quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ex-padeiro vira "prefeito de fato" em Nova Iguaçu

Lindberg Farias dá mais poder ao secretário de Governo Antonio Daurte Araújo, o Tuninho da Padaria.

Tudo indica que a próxima administração do prefeito reeleito em Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), ficará nas mãos do secretário municipal de Governo, Antônio Araújo Ferreira, mais conhecido Tuninho da Padaria, presidente municipal do DEM. Tuninho, que é o braço direito do deputado federal Rogério Lisboa, presidente estadual do DEM, é o responsável por aprovar ou não todas as licitações feitas pela Prefeitura. A ele todos os secretários são obrigados a prestar informações e, ao que tudo indica, Toninho será o "prefeito de fato" enquanto o reeleito Lindberg Farias será apenas o prefeito de direito.

Os poderes conferidos por Lindberg Farias ao Tuninho da Padaria foram feitos através do decreto nº 8.251, publicado no Diário Oficial de terça-feira. O decreto amplia os poderes do secretário de Governo e coloca grande parte do secretariado subordinado a ele. Segundo o artigo 3º do decreto, "ficam diretamente subordinados à secretaria municipal de Governo a Comissão Permanente de Licitação; o setor de publicação dos Atos Oficiais; a Ouvidoria; a Coordenadoria de Política Especial para a Mulher e a Coordenadoria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial".

O poder repassado ao representante de Rogério Lisboa no governo Lindberg Farias é tanto que, de acordo com artigo 2º do referido decreto, caberá ao Tuninho da Padaria "acompanhar os interesses da administração municipal junto ao Poder Legislativo à sociedade civil organizada e governos estadual e federal". Mas não param por aí os poderes dados ao super-secretário. Ele também representará a Prefeitura de Nova Iguaçu em acordos feitos com "instituições nacionais e internacionais", conta o decreto.

O fortalecimento de Tuninho da Padaria foi tanto que o prefeito, através do decreto, diz que Tuninho poderá representar o chefe do Poder Executivo Municipal em qualquer atividade ou solenidade em que se faça necessária a presença da Prefeitura de Nova Iguaçu.



De olho em 2010


Segundo fontes ligadas à Prefeitura de Nova Iguaçu, o fortalecimento de Tuninho da Padaria só serve para confirmar que Lindberg Farias deixará a cidade para cuidar de sua futura campanha em 2010. "Quem vai governar é o Tuninho. O povo reelegeu Lindberg, mas ele não será o prefeito. Vai cuidar da campanha em 2010", comentou a fonte.

Com o projeto de ser governador do Estado do Rio de Janeiro, conforme declarações feitas ainda mesmo na campanha de 2004, Lindberg Farias depende apenas da definição de como ficará o governador Sérgio Cabral em uma possível dobradinha entre PT e PMDB na corrida pela presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já chegou a declarar que gostaria de ver Sérgio Cabral como vice na chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Roussef.

No entanto, o paraibano de João Pessoa também poderá concorrer ao Senado, caso o governador Sérgio Cabral busque nas urnas a sua reeleição. Neste caso, Farias colocaria seu nome para disputar uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2010.





0 comentários: