Prefeitura de Nova Iguaçu mantém frota ilegal nas ruas e paga caro por ela
Dois meses após denunciar que a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), autarquia responsável pela contratação e fiscalização do serviço de coleta de lixo havia alugado caminhões em situação irregular para auxiliar na coleta de lixo e entulhos, o blog voltou às ruas para conferir se alguma providência fora tomada e constatou que os caminhões continuam circulando normalmente com a mesma irregularidade: licenciamento vencido, o que, pelo Código Nacional de Transito, impede a circulação de veículos automotores em todo o território brasileiro. Essa lei, entretanto, não está valendo para os caminhões alugados pela administração municipal de Nova Iguaçu.
Responsável pela fiscalização do trânsito na cidade, a Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos vem fechando os olhos para essa irregularidade, a exemplo da Polícia Militar que finge não ver o que está acontecendo. No caso da Secretaria de Trânsito, a preocupação maior parece ser infernizar a vida dos motoristas, transformando o tráfego em caos urbano e pondo seus agentes para multar em vez de orientar.
O secretário Rholmer Louzada Júnior, que já foi alertado sobre o caso dos caminhões irregulares, não tomou nenhuma providência até agora, assim como o presidente da Emlurb, Álvaro Luiz Gonçalves Cantanhede, que continua mantendo os veículos com documentação irregular sob contrato.
A única providência sobre os veículos irregulares foi tomada pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), que mandou tirar das ruas um Chevette branco, caindo aos pedaços, que circulava livremente entre os bairros Botafogo e Gerard Danon, onde fica a sede da autarquia. Apelidado de Sucatinha, o ferro-velho ambulante nunca mais foi visto nas ruas.
Documentos vencidos desde 2001
Emplacado em Itaguaí, o caminhão Volkswagen modelo 1998, branco, placa KNL-1815, foi licenciado pela última vez em 2001. Não poderia estar circulando, mas reforça a frota ilegal à serviço da Prefeitura de Nova Iguaçu, juntamente com o Mercedes Benz vermelho, ano 1976, placa LFT-1233, de Barra do Pirai, sem licenciamento desde 2005.
A ilegalidade ainda circula junto com os caminhões KSR-9336 (documento vencido em 2007), KTC-9873 (sem licença desde 2005), LCS-0362 (em situação irregular desde 2008) e KOH-6921 (licenciado pela ultima vez em 2008).
De acordo com um funcionário da Emlurb, embora estejam registrados em nome de terceiros e um deles consta como sendo de uma empresa, a Transwama (o de placa LCS-0362), a maioria dos caminhões alugados pela administração municipal seria propriedade de policiais e de pessoas ligadas a vereadores. O funcionário afirmou ainda que a locação desses caminhões, chamada de “agregamento” por seus motoristas, “acontece há pelo menos 15 anos”.
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