segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um palácio mal-assombrado

Construído em frente ao cemitério principal da cidade, a sede do Poder Executivo de Nova Iguaçu é chamada, pelos brincalhões, de “Palácio das Almas”, nome até que apropriado a partir da gestão do prefeito Lindberg Farias, tão grande o número de pessoas que estariam recebendo sem trabalhar. Segundo a ex-secretária Lídia Esteves, ela era obrigada a lançar pelo menos 700 na folha de pagamento, gente que, afirma ela, foi nomeada a pedido de vereadores da base de sustentação do prefeito. Isso já foi denunciado há muito tempo e a Câmara Municipal, como já lhe é de praxe, não apurou nada. Sabem por que? É óbvio: esses vereadores seriam os maiores beneficiados por essas nomeações. Felizmente existe uma instituição chamada Ministério Público e com ela as coisas são diferentes. Os promotores estão investigando essa e outras denúncias sobre contratações irregulares e a coisa é assustadora. O volume é muito maior quando se volta os olhos para as longas listas de pessoal contratado através das cooperativas. É dessas listas que vem a convicção que essa Câmara de Vereadores jamais fará alguma coisa contra as irregularidades atribuídas a administração municipal. Nessas listas existiriam pessoas que nunca teriam pisado em Nova Iguaçu e tantas outras que até são da cidade, mas que só apareceriam mesmo no banco para receber seus salários, já que o único trabalho ao qual se prestariam é o de servir os vereadores aos quais devem o emprego.


A custa do povo

Tem gente de olho nos tais centros sociais mantidos por alguns vereadores de Nova Iguaçu. É que chegou até ao Conselho Municipal de Saúde que essas unidades estariam recebendo medicamentos que muitas vezes faltam nos postos de Saúde.


Quarta via

É quase certo que Aloísio Júnior vá disputar a Prefeitura de Macaé pelo PPS. É o terceiro nome, mas ainda essa semana poderá surgir mais um: o PT também está pensando em lançar candidatura própria.


Preocupação

Por falar em Macaé o vereador Maxwell Vaz não está nada contente com o racha entre PMDB e PT. É que por conta da aliança, rompida semana passada no Rio, ele tem cargos importantes na administração municipal.


Que coisa, hein

Tem gente achando que o governador Sérgio Cabral e o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani estão escondendo a verdade sobre o que os levou a desfazer a aliança que assegurava o apoio do PMDB ao candidato do PT à Prefeitura do Rio. Ninguém engoliu essa de que a causa está no pobre e problemático município de Queimados, onde o PT quer lançar o delegado Zaqueu Teixeira.


Por pouco

Na semana passada o Ministério Público pediu a prisão preventiva do vereador de Cabo Frio, Alexandre de Alair, em cujo carro a polícia encontrou armas e uma pequena quantidade de drogas. Ele se safou porque o juiz não decretou a prisão. Alexandre estava com dois amigos no carro e ao depor disse que nada foi encontrado com ele, mas sim com os homens que o acompanhavam.

Então tá.


Contra o povo

A população de Cabo Frio está furiosa com a atitude do minúsculo PMN, partido sem expressão alguma, que resolveu tirar o pouco que o poder público garante à população. O advogado da legenda recorreu à Justiça Eleitoral pedindo a paralisação de todos os programas sociais da Prefeitura, inclusive o da passagem subsidiada, que garante aos usuários das linhas municipais de ônibus pagar apenas R$ 1 pela passagem.


Perdendo tempo

Enquanto os demais partidos interessados em disputar a Prefeitura do Rio já definiram os nomes, o PDT fica de briguinha interna. “É por isso que não conseguimos chegar nem perto do Palácio da Cidade”, desabafou um petista histórico.




0 comentários: