segunda-feira, 2 de junho de 2008

Um poder supérfluo

Para que serve a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu? Tenho ouvido com freqüência essa pergunta e não posso deixar de respondê-la. Acabo de ler um e-mail enviado à coluna por uma enfermeira aprovada no último concurso realizado pela secretaria municipal de Saúde e que, como todos aqueles classificados nas provas de seleção, não foi chamada até hoje para trabalhar. Ela me pergunta o que os nobres representantes do povo têm feito para obrigar o governo municipal cumprir a lei e contratar os aprovados. Respondi que a Câmara não toma nenhuma posição que afete ao prefeito e, conseqüentemente, os interesses pessoais da maioria de seus membros. Disse ainda que a maior parte dos vereadores não quer os concursados trabalhando, pois precisa das vagas para abrigar seus cabos eleitorais e garantir mão-de-obra para centros sociais de serviços duvidosos, contratando-os através das Captar, Total Saúde e Multiprof da vida. Essa Câmara, meus caros, não serve mesmo é para nada, pois é incapaz de fazer algo que verdadeiramente beneficie ao povo.

Dá nojo ver vereadores como Carlos Ferreira e Fernando Cid ocupando a tribuna para defender o indefensável. Nem parece que na gestão passada eles gritavam contra qualquer coisinha que lhes parecesse estranha, abriam CPIs e apresentavam denúncias ao Ministério Público. E esse líder do governo? Quanta incoerência, meu Deus. Xandrinho era voz forte na oposição. Estufava o peito e atacava Lindberg Farias sempre que um novo contrato era assinado sem licitação (prática muito comum nesse desgoverno) e hoje, diante de tanto escândalo vai à tribuna e brada: “Aconteça o que acontecer eu estarei com o governo!” Sei que esse moço não vai gostar nada dessas linhas, e, assim como costuma tentar desqualificar os que colocam o dedo nas feridas dessa administração que ele defende com tanta firmeza, vai atacar a esse jornalista também, mas isso não me incomoda nem um pouquinho, pois não sou sustentado pelo poder público e não dependo dessa gente para nada.

Essa Câmara é supérflua sim. Se não o fosse 17 dos 21 vereadores não se omitiriam diante dos fatos. Usariam seus mandatos para defender o povo, abririam CPIs, chamariam o prefeito e seus homens de confiança às falas, exigiriam que contas fossem prestadas. Mas como fazer isso, se alguns deles têm até 200 pessoas contratadas pelo governo e outras benesses asseguradas?


É... pois é...

Não será surpresa alguma se o prefeito de Japeri, Bruno Silva dos Santos decidir apoiar a candidatura do petista André Ceciliano. Bruno já disse que não disputará a reeleição.


De volta

Uma pesquisa de intenção de voto tirou o presidente do Detran, Antonio Francisco Neto do cargo. Ele retornará à Volta Redonda para disputar a Prefeitura. Quem não está gostando nada disso é o ex-deputado Paulo Balthazar.


Voto vencido

O deputado Mário Marques fez de tudo para impedir a saída do PSDB da aliança de apoio a Lindberg Farias, mas seus argumentos pesaram tanto quanto seu número de votos.


De olho no vizinho

Ex-prefeito de Paulo de Frontin, Jurandir Paixão transferiu o domicílio eleitoral para Vassouras. Quer disputar a Prefeitura de lá.


Que coisa feia

O hábito da gestão Lindberg Farias de não pagar o que deve parece ter contaminado uma secretária-adjunta. Tem uma vendedora de bijouterias que todo dia bate ponto lá na secretaria de Administração tentando receber uma dívida. Nem da pobre senhora que vende salgadinhos ela se compadece.


Folclore político

Em 1982 a febre Brizola levou o PDT a eleger a maioria dos 33 vereadores que Nova Iguaçu tinha na época. Um deles saiu-se com essa: “Sou defensor dos feirantes e dos professorantes.”






0 comentários: