quinta-feira, 5 de junho de 2008

Traição

Ouvi há poucos dias de um político que traição é uma coisa que acontece o tempo todo na política mas que não é tolerada em algumas situações da política. Pode parecer contraditório mas não é quando se trata exatamente de política. Nos últimos dias, temos ouvido muito essa palavra, principalmente da boca do prefeito Lindberg Farias. Ele se diz traído, principalmente pelo deputado federal Rogério Lisboa. Então, vamos lembrar um pouco a trajetória desse "pobre rapaz traído".
Como deputado federal era do grupo da senadora Heloisa Helena, Babá e Luciana Genro. Combatia o presidente Lula com unhas e dentes contra a reforma da Previdência, comissão a que pertencia. Lula chamou o grupo para conversar. O trio se manteve unido e Heloisa foi expulsa do PT criando o PSOL. Lindberg, ao contrário, depois da conversa com Lula, passou de inimigo a amigo de infância e de queridinho, chegando a ser chamado de promessa do PT para o Rio de Janeiro. Ficamos sabendo depois que Lula ofereceu todo o aparelhamento do partido para Lindberg saísse candidato a uma Prefeitura no Rio. Não aceito em São Gonçalo, foi para Nova Iguaçu.
Chegando na cidade não tinha como manter uma candidatura apenas com o apoio do PT, naquela altura rachado porque muitos não queriam sua presença. Foi então que teve o apoio do PFL e do PSDB, dois partidos fortes, que conseguiram tudo para ele, inclusive o endereço eleitoral. Antes de conseguir uma casa, Lindberg e a família ficaram morando com a família de Rogério Lisboa. Maurílio Manteiga usou seu prestígio e dinheiro para conseguir mais verba e até hoje tem dívidas da campanha deixadas para trás pelo então candidato. Maurílio precisou assumir muitas delas.
Assim que se elegeu - a foto do dia seguinte nos jornais e Lindberg sendo carregado nos ombros por Rogério e o pai dele, Juarez Lisboa - chamou Maurílio para secretário de governo mas deixou o empresário sem sala por mais de um mês. Maurílio já não conseguia sequer falar com ele. Sentindo-se traído, saiu do governo. Voltou depois quando o prefeito já se sentindo enfraquecido, apelou para a cúpula do partido, que o chamou de volta. Logo depois, Lindberg tomou várias decisões sem se preocupar em comunicar a Maurílo que, sentindo-se traído de novo, voltou a sair do governo.
Já com o deputado federal Rogério Lisboa, Lindberg tinha o compromisso de formar uma chapa com ele nas eleições desse ano. Sem qualquer aviso prévio, o prefeito procurou o governador Sergio Cabral para pedir que intercedesse para que Bornier fosse o seu vice nas eleições de outubro. Rogério (adivinha?) se sentido traído, saiu do governo. Diante de todo esse histórico, quem é o traidor e quem é o traído? Lindberg protagonizou ainda outras histórias com outros personagens que o jornal inteiro não seria suficiente para tanta traição. Portanto, no quesito traição ele está sozinho. Mesmo que Rogério quisesse não conseguiria chegar perto do que esse rapaz já aprontou nesse assunto.




.

0 comentários: