terça-feira, 11 de novembro de 2008

O dono da cidade


“Manda quem pode e obedece quem tem juízo”. Essa parece ser a máxima adotada pelo “tronco e membros” do deputado Rogério Lisboa (DEM), o super-secretário Antonio Duarte Araújo, o ex-vereador Tuninho da Padaria, que, mesmo sem ter obtido um voto, está mandando mais que o prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), reeleito com 65% dos votos.

Uma vez vereador – tentou se reeleger em 2004, mas foi rejeitado nas urnas – Tuninho foi presidente da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e secretário de Transportes na atual gestão. Perdeu os cargos quando Rogério fez beicinho e encenou uma briga com o prefeito. Selada a paz, voltou à Prefeitura e agora é o He-Man do governo. Tem a força e provou isso nessa terça-feira com a publicação da portaria de exoneração do secretário de Meio Ambiente, José Augusto Vendas, que no último sábado esteve na 58ª DP para registrar a agressão sofrida. Vendas tomou umas porradas de Tuninho e ainda perdeu a boquinha que tinha na Prefeitura.

Tuninho não vende mais pão desde janeiro de 2001, quando assumiu o mandato de vereador. Hoje ele acumula as secretarias de Trânsito, Governo e é o bam-bam-bam da tal Câmara de Gestão que o prefeito Lindberg Farias diz que vai fazer e acontecer. Pessoas ligadas a ele deixaram escapar que em 2010 Rogério Lisboa não disputará a reeleição de deputado federal, mas optará por uma cadeira na Assembléia Legislativa, para que Tuninho possa ser o candidato do DEM na Baixada a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Com os dias contados

E por falar no todo-poderoso Antonio Duarte Araújo, ele e seu cabeça já teriam decidido quem é que ficará, a partir de janeiro, com o contrato para prestar o serviço de coleta lixo. De acordo com uma fonte ligada ao grupo, a empresa ServFlu que trabalha no município há vários anos será convidada a se retirar. O mesmo, diz a fonte, acontecerá com a Bancar – que loca carros para a Prefeitura – e com as empresas que alugam máquinas pesadas para o município. Afirmou a fonte que pelo menos a locação de veículos e de máquinas ficaria a cargo de uma empresa cheirando a novo, comandada pelo filho do empresário Ludo Amom. É esperar para ver.





0 comentários: