quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Samba do paraíba doido

Quando a gente pensa que já viu de tudo se surpreende mais uma vez com as peripécias do prefeito Lindberg Farias. Depois de fazer um super decreto dando total poderes a Tuninho da Padaria e, por tabela, ao deputado federal Rogério Lisboa, Lindberg cria uma secretaria de Articulação Política, também por decreto. No mesmo ato, nomeia como secretário, Lourival Casulo. O nome pode ser estranho para os iguaçuanos comuns mas não é para o pessoal do PT. Casulo já foi presidente do PT municipal e agora é o nome para assumir a presidência estadual do partido.

Para quem sabe ler nas entrelinhas, Lindberg está dividindo mais ainda o poder já tão dividido na Prefeitura. Casulo, (pelo menos por hora), será responsável por articular a política na cidade. Mas, antes terá que ser apresentado a um por um dos vereadores às lideranças que, na maioria, nunca ouviu falar dele. Esse trabalho já estava sendo feito por Tuninho que já vinha conversando com os vereadores e articulando espaços e a presidência da Câmara. Será que essas lideranças vão confiar nesse desconhecido?

A Educação já estava por conta da primeira dama, Maria Antonia Goulart e a Saúde nas mãos de Walney Rocha, por tabela, Aluísio e Sheila Gama. Sobrou para Tuninho, Obras, Codeni e Emlurb. No entanto, um fato novo, piorou ainda mais a divisão de poder na Prefeitura. Tuninho teria discutido violentamente com Maria Antonia o que fez Lindberg sair do casulo (sem trocadilhos), para defender a mulher. Depois da interferência de Lindberg, Tuninho parou de ir a Prefeitura diariamente como vinha fazendo desde a publicação do decreto.

Dizem por ai que isso é uma estratégia de Lindberg. Mas, olhando de fora, nos parece uma grande confusão onde todo mundo manda mas ninguém tem poder, nem o próprio prefeito já que, volta e meia, precisa voltar atrás em decisões importantes. Se isso tem dado certo para ele, já que se elegeu com folga, não tem sido lá muito bom para a cidade que está atolada em dívidas. Mas, uma coisa é certa. Lindberg já tentou se livrar de Tuninho e Rogério outras vezes e só se enrolou ainda mais. Vamos ver onde isso tudo vai parar.





0 comentários: