quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Uma crônica miraiense

Noite passada sonhei com a cidade onde nasci. Bateu uma saudade danada. Gostosas lembranças me assaltaram nessa quarta-feira de cinzas.

Às vezes penso ter uma pena mágica. O que com ela transcrevo tem a condição de trazer-me de volta ao passado, como se o já vivido ainda me fosse presente. Às vezes penso ser encantada a vidraça de minha janela preferida. O que dela vejo é bem o que quero rever: as ruas pequeninas do meu Mirai, a pracinha e a igreja que para mim tinha a torre mais alta do mundo; a escola de minhas primeiras letras, o primeiro poema e as brincadeiras no recreio. Ainda vejo rolar a bola com a qual driblava a incrível realidade crua, o céu onde empinava sonhos em forma de papagaio, minha liberdade de pombinha branca...

Olho minha cidade de uma vidraça distante, do último andar. Sonho, canto, tenho saudades e quero novamente o silêncio de suas ruas, a poesia dos barquinhos oscilantes nas poças d água que a chuva deixou, os circos mambembes e as pantomimas dos palhaços de outrora.

Busco aquele par de olhos castanhos da menina que tanto me encantou, a canção de amor tocada no serviço de alto-falante do parque de diversões que veio de longe e o mesmo jardineiro que me dava broncas por ter pisado na grama. Quero o sorvete saboroso, o borbulhar das bolhas de sabão, correr nos campos, colher margaridas e doá-las após a quem merecer.

O que quero mesmo é voltar a ser embalado pela canção operária das máquinas de suas fábricas de tecidos, ver o tráfego congestionado pelos operários de volta para suas casas depois de mais um dia de labor. Na verdade, meu Mirai, não quero muito. Gostaria apenas de voltar a vê-lo de uma janela humilde lá na Rua Senhor dos Passos.




0 comentários: