sexta-feira, 27 de junho de 2008

Rastejar como cobras

O título desse artigo é inspirado em uma frase do vereador Celso Valentim. Na verdade, a frase completa dele é: "talvez não possa voar como águia, mas também não vou rastejar como cobra". Celso disse isso durante entrevista realizada essa semana, comentando mais uma atitude vergonhosa dos vereadores de Nova Iguaçu. Mas, também pode nos servir para uma reflexão mais profunda. A cobra é um réptil traiçoeiro e cruel com suas vítimas mas também passa sua existência se arrastando pela terra deixando um rastro triste por onde passa.

Nas histórias infantis e na própria Bíblia, é a grande vilã, a quem se deve temer. Porém, no fim da história ninguém se lembra dela. Nos comentários finais, a cobra é apenas mais um personagem, esquecido e desprezado. Durante todo o tempo estamos construindo nossa história. Muitas vezes não nos apercebemos disso e passamos a vida sem notar o quanto nossas decisões, nossas atitudes foram essenciais na vida de outras pessoas. Isso acontece em maior escala com pessoas que detém certo poder. Em primeiro lugar, nossos pais, depois nossos professores e mais tarde, nós mesmos seremos essenciais nessa cadeia que vai levar ao futuro.

No caso de agentes públicos, essa responsabilidade é ainda maior. Quanto maior o poder, maior a responsabilidade. Pensando nos seus próprios interesses, os vereadores de Nova Iguaçu aprovaram uma lei enviada pelo prefeito Lindberg Farias que compromete os royalties do petróleo que a cidade vai receber até o ano de 2025. O prefeito pretende cobrir o rombo na Previdência dos funcionários com um empréstimo que vai pegar em instituições financeiras e pagar com o dinheiro dos royalties. É bom lembrar que eles aprovaram a mensagem do prefeito sem ler.

Diante disso, comprometem o presente da cidade e o futuro que será deixado não só para nossos filhos mas também para os deles. Não se importam com o legado que deixam. Não se importam com os funcionários da Prefeitura que sofrem na hora de se aposentar. Não se importam com nada. Rastejam como cobras diante da prepotência e arrogância de um prefeito que já não sabe o que faz. Nunca vão conhecer o céu azul onde só as águias podem alcançar. Passarão pela história de nossa cidade como vilões e serão esquecidos por outras gerações que, com certeza, aprenderão a construir um futuro melhor. Seus nomes servirão apenas de vergonha para seus parentes que tentarão ocultar suas descendências.




0 comentários: