sábado, 24 de maio de 2008

Homens de bem

Para que, afinal, serve uma Câmara de Vereadores? Sei que esse assunto não é dos mais inéditos. Em algum momento, de alguma maneira, já ouvimos falar nele. Mas, mesmo assim, parece que a maioria ainda não entendeu bem para que serve uma Câmara de Vereadores. Principalmente, em Nova Iguaçu, ainda não se tem isso muito claro e pode ser um grande problema porque quando se pensa que alguma coisa não serve para nada a atitude mais lógica é se descartar dela. Então, corremos um sério perigo de se começar a questionar o princípio da Democracia que diz que os três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), são independentes.

As atitudes mais recentes da maioria dos vereadores de Nova Iguaçu mostram que essa independência não existe na prática. Os vereadores acabam reféns do prefeito uma vez que pensam depender dele para que consigam obras no seu bairro e assim captar isso para que tenham mais votos e fiquem mais tempo na Câmara. Mas, como dizia minha tia avó: "tudo tem limite". Pelo jeito, os vereadores não tiveram uma tia avó como a que eu tive. O tempo todo passam de todos os limites. A maneira como o prefeito Lindberg Farias vem se comportando ao longo do governo seria para que, no mínimo, fosse investigado pelos vereadores, o que não aconteceu até agora.

Qualquer ameaça da oposição de que isso aconteça faz com a tropa de choque da situação saia logo em defesa do seu mestre que, não consegue controlar nem os próprios instintos, mas que controla muito bem a Câmara. Com isso, a Câmara perdeu totalmente a credibilidade com a Imprensa e com a população. Jornais locais ofendem os vereadores todo o tempo sem que eles tomem qualquer atitude. Na contramão da história continuam agindo como se vivessem em uma realidade paralela. Tomam atitudes em defesa do prefeito que são quase patéticas.

Hoje, a Câmara vive em outro mundo. Aceita mensagens inconstitucionais, desrespeita até o Regimento Interno para que "o chefe" fique satisfeito e os vereadores continuam acreditando que isso não vai ter resultado nas urnas. Acreditam que o assistencialismo que praticam vai Elegê-los de novo e de novo. Por isso, está na hora dos homens e mulheres de bem demonstrarem que esse comportamento não é aceitável. Se curvar para os desejos insaciáveis de um prefeito que não pensa no povo não é papel para o Legislativo. Eles passaram de todos os limites e cabe a nós colocá-los em seu devido lugar.




0 comentários: