sábado, 22 de novembro de 2008

Ineficiência, nepotismo e dengue

A dengue, doença que fez um estrago danado no estado do Rio de Janeiro, já havia matado pelo menos 28 pessoas em Nova Iguaçu este ano e dia desses voltou a fazer uma vítima fatal. Acabo de ler uma notícia encaminhada pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde dando conta de que o órgão está firme no combate ao mal transmitido pelo mosquito aedes aegypti. Recebi a informação através de e-mail encaminhado pelo esforçado Fernando Del Castilho, que se desdobra para mostrar serviço, mas esbarra sempre na ineficácia daquela emperrada secretaria.

Gostaria muito de dar essa notícia aqui, mas não posso fazê-lo, pois não é verdade que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu combate qualquer coisa. O fato é que essa secretaria funciona apenas como cabide de emprego para o secretário Walney Rocha abrigar seus cabos eleitorais. A coordenadoria de controle de vetores, por exemplo, encarregada de combater os focos do transmissor da dengue, é comandada por um parente do secretário, Vitor Rocha. Também é verdade que tem faltado material para os agentes encarregados de visitar as casas.

Essa semana, em Vila de Cava, se encontraram na rua um agente da Prefeitura e outro contratado pelo Sesc para atuar no combate. Enquanto o do Sesc fazia seu trabalho, o do município ficava olhando, pois a bolsa que carregava a tiracolo estava vazia. Essa é a verdade que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu esconde.

Sei que o deputado-secretáro vai espernear, gritar, dar soco na mesa e dizer que processará o jornalista, mas não posso fechar os olhos para essa triste realidade. Pois é, assim como essa secretaria não combate coisa alguma, também não faz nada para evitar o fechamento do Hospital de Caridade Iguassu, que presta relevantes serviços à população e deveria receber por isso - já que, todos os meses, o Ministério da Saúde repassa para essa mesma secretaria o dinheiro necessário para pagar aos laboratórios e clínicas conveniadas. O problema é que esse dinheiro é gasto só Deus sabe onde e os conveniados ficam sem receber. Alguns prestadores de serviços estão desde agosto sem ver a cor do dinheiro. Mas não é só isso. O Centro de Oncologia teve de parar de atender os pacientes com câncer porque essa secretaria tem deixado de fazer os pagamentos.

Tá bom ou é preciso dizer mais alguma coisa?


Pressão por cargos?


Essa Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu é mesmo uma vergonha. Os “nobres” representantes do povo passaram quase quatro anos fechando os olhos para as barbaridades cometidas pela administração do prefeito Lindberg Farias (PT) – que manda e desmanda naquela Casa – e agora, no apagar das luzes, resolveram jogar para a platéia, chamando o secretário de Saúde, Walney Rocha para dar explicações. A convocação foi feita pelo ex-coerente vereador Fernando Gomes Cid (PcdoB). Walney foi lá, não explicou coisa alguma e ficou tudo bem.

Esse jornalista foi convidado para assistir a tal de audiência pública, mas como não tenho tempo a perder não apareci por lá. No dia seguinte conversei com três vereadores e eles me disseram que “não havia muito o que questionar o secretário”. Perguntei: Então por que o convocaram?

Ouvi a mais vergonhosa explicação: “Muita gente nossa que recebia através de cooperativas foi dispensada. Precisávamos encostar o homem na parede”.

Tirem vocês a conclusão e respondam para si mesmos: Dá para esperar alguma coisa de bom desses nobres representantes do povo?


Dois bicudos não se beijam...


Uma fonte ligada ao (des) governo municipal de Nova Iguaçu acaba de me dizer que o deputado Walney Rocha dificilmente se manterá na Secretaria de Saúde e que a saída dele não tem nada a ver com o caos que impera no setor, mas deverá acontecer por conta dos super poderes conferidos pelo prefeito Lindberg Farias ao secretário de Governo Antonio Duarte Araújo, o Tuninho da Padaria.


Rainha da Inglaterra


A mesma fonte me disse que o vereador reeleito Alexandre José Adriano, o Xandrinho (PV), que há pouco tem fez beicinho e protocolou carta renunciando o cargo de líder do governo, deverá ocupar uma secretaria. Informa a fonte que se Xandrinho aceitar a tal secretaria – que seria a de Transportes – irá apenas administrar para o todo-poderoso do momento, Tuninho da Padaria, que é visto como o verdadeiro dono do pedaço.

Aliás, reforçou a fonte, a Secretaria de Transportes teria sido oferecida ao vereador eleito Carlinhos Presidente, mas esse teria recusado por saber que seria apenas figura decorativa, já que seria obrigado a bater cabeça para Tuninho.





0 comentários: