sexta-feira, 20 de junho de 2008

LDO sem Educação

Seria cômico se não fosse trágico. A Lei de Diretrizes Orçamentárias é uma das mais importantes dos municípios. É nela que o Executivo resume as diretrizes, as metas que serão seguidas no próximo ano. É também ali que o governo demonstra suas prioridades e procura deixar claro para o Legislativo, que precisa aprovar a lei, e para toda a sociedade que quiser ter acesso, o que será feito no ano seguinte. Nessa época do ano, a maioria dos prefeitos manda a LDO para as Câmaras afim de que sejam apreciadas pelos vereadores e aprovada. A Câmara não pode entrar em recesso até que a lei seja aprovada.

Como não poderia deixar de ser, em Nova Iguaçu um fato chamou a atenção. A LDO foi enviada à Câmara essa semana. Toda arrumadinha, bonitinha, lindinha, mas sem especificar o planejamento para a EDUCAÇÃO. Quem chamou atenção para o fato foi a vereadora e ex-secretária de Educação, Marli Freitas. Marli não é muito dada a chamar atenção do governo. Assim como a maioria na Câmara se limita a balançar a cabeça e obedecer as ordens do amo e senhor Lindberg Farias. Mas, dessa vez, o erro foi tão gritante que até Marli precisou sair da sua constante inércia. Isso demonstra bem como o governo trata a Educação.

Nem o tal programa Bairro Escola, que não passa de um arremedo de projeto, que é decantando pelos quatro cantos do município pelo prefeito foi lembrado. O Executivo simplesmente se esqueceu de mandar o que diz respeito à Educação. Talvez, os membros brilhantes do governo não tenham conseguido pensar em nada. Ou talvez, já pensando na possibilidade de serem derrotados nas próximas eleições, resolveram deixar de lado esse item. Afinal, pensar em Educação para que "melhor seria deixar esse problema com o adversário". Alias, bota problema nisso.

Durante todo o governo Lindberg Farias não foi criada nem uma sala a mais na rede pública. O máximo que esse governo que conta histórias fez foi reformar algumas unidades e começar uma obra tímida ao lado do Colégio Municipal Monteiro Lobato. O próximo prefeito terá muito trabalho para colocar crianças na sala de aula no próximo ano, já que o número de vagas é o mesmo de três anos. Realmente, não podia se esperar mais de um governo que mandou para a Câmara apenas a capa do Plano Diretor (outra lê importante) e os vereadores aprovaram a capa, sem ler o projeto. Mais uma vez se prova que trata-se de um governo de fachada. Muito triste.




0 comentários: