Empresa contratada por R$ 17 milhões usa caminhão irregular para coletar o lixo
Uma das três empresas contratadas por R$ 113 milhões para cuidar da limpeza urbana em Nova Iguaçu, a Lipa Serviços Gerais está usando pelo menos um caminhão em situação irregular para fazer o serviço. O caminhão compactador branco, com placa de Cabo Frio (KUU-3274) e adesivo da prefeitura com o nome da empresa nas portas, circula pelo centro da cidade, quando deveria estar recolhido a um depósito do Detran há muito tempo.
De acordo com o site do Departamento de Transito do Estado do Rio de Janeiro, o caminhão Ford Cargo 1615T, modelo 1990, não é licenciado há nove anos. A última licença foi feita em 2001. O veículo está em nome particular e aparece com uma comunicação de venda, mas nem o Detran sabe a quem o caminhão pertence atualmente, já que o cadastro do veículo está desatualizado.
O blog tentou ouvir o presidente da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), Marcus Camargo Quintela, responsável pela contratação da Lipa, mas ninguém retornou o contato. A empresa também foi procurada para falar sobre o assunto, mas não se pronunciou. Pela legislação em vigor no estado, para circular os veículos automotores precisam ser vistoriados e licenciados anualmente, o que só pode ser feito após o pagamento do IPVA.
Conforme o blog já noticiou, no dia 18 de janeiro a Empresa Municipal de Limpeza Urbana homologou o processo licitatório através do qual contratou as empresas Lipa, Vpar e Greenlife, que juntas vão receber, em 30 meses, mais de R$ 113 milhões para cuidarem da limpeza pública, passando Nova Iguaçu a ter o serviço mais caro da região metropolitana, gastando R$ 32 milhões a mais do que a prefeitura de São Gonçalo paga pelo mesmo serviço. Nova Iguaçu está gastando agora R$ 4.857,328,25 por mês, pagando mensalmente R$ 583.853,84 a Lipa, R$ 501.125,56 a Vpar e R$ 3.772,348,85 a Greenlife.
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