sexta-feira, 17 de julho de 2009

Falta de autoridade tumultua Magé

Prefeita demite secretário do aumento do IPTU,

mas irmã o manteve na prefeitura.

Revoltados com o poder exercido por Núcia Cozzolino, irmã da prefeita Núbia Cozzolino, nos assuntos do município já começa a agitar a Câmara de Vereadores. Hoje o blog ouviu dois membros da bancada de sustentação da prefeita no Legislativo e esses se mostraram revoltados com o fato de a prefeita ter exonerado o secretário de Planejamento, Ricardo Luiz Monteiro e este ainda permanecer no governo. “Hoje é 17 de julho. A portaria de exoneração foi assinada na semana passada e ele continua lá porque a Núcia quer. Isso é um absurdo. Essa mulher não tem nenhum cargo no governo, mas manda demais e Núbia baixa a cabeça”, afirmou um deles.

Alguns vereadores se mostram preocupados ainda com uma suposta manobra para aumentar o valor da dívida ativa do município para depois negociá-la com uma instituição financeira, que, segundo se comenda no município, pode ter sido a causa do reajuste do IPTU cobrado este ano pela prefeitura e que vem sendo considerado abusivo pelos contribuintes e lideranças locais. Uma denúncia nesse sentido deverá ser levada nos próximos dias ao Ministério Público que, através da Promotoria de Tutela Coletiva já começou a investigar a mudança no critério de cobrança implantada por decreto baixado pela prefeita Núbia Cozzolino no dia 29 de dezembro do ano passado, mas só publicado em fevereiro no diário oficial.

O aumento dos valores do IPTU foi definido através do Decreto 2412-A, pelo qual foi imposta uma nova Planta Genérica de Valores e Metodologia do Imposto Territorial e Predial Urbano, o que, segundo alguns especialistas em administração pública, só poderia ser feito através de projeto de lei. Apontados como responsáveis pelo problema, os secretários Roberto José de Melo (Fazenda) e Ricardo Luiz Monteiro (Planejamento) teriam pego uma planta genérica do município do Rio de Janeiro e implantado em Magé.

Poder paralelo

A polêmica criada em torno do aumento de até 300% cresceu ainda mais na semana passada, quando a prefeita assinou uma portaria exonerando o secretário de Planejamento, Ricardo Luiz Monteiro, mas ele continuou do cargo. O poder exercido por Núcia no governo, entendem até alguns membros do governo, poderá custar caro a prefeita, principalmente por causa da permanência dos secretários de Planejamento e Fazenda.

“Esses dois secretários (Ricardo e Roberto José de Melo) devem exercer uma força muito grande sobre Núcia e ela deve estar pressionando bastante a prefeita para mantê-los no governo. Esses dois não ajudam em nada o município. Muito pelo contrário. Atrapalham bastante e devem ir embora o mais rápido possível”, disse um membro na bancada de sustentação de Núbia na Câmara.

Outro vereador que também apóia a prefeita diz que Núbia tem de mostrar autoridade e colocar os dois secretários para fora. “Não é porque Núcia quer proteger esse pessoal que ela tem de deixá-los governo. Núbia também precisa assumir sua parcela de erro, porque o decreto foi feito pelos dois secretários, mas foi a prefeita quem o assinou. Entendo que Núbia precisa tomar uma posição imediata, demitindo, de verdade os dois secretários e proibindo Núcia de se meter nos assuntos da prefeitura”, afirmou, completando que a maior prova de que Núbia não tem voz a ativa foi dada com a colocação de outdoors em vários pontos da cidade, pedindo a demissão dos dois secretários e atribuindo o pedido aos vereadores.

Para um terceiro vereador, os outdoors foram colocados pela própria prefeita. “Ela não tem coragem de peitar a irmã e deve estar se preparando para fazer a demissões e dizer depois que o fez por que sofreu pressão de nossa parte”, completou.




0 comentários: