sexta-feira, 18 de julho de 2008

Dignidade

Essa palavra tem me incomodado nos últimos dias. Tenho ouvido alguns cabos eleitorais dizerem que “precisam votar e pedir voto para Lindberg Farias porque ele lhes devolveu a dignidade”. Na verdade estão se referindo a reintegração ao trabalho dos agentes de saúde, chamados de mata-mosquitos seguindo uma lei federal. Então, fui ao dicionário para ver o significado da palavra e encontrei:

Dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas. Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honratez e na honestidade.

Portanto, o sentido da palavra é muito mais amplo do que parece. Ser digno é também respeitar o direito do outro, os códigos de ética e cidadania. Nesse caso, gostaria de convocar essas pessoas a um olhar um pouco mais amplo. Esquecer um pouco a própria condição e olhar em volta. Onde e como a cidade avançou nos últimos anos. Que tipo de crescimento Nova Iguaçu experimentou para que a maioria da população realmente tivesse uma vida digna?

Esquecer que a dignidade é para todos e não para apenas um grupo é uma falha grave que só será sentida no futuro. De que adianta só o meu filho estudar em uma escola cara e bem cuidada que eu posso pagar com meu salário digno se o filho do meu vizinho não tem onde estudar? Vou mais além, se a maioria dos filhos dos meus vizinhos não têm onde estudar? Vou trancar meu filho em um mundo só seu, protegê-lo por toda a vida da violência gerada por aqueles que não conseguiram estudar e, por isso, não têm dignidade? O que vou fazer com a minha tão importante dignidade?

Olhar apenas para o próprio umbigo nunca deu certo e não será agora que vai começar a dar. Essas pessoas equivocadas deveriam fazer como eu, procurar o dicionário e perceberiam coisas muito importantes. Ser digno tem a ver com o outro, para ter dignidade é preciso ser honesto, respeitar os códigos de ética e de cidanania. Apenas repetir a palavra várias vezes e desprezar o outro, deixar de lado o coletivo e pensar apenas na própria categoria tem outro nome: egoismo e está longe de ter sinônimo de dignidade. Muito mais do que uma palavra de ordem repetida é o caráter de cada cidadão.




0 comentários: