segunda-feira, 27 de outubro de 2008

As cores da polêmica

Catedral de Nova Iguaçu adota cores oficiais da Prefeitura e provoca reação dos paroquianos.

Gerado no ventre da Madre Igreja e fecundado nas chamadas Comunidades Eclesiásticas de Base, o Partido dos Trabalhadores quer se transformar de criatura em criador. Pelo menos, isso é o que leva a crer em Nova Iguaçu, município onde a comunidade católica está protestando contra uma possível associação do atual governo com a Igreja Católica.

A reforma e pintura da Catedral Santo Antônio de Jacutinga está gerando polêmica entre os fiéis. É que as cores escolhidas pela Comissão Administrativa da Igreja se assemelham às utilizadas pela Prefeitura da cidade para pintar escolas, postos de saúde e outros aparelhos públicos. Para o recém eleito vereador e pessoa que foi batizada na Catedral, Thiago Portela (PPS), o que está havendo é a partidarização da Igreja, fato que o fez enviar e-mail à Arquidiocese posicionando-se contra essa possível aliança. “Como católico me sinto ofendido”, sintetiza Portela.

As cores laranja e amarelo ouro, que revestem as paredes da Catedral, também não são bem recebidas pelo professor aposentado e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da Igreja, Salomão Baroud Davi. “Elas quebram uma tradição”, ressume. Outra que foi ao bispo Dom Luciano Bergamin para questionar a pintura é a católica Ivone Lecas, de 76 anos. “Essas cores não coadunam com a arquitetura da igreja. Elas são até bonitas, para blusas. Elas não oferecem paz para se fazer uma oração”, disse a fiel.

A suposta ligação entre a Igreja Católica e a administração petista começa novas suspeitas quando alguns fatos são observados. Um deles é muito simples: a Igreja Católica é a principal locatária de imóveis para abrigar as estruturas da administração municipal. Além disso, programas e deveres que deveriam ser feitos pela Prefeitura de Nova Iguaçu foram transferidos para a Igreja.



Igreja recebeu dinheiro público

Recentemente a Defensoria Pública questionou a iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu de acabar com as casas abrigos e envia os menores para Casa do Menor São Miguel Arcanjo, ligada ao Padre Renato Chiera. Pra tal, a Prefeitura pagaria para a instituição cuidar dos menores, terceirizando o serviço e se isentando da obrigação de ser a responsável por cuidar das crianças.

A polêmica ganha mais intensidade quando observado mais um detalhes. Segundo fontes, o Ministério Público está de olho na relação Igreja e Prefeitura, já que foi um padre um dos responsáveis por administrar cerca de R$ 4 milhões para a realização do Fórum Mundial da Educação. Trata-se do Padre Pierre Tuossaint Roy, que hoje não está mais em Nova Iguaçu, local onde militava na área de Direitos Humanos.

Dom Luciano Bergamin, bispo da cidade, recebeu uma comissão de fiéis na quinta-feira, dia 16, mas afirmou que a pintura continuará sendo executada.






0 comentários: