sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A água em Magé terá de ser para todos

Projeto de ampliação do sistema para levar água para Suruí e Mauá sofrerá alterações para melhorar distribuição em Piabetá e bairros do centro

O projeto de ampliação do sistema de abastecimento de Magé, proposto em 2007 pelo governo estadual para levar água para as localidades de Suruí e Mauá, iniciado em junho de 2009 e embargado um ano depois pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será alterado para que os moradores dos bairros Piedade e Barbuda também sejam atendidos. Isso foi definido pelo prefeito Nestor Vidal em reunião com engenheiros da empresa Sanerio – que vai retomar as obras – e técnicos da Cedae. “Não adianta tocar esse projeto sem garantir que a água chegue aos bairros do primeiro distrito hoje prejudicados. Com essa alteração poderemos garantir um abastecimento geral”, afirmou o prefeito.
Pelo projeto previsto para ser reiniciado no próximo dia 20, a captação seria feita apenas em Santo Aleixo. A nova proposta inclui os mananciais de Piabetá, com a ampliação do reservatório da localidade de Cachoeira Grande, obra que resolverá também os problemas de abastecimento em Piabetá, onde os moradores reclamam muito dos serviços prestados pela Cedae. No caso do centro do município, o abastecimento é precário até para o bairros mais próximos. No Vila Nova, por exemplo, a comunidade reclama bastante e no bairro Lagoa os moradores já até perderam a esperança.
Conforme já noticiei aqui, o projeto está orçado em R$50 milhões e consta da construção de uma estação de tratamento com capacidade para produzir 26 milhões de litros de água por dia, além do assentamento de uma adutora de água bruta de 3.480 metros de extensão e de outra adutora de água tratada de 19.820 metros de extensão. Serão construídos três reservatórios, sendo que um no Centro com capacidade para armazenar cinco milhões de litros, um segundo de três milhões de litros em Mauá e um terceiro de 1,5 milhão em Suruí. Ainda está prevista a implantação de 206 mil metros de rede de distribuição e a instalação de 9.640 ligações domiciliares. “O que queremos garantir é que a água chegue realmente às torneiras. Não queremos apenas a instalação de tubos e as ligações domiciliares se não tivermos água disponível para todos”, concluiu o prefeito.

0 comentários: