domingo, 23 de outubro de 2011

Chance real para todos

“Esse concurso foi a forma que o prefeito encontrou para demitir todo mundo”. Li muito isso nas últimas horas em mensagens a mim enviadas por servidores instáveis do município de Magé. Acho o contrário. Vejo o concurso como uma grande oportunidade para aqueles que sempre foram obrigados a participar de movimentações políticas se libertarem desse jugo.
O que não entendo é a mudança de comportamento. De 10 de agosto até semana passada a minha caixa postal ficava entupida de mensagens cobrando o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público e a consequente realização do concurso. Agora, quando os secretários começam a se reunir para definirem o número de vagas a serem oferecidas, as áreas e os cargos, surge a manifestação contrária, como se a lei pudesse ser assim descaradamente descumprida.
Amigos, não vejo esse concurso como uma ameaça. Será que o professor que está lecionando na rede municipal de Magé por força de um contrato não tem condição de se dar bem nas provas? Gente, isso é besteira pura. A chance é igual para todos é só se dedicar e antes que me venham falar em prova de títulos, vou avisar logo: nos casos em que se aplica isso, a prova de título é realmente feita, mas só após a classificação dos candidatos, ou seja, depois que o pretendente ao cargo já tiver passado pelo concurso propriamente dito.
Também ouvi muita conversa jogada fora, tipo “esse concurso tem de ser só para moradores de Magé” ou ainda “só os que já estão trabalhando deveriam fazer as provas”. Gente, isso é uma sandice sem tamanho. O nome já diz tudo: concurso público e pode ser feito por qualquer cidadão, independente da cidade onde ela resida. Amigos, todos têm chance e essa é a hora para quem quer ser servidor público municipal em Magé.


0 comentários: