domingo, 24 de fevereiro de 2008

“A Amazônia está morrendo. O que faremos?”

Daniel Beltran me manda um e-mail com o seguinte texto:


DESMATAMENTO AMEAÇA A AMAZÔNIA

"Outro dia o governo falava que até setembro o desmatamento caiu muito, mas que desmatamento foi esse que caiu muito? São sete cidades de São Paulo, mais de oito cidades do Rio de Janeiro... Nós estamos falando aí, portanto, do desmatamento, até setembro, de oito vezes 1.400 km²... Quilômetros quadrados! Estamos falando de 12, 13, 14 quilômetros quadrados... É um assunto de extrema gravidade pro Brasil, pro mundo todo, pra nossa responsabilidade nacional e global."


O QUE FAZER?

"O governo devia ter o Exército, a Aeronáutica e a Marinha também, através de equipamentos em rios, o Rio Amazonas é um oceano, com essa função específica... O Estado-Maior das Forças Armadas, o Ministério da Defesa devia ter uma secretaria-geral que devia tratar do controlada floresta amazônica. Isso não é feito. Isso é feito por um organismo frágil, sem os instrumentos de força pra intervir, pra impedir, pra evitar, e termina num discurso muito bonito e com poucas conseqüências."


O QUE ESTÁ SENDO FEITO

Meu caro Daniel

Infelizmente quem antes questionava a falta de ações na Amazônia se encarrega de diminuir o pouco que se fazia e piora mais a situação. O governo está pronto para premiar os desmatadores, dando a eles a titularidade das terras desmatadas, desde que eles se comprometam em recuperar 50% da extensão devastada. Parece piada, mas não é. Como recuperar um ipê de 300 anos, um jequitibá de 200 um jacarandá de 100?






0 comentários: