sábado, 6 de fevereiro de 2010

Possível intervenção na Saúde em Nova Iguaçu

Desde o primeiro ano do governo Lindberg Farias que o jornal Tribuna da Região faz duras críticas e denúncias graves quanto ao gerenciamento das verbas para o setor de Saúde. Algumas matérias chegaram a render processo na Justiça para investigação. Lembramos sempre que a lei do SUS é clara: “o município que atrasar o repasse de verba para conveniados até 90 dias perde automaticamente a gestão plena (gerenciar o dinheiro da Saúde)”. O prefeito vem fazendo isso todo o tempo e, mesmo assim, não perdeu o direito. No entanto essa semana, o Ministério Público Federal avisou que isso pode acontecer.

Diante disso, posso especular que quem vai ter o pepino pela frente (mais um), será a atual vice-prefeita Sheila Gama. Até o Ministério da Saúde fala em intervenção. É bom lembrar que representantes do Ministério e do Tribunal de Contas já estiveram na Secretaria de Saúde do município e constataram que não foram investidos no setor os valores que a lei manda. A Justiça levou dois anos para transformar sete processos administrativos em inquéritos. A maioria deles com relação à Saúde.

Se os prazos continuarem assim, o problema vai estourar no último ano de mandato de Sheila Gama. Exatamente quando ela vai precisar fazer campanha para tentar a reeleição. Por isso, é bom que se deixe registrado que a maior responsabilidade de todo esse caos é a administração Lindberg. Porque, levando em conta as atitudes do prefeito, é bem provável que ele se valha da pouca memória e da falta de informação das pessoas para dizer que quem levou a cidade ao caos foi Sheila Gama. O pior disso tudo é que, até agora, foi a população mais pobre quem mais sofreu com esse descaso e, daqui para frente, a situação deverá ficar ainda pior tendo em vista que a verba enviada para o setor é cada vez menor já que não é possível fazer a prestação de conta.



0 comentários: