quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais perto da restauração

O prefeito Nestor Vidal se encontrará agora pela manhã, às 10h, em Mauá, com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para discutir o projeto de restauração do primeiro trecho ferroviário do Brasil, inaugurado em 1854 pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A recuperação da ferrovia é um sonho antigo e dessa vez existe as viabilidade através do governo federal. O projeto incluiu ainda o antigo píer de Mauá.
O envolvimento do Iphan no projeto se faz necessário, porque o bem em questão pertence ao instituto. O tema Patrimônio Cultural Ferroviário vem sendo estudado pelo instituto há dez anos e em 2007 foi promulgada a lei federal 11.483, que repassou ao Iphan todos os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural, oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal. Ao órgão cabe zelar pela guarda e manutenção desse patrimônio.
A primeira ferrovia brasileira era denonimada oficialmente Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, Começou a funcionar no dia 30 de abril de 1854 e trecho inicial ligava Porto de Mauá a Vila Inhomirim, localidade conhecida como Raiz da Serra. O trecho foi desativado em 1962 e desde 1996 a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária vem lutando pela sua restauração e conseqüente preservação.

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