sexta-feira, 20 de junho de 2008

Onde está o dinheiro? O gato comeu?

Quem precisar de remédio e atendimento na área da saúde, em Nova Iguaçu, vai sofrer. Felizes são aqueles que ainda podem pagar por um plano de saúde particular. Esse é o meu caso, mas em relação à população iguaçuana, a maioria não pode pagar. E isso é o que me preocupa muito, sobretudo as famílias pobres que vivem em bairros sem saneamento e que ainda carecem de um posto de saúde.

Quando o prefeito Lindberg Farias ainda era candidato nas eleições de 2004, ele prometeu que faria do Hospital Geral de Nova Iguaçu, que é chamado de Hospital da Posse, uma referência em atendimento no que diz respeito a hospitais públicos. Mas o que se vê hoje é um hospital em está em estado de falência, como todos iguaçuanos já sabem.

O sucateamento da área de saúde não se limita apenas ao Hospital da Posse. Vários fornecedores e prestadores de serviços na área da saúde estão com os pagamentos atrasados. O resultado final disso é uma prestação de serviços bem pior do que acontecia nos governos anteriores. O deputado Walney Rocha assumiu a secretaria municipal de Saúde dizendo que iria melhorar. Não conseguiu.

Hoje, por exemplo, quem precisa de tratamento para doenças crônicas renais terá que procurar em outro município. É que o repasse da verba carimbada não está acontecendo e a clínica Dom Bosco, que sempre prestou este tipo de serviço, teve que fechar a sua porta por falta de pagamento. Mas o curioso é que o governo federal manda o dinheiro para o pagamento, mas mesmo assim ele não chega na conta das clínicas.

A área da saúde é a considerado o pior serviço que a prefeitura presta. Ou melhor: que não presta. Enquanto a nossa população sofre, o prefeito Lindberg Farias brinca de administrar o setor. Não só a clínica Dom Bosco foi fechada por falta de pagamento. Até uma clínica no Centro de Nova Iguaçu, chamada de São Tiago, não conseguiu permanecer com as portas abertas por falta de pagamento da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Apesar disso tudo, o prefeito Lindberg Farias, em diversas declarações, dizia que o município estava recebendo repasses e mais repasses do governo federal para investir na saúde. Então, com base nas declarações do prefeito, só resta fazer duas perguntas: Onde está o dinheiro? O gato comeu?





0 comentários: