sábado, 16 de fevereiro de 2008

Os ídolos sempre têm pés de barro

Conta a história que Nabucodonosor teve um sonho onde via um grande rei com cabeça de ouro, o peito e os braços de prata, o ventre e os quadris de bronze, as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro. Preocupado chamou os sábios do reino mas apenas o jovem Daniel soube decifrar o terrível sonho. Daniel disse ao rei que se tratava de uma visão do futuro onde ele conquistaria muitos reinos e outros viriam depois deles mas os pés de barro eram uma fraqueza e o rei poderia ter seu reino destruído.

Diante disso, muitas lendas surgiram, sempre lembrando que o rei, por mais poderoso que fosse, poderia ter os pés de barro e ser destruído por isso. Trazendo a história para os nossos dias e pedindo licença a Donosor, notamos que nossos ídolos realmente têm os pés de barros. De baixo de seu poder e riqueza são frágeis e podem ser derrubados a qualquer momento. Quando um rei se veste de ouro e acredita que jamais sairá do poder é preciso que alguém tenha coragem de "levantar suas vestes" e mostrar que esse poder pode virar pó. Desprezar o homem e suas crenças é um caminho para se perder tudo o que foi conquistado.

Por falar em conquistador, quando um deles chegava a uma terra desconhecida a qual queria dominar, a primeira coisa a fazer era impor sua própria língua e sua religião ou, em alguns casos, fazer de conta que tinha aprendido a língua nativa e que respeitava aquela religião tida para ele como pagã. Esse ardil, por incrível que pareça, ainda é usado em nossos dias. Conquistadores de outras terras invadem a nossa com o pretexto de aprender nossos hábitos e religião mas, quando estão a sós com seus pares o que fazem é rir e debochar dos nativos que ainda teimam em adorar a um Deus único.

Para esses reis é preciso deixar um recado: já na época de Nabucodonosor existia um Daniel capaz de interpretar os sonhos, em outras épocas, outros reis também foram desmascarados com seus pés de barro expostos a todos. Hoje em dia, com o advento da Internet e da informação invadindo nossas casas não dá mais para se vestir de ouro e tentar esconder os pés. O povo está atento e esse rei poderá ter as vestes levantadas a qualquer momento.






0 comentários: