terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Secretários não comparecem e situação piora em Nova Iguaçu

Os secretários de Saúde e de Obras, Walney Rocha e Hélio Aleixo, não compareceram à Câmara quando foram convocados. Semana passada, procuraram os vereadores para marcar nos dia 10 e 11. Se não comparecerem dessa vez os vereadores prometem endurecer e entrar com pedido na Justiça. A Constituição determina que todos os secretários de todas cidades da União devem prestar contas às suas respectivas Câmaras de três em três meses. Isso nunca foi feito na cidade. Enquanto isso, a maioria das obras está parada e os hospitais e clínicas conveniadas também pararam as atividades. O último caso é o do Hospital do Câncer.

A Associação Caridade Hospital Iguaçu (Achi), está com o atendimento ao SUS totalmente parado. O Instituto Oncológico também paralisou as atividades. “É uma falta de respeito com o paciente. Só quando a gente chega é que vai saber o que está acontecendo de verdade e tem que voltar para casa sem o atendimento”, reclama o paciente Jorge Gomes, 59 anos. Essa e outras questões o secretário de Saúde, Walney Rocha, terá que responder. Por que a Prefeitura demora de quatro a seis meses para fazer o pagamento que o SUS faz sem atraso até o décimo dia útil de cada mês.

Já no que diz respeito às obras, Hélio Aleixo terá muito que explicar. A maioria das obras iniciadas ano passado está parada. Na última semana, o prefeito Lindberg Farias publicou em Diário Oficial a paralisação de várias obras. Semana passada, eles divulgaram que as obras do viaduto da Posse devem estar concluídas até maio. “Ninguém acredita mais nisso. Mas mesmo que fique pronta não vai adiantar de nada já que a duplicação será feita pela metade. Muitas casas que precisavam ser desapropriadas não foram. É uma bagunça geral”, reclama o morador do bairro, Josias Feitosa.





0 comentários: