sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Prefeito de Nova Iguaçu responde a 298 processos na Justiça. Cinco são por Improbidade Administrativa

O prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), está correndo sérios riscos se tornar inelegível, ficando fora do processo eleitoral e ressarcir os cofres públicos de possíveis prejuízos causados ao município. Essa é a possibilidade se a Justiça acatar os pedidos que serão feitos pelo Ministério Público (MP) ainda esse ano. O prefeito enfrenta cinco processos de improbidade administrativa e ainda 293 processos na área civil. Em alguns deles, o MP pede que ele perca os direitos políticos por até oito anos. Segundo especialistas, será praticamente impossível o prefeito escapar de tantos processos. Se pelo menos um deles for julgado, Lindberg Farias poderá não concorrer à reeleição.

Nos últimos 20 anos, o prefeito petista é o que mais acumula processos na Justiça. Para Maria dos Anjos, moradora do bairro Miguel Couto, esse tipo de informação deveria ser mais divulgado para que um número maior de pessoas soubesse o que está acontecendo no Governo Municipal. "A gente não sabe de nada disso. O que a gente vê é só propaganda de que a cidade está cheia de obras. Eles falam de bairros que a gente nunca foi e por isso não pode nem conferir se a obra existe mesmo", reclama. Maria não sabe bem o que significa Improbidade Administrativa mas sabe que alguma coisa está errada.

O prefeito comete Improbidade quando utiliza o dinheiro público de maneira errada. Um dos processos enfrentado por Lindberg é quando ele utilizou o dinheiro do Fundef para pagar bolsa de estudo para alunos que estudam em escolas particulares. "O prefeito e a secretária de Educação, Marli de Freitas, enfrentam o mesmo processo. Os dois matricularam alunos das escolas particulares em escolas municipais, sem avisar os pais. O aluno passou o ano inteiro estudando em escola particular mas recebeu diploma de uma escola municipal que nunca estudou", conta um advogado que participou do processo.

Nesse caso, os dois estão respondendo à acusação na Justiça. Marli também pode se tornar inelegível se forem julgados culpados. Essa é apenas uma das dores de cabeça que o prefeito terá de enfrentar até o final do ano. Os dois ainda estão juntos em outros processos semelhantes e ainda em inquéritos que correm em sigilo de Justiça.

"A Justiça é muito lenta. As coisas demoram muito a acontecer. Não sei se vai dar tempo da Justiça julgar tudo isso. O mais importante é que o povo precisa ficar sabendo. A gente tem que saber em quem está votando. Não adianta ficar só com a informação da televisão ou dos adversários", completa Maria.






0 comentários: