sábado, 12 de julho de 2008

Candidaturas em risco

Já se vai longe o tempo em que os candidatos discutiam idéias e projetos. Hoje, a discussão é para saber quem tem menos processos e quais são os processos mais "cabeludos". Essa semana, o Ministério Público pediu ao TRE a impugnação das candidaturas dos dois principais candidatos a prefeito em Nova Iguaçu. Lindberg Farias (PT) e Nelson Bornier (PMDB) estão cheios de problemas com a Justiça. Um dos processos envolvendo Lindberg também envolve a professora Marli de Freitas, que também pode ter a candidatura impugnada pela Justiça.

Lindberg tem 5 processos de improbidade e Bornier 15. Ao tentar se defender, Lindberg diz que a maioria dos prefeitos têm mesmo processos fazendo disso uma coisa normal e ainda diz que "Nelson tem muito mais que eu". Essa colocação é, no mínimo, triste. Lindberg está no seu primeiro mandato como prefeito, assumiu dizendo que queria ser governador do estado e, de repente, se coloca no mesmo patamar dos que antes apontava com o dedo de cara pintada como os "coronéis". Fala de possíveis crimes contra o patrimônio público como se falasse de coisas triviais do dia a dia.

Lindberg parece ter esquecido princípios básicos de moral que deveria ter aprendido ao longo da vida. Um crime já ter sido cometido por alguém não torna o segundo réu inocente. Muito pelo contrário. Se fosse assim, qualquer um de nós poderia cometer todo o tipo de atrocidade levando em conta que alguém, em algum momento, em algum lugar, já tenha praticado o mesmo crime. O prefeito se defende acusando o adversário e se mostrando até feliz em ter "apenas" cinco processos contra 15 do outro. Realmente é uma situação para se ter vergonha. Não vergonha da nossa terra mas vergonha dessa política que se pratica aqui.

Uma das irregularidades apontadas pelo Ministério Público contra o prefeito diz respeito a possível desvio de verba do Fundef. Lindberg e a então secretária de Educação, Marli de Feitas, teriam aumentando o número de matrículas nas escolas públicas com nomes de crianças que estudavam em escolas particulares com bolsa de estudo. Para se defender, o prefeito solta uma de suas perólas: "não fui eu quem criou as bolsas. Já existiam em outros governos". Então tá.

O prefeito ex-cara-pintada se esquece de outro detalhe importante. Atualmente, ele tem cinco processos de improbidade mas, existem outros vários procedimentos e inquéritos esperando no Ministério Público para virarem processo a qualquer momento. Quando isso acontecer, Lindberg vai somar muito mais problemas do que o seu atual adversário. Um deles diz respeito a possível desvio de verba da Previdência dos funcionários. Hoje, qualquer funcionário da Prefeitura que quiser se aposentar terá que receber o dinheiro em prestações. Entre procedimentos, inquéritos e ações, Lindberg soma quase 400 problemas.

Com quem será que ele vai comparar da próxima vez que for citado?




0 comentários: