Formada pelos municípios de Itaguaí, Seropédica, Japeri, Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé e Guapimirim, a Baixada Fluminense tem cerca de três milhões de eleitores, que no último domingo elegeram 20 parlamentares, 13 estaduais e sete federais.
A grande surpresa para a região é a não reeleição do deputado Nelson Bornier (PMDB), que desde 1990 vem sendo a voz da população em Brasília. Bornier teve mais de 72 mil votos e ficou como primeiro suplente. A expectativa é de que ele assuma a vaga do deputado reeleito Júlio Lopes, que está cotado para ser o secretário estadual de Transportes, cargo que já ocupou na primeira gestão do governador Sérgio Cabral. Enquanto Nelson ficou de fora, o Psol elegeu um deputado com pouco mais de 13 mil votos: o ex- BBB Jean Willis.
Os representantes da Baixada na Assembléia Legislativa são: Andreia Cristina Busatto, José Moreira Teodoro, Marcelo Simão, Alessandro Calazans, Iranildo Campos, Ricardo Abrão, Wagner dos Santos Carneiro, Claise Maria Zito, Samuel Correia Filho, Zaqueu Teixeira, Geraldo Moreira, Alexandre José Adriano e Rosangela Gomes. Alexandre Cardoso, Washington Reis, Andreia Zito, Marcelo Matos, Simão Sessim, Walney Rocha e Felipe Bornier são os deputados federais da região.
0 comentários:
Postar um comentário