar à Prefeitura de Guapimirim.

O primeiro “poste” eleito por Nelson foi seu irmão Renato, que também adotou o “do Posto” como sobrenome. Nelson mandou ele para a Assembléia Legislativa em 1994. O homem apresentou emendas orçamentárias que garantiram melhorias para muitas cidades, mas verdade seja dita: entrava mudo e saia calado do plenário. Os “milagres” de Nelson não pararam por ai: em 1998 ele elegeu mais um “poste”, o sobrinho Júnior do Posto e também mandou para a Alerj a sobrinha Renata em 2006.

Porém, a maior prova de que o homem é mesmo bom de voto aconteceu este ano. Sua candidatura a reeleição foi impugnada 48 horas antes do pleito e ele não perdeu tempo. Dentro do que a lei permite ele foi substituído pelo sobrinho Júnior que, graças ao peso do nome do tio, foi eleito com mais de 70% dos votos apurados.

Os eleitos pelo prestígio do homem podem até não gostar de ouvir a verdade, mas eles sem Nelson são nada. Não conseguiriam vencer eleição nem para presidente de associação de moradores.

Diga aí, leitor, o homem é ou não é bom de voto?




0 comentários: