sexta-feira, 31 de julho de 2009

Via Expressa

Desculpa esfarrapada


Quando a gente pensa que já viu de tudo na vida sempre tem alguma coisa que nos surpreende e a política é um dos setores em que isso mais acontece. Lendo o Globo Baixada há poucos dias a entrevista com o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Marcos Fernandes é mesmo de surpreender até os mais experientes. Ele diz que aumentou o próprio mandato para quatro anos, contando com ajuda de alguns pares, porque quer tocar o projeto de construção da nova sede da Câmara no terreno onde funciona hoje a Associação do Ex-combatentes no Centro.

No entanto, ele se esqueceu de dizer que acaba de fazer um acordo com o dono do prédio alugado para funcionamento da Câmara. O prédio é onde funcionava antigamente a igreja Nova Vida e que foi quase destruído por uma obra considerada irregular pelo Ministério Público feita pela Codeni. O contrato foi assinado pelo então presidente da Câmara, Carlos Ferreira, o Ferreirinha. Seu substituto, Jorge Marote, suspendeu o contrato e entrou na Justiça já que a obra não tinha como ser concluída e ele não podia ficar pagando dois aluguéis: o da Câmara atual e o do prédio em reforma.

Primeiro Marcos Fernandes acatou o projeto do vereador Thiago Portela que recupera o prédio onde funciona a Associação dos ex-combatentes. Logo depois, procurou o proprietário do prédio onde funcionava a igreja e fez o acordo. Segundo informações da própria Câmara, o acordo acerta que o proprietário vai fazer toda a reforma com recursos próprios e em janeiro a sede da Casa será transferida para lá. Depois que isso acontecer a presidência passará a pagar R$ 34 mil de aluguel durante um período e depois esse valor será diminuído.

Portanto, se esse foi o acordo como o presidente Marcos Fernandes pode dizer que quer ficar mais dois anos para poder concluir a obra do prédio novo. Quer dizer que o dinheiro público será utilizado para pagar o aluguel e, ao mesmo tempo, para construir a sede nova. Então por que não esperar a construção no atual prédio onde o aluguel é de R$ 17 mil? Por que fazer o acordo com uma obra tão confusa? E mais ainda: que espécie de sentimento é esse do presidente? Será que seu sucessor não poderia dar conta do projeto ou ainda: ele não tinha chances para uma reeleição?

A verdade é que a resposta do presidente só demonstra que não há justificativa plausível para essa atitude. Demonstra que ele não sabe o que dizer para Imprensa porque existe muito mais por trás dessa atitude. O que se comenta é que Marcos Fernandes negociou o apoio do deputado federal Rogério Lisboa para que o grupo possa manipular Sheila Gama (PDT) que deverá assumir no lugar do prefeito Lindberg Farias (PT) em abril de 2010. Uma jogada política que pode custar muito caro a muita gente.


Só da gema


Quem esteve hoje de manhã em Piraí ouviu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma frase que mostra claramente que o PT não está pensando em lançar o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias candidato à sucessão do governador Sergio Cabral (PMDB).

Lula olhou bem para Cabral e mandou uma direta no queixo do paraibano Lindberg: “Para governar esse estado só mesmo um carioca da gema”. Lindberg não estava lá, mas outros prefeitos entenderam um recado e perceberam logo que a “baiana” de Lindberg tem pouca roda.


Composição


O prefeito de Queimados, Max Lemos (PMDB) dá mostras de que aprendeu muito com seu padrinho político, o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Picciani. Acaba de convidar um ex-adversário, José Carlos Nunes de Paula, que com ele disputou a prefeitura, para assumir a Secretaria de Governo.


Guerra Santa


Abner Ferreira, pastor da Assembléia de Deus de Madureira andou descendo a lenha no senador Marcelo Crivela, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus. Abner disse que Crivela só defende os próprios interesse no Senado, mas esquece que seu pai, o pastor Manoel Ferreira, faz a mesma coisa na Câmara dos Deputados.




0 comentários: