domingo, 11 de maio de 2008

O último a sair apaga a luz

A decisão do TRE de endurecer e impedir que candidatos com passagem pela Justiça concorram, deixou muita gente em estado de alerta. Se medida tiver eco nos Tribunais de Justiça pode ser o começo de uma grande mudança no país e, principalmente, nos municípios. Em Nova Iguaçu, por exemplo, se a decisão passar ainda para as eleições de outubro próximo teremos uma verdadeira reviravolta. Falando apenas dos pré-candidatos à Prefeitura, nenhum dos principais poderá concorrer. É bom a sociedade ficar alerta para isso já que outros terão uma grande chance.

O deputado federal Nelson Bornier tem 11 processos na Justiça. A maioria deles por problemas em processo de licitação. O governo Bornier gerou na Justiça Civil cerca de 100 processos. Alguns ainda estão sendo resolvidos mas a maioria foi arquivada. No entanto, o que vai pesar para o TER são os 11 que estão em nome dele e não do município. O também deputado federal Rogério Lisboa tem apenas um processo que pode atrapalhar sua carreira política. Ele foi denunciado por um ex-cabo eleitoral.

Rogério teria feito um acordo com o então colaborador, assinado em cartório, em troca de votos. Mas, dos três, o ex-líder estudantil é o que mais tem problemas a enfrentar. Lindberg Farias tem 7 processos por improbidade, pelo menos dois inquéritos e vários procedimentos. O governo dele gerou quase 300 processos na área Civil. Logo no primeiro ano de governo ele ficou com os bens indisponíveis por possíveis irregularidades em processos de licitação.

Lindberg é o recordista dos três. Mesmo com menos tempo de governo do que Bornier, o rapaz conseguiu acumular processos no Tribunal de Justiça Estadual e Federal, sem falar em irregularidades apontadas pelo TER. No momento, o prefeito enfrenta uma possível intervenção na cidade o que não acontecia em Nova Iguaçu há mais de 20 anos. Segundo analistas políticos, a passagem de Lindberg pela cidade foi a mais desastrosa de todos os tempos. Nem o prefeito cassado, Paulo Leone, teve tantos processos como Lindberg. Portanto, se a moda pega Nova Iguaçu terá nomes desconhecidos na disputa para prefeito.






0 comentários: