quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Magé e o concurso público

Amigos, parece absurdo, mas em pleno século 21 tem gente que pensa que um concurso público pode ser feito de maneira exclusiva, ou seja, só para um determinado grupo. Isso não seria concurso público, mas sim uma seleção interna, o que pode ser feito perfeitamente na iniciativa privada, mas em se tratando do serviço público  é uma barbaridade, um crime sem tamanho.
Acabo de ler 37 comentários enviados por leitores que se dizem professores contratados da rede municipal de ensino de Magé, me dizendo, pasmem, que “o certo seria fazer um concurso para efetivar os contratados”. Certo não! Errado, muito errado, erradíssimo. O concurso público para o magistério mageense será feito. Isso é fato, mas querer que isso aconteça ainda este ano é complicado. Hoje é dia 12 de outubro e só o edital leva uns 45 dias tramitando.
Tenho conversado sobre esse assunto com o governo e o que ouço é que esse concurso será feito e que o Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público será cumprido. Inclusive os próprios promotores sabem que não há tempo para que o concurso aconteça ainda este ano. Agora, é concurso público, como manda a lei e para participar dele basta ser cidadão qualificado para o exercício da profissão para poder se candidatar. Não há como limitar só a moradores de Magé, muito menos estabelecer que as provas só possam ser feitas pelos professores contratados.
  

0 comentários: