quinta-feira, 12 de junho de 2008

Articulação nada política

A maioria das pessoas já ouviu falar na frase "política da boa vizinhança". Isso significa não criar conflitos que não sejam necessários, entender que o seu direito termina onde começa o do outro, enfim, viver da melhor maneira possível com o seu vizinho, seu parente, seu companheiro de trabalho, sua sogra e até com seu cunhado. Pois bem. Parece que o prefeito de Nova Iguaçu nunca ouviu essa frase ou, pelo menos, não ouviu os conselhos de sua mãe (tenho certeza que ela os deu), para respeitar o direito do próximo. No que diz respeito especificamente à política podemos notar situações graves em relação a atos desse que seria o líder do PT no Rio com possibilidades de ser até candidato ao governo do Estado. O interessante é que ele se utiliza de práticas da política antiga como a tentativa de constrangimento do adversário, ameaças a funcionários e ainda a velha e ultrapassada maneira de só aparecer nos bairros quando está perto das eleições, tomar café nas canecas dos eleitores, abraçar crianças e velhinhos. Mas, quando precisa realmente utilizar algumas situações da antiga prática, ele enfia os pés pelas mãos.

Não podemos negar que, em alguns bairros, o prefeito conseguiu fazer obras (ruins, sem acabamento) mas obras. Isso significa muito para aqueles que nunca tiveram nada. Nesse caso, ele marcaria pontos com essa população carente. Mas, é ai, que a prepotência ultrapassa a política. É ai que o menino mimado não consegue enxergar que precisa respeitar lideranças locais. Que não vai conseguir, com essas obras a meia-boca, ter uma votação que o faça ganhar a reeleição. Quando deveria chamar os atores locais, pré-candidatos que conhecem e acompanham aquela comunidade ele puxa a responsabilidade para si ou busca outras lideranças não consolidadas do local. Com isso, afasta de si aqueles que poderiam lhe dar apoio de verdade. Fere conceitos já arraigados e ao contrário de somar, divide. Dizem que ele lê muitos livros sobre política. Mas, pelo jeito, esqueceu que a maior das virtudes é o respeito. Sem ele, não há o que construir. Nem o amor verdadeiro resiste se não houver respeito, que dirá uma aliança política.
Ele já tentou passar por cima de lideranças locais e o resultado foi catastrófico. Mas, o rapaz parece não ter aprendido a lição e continua fazendo isso. Já assistimos isso outras vezes em outros lugares, com outros nomes, mas o resultado foi o mesmo: o isolamento. Quando a campanha começa a tomar corpo. Quando os cabos eleitorais estão indo para as ruas eles precisam de argumentos para defender seus "chefes".

Os argumentos de Lindberg são os mais vazios possíveis. Basta um peteleco do adversário (que não é nada bobo) para jogar por terra essa estratégia desastrada desse grupo desastrado que hoje está em Nova Iguaçu. Deixar de lado o conselho da vovó, de fazer que "fazer a política da boa vizinha" é, na maioria da vezes o melhor caminho a tomar, é um erro que Lindberg não tem tempo para cometer mas que o adversário agradece. Afinal, quanto mais o prefeito tenta se articular mais ele ajuda o adversário.






0 comentários: