domingo, 15 de fevereiro de 2009

Isso é covardia, senhores

Acabo de receber um e-mail de uma leitora me contando horrores sobre a rede de Saúde de Nova Iguaçu, tanto da pública quanto da conveniada, que reúne 39 unidades prestadoras de serviços através do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela revela que o Instituto Oncológico enviou correspondência à sua mãe, paciente desse centro médico, avisando que a unidade vai fechar as portas, por que não recebe o que lhe é devido.

A paciente, em questão, é uma senhora de 73 anos que precisa e muito do atendimento prestado por essa unidade. Entendo que a direção do instituto tem todo o direito de cobrar o que a Prefeitura lhe deve, mas precisa fazer isso por vias legais, o que, até onde sei, nunca fez. Aliás, os diretores das clínicas conveniadas usam funcionários e pacientes para pressionar essa inconseqüente e irresponsável administração municipal, mas não dá as caras na Justiça, no Ministério Público nem na Câmara de Vereadores, onde nunca compareceram nas audiências públicas marcadas para debater o assunto. Esse negócio de mandar cartinha a paciente, no meu modo de entender, é terrorismo.

Os donos dessas clinicas são covardes na medida em que usam os pacientes – muitos deles em estado terminal – e funcionários que passam por dificuldade por que estão sem salários – para fazer carga junto ao prefeito Lindberg Farias (que além de covarde é omisso), que se finge de surdo e não dá a mínima para a situação. Covardes também sãos os vereadores de Nova Iguaçu, que durante todo o primeiro mandato de Lindberg ignoraram os problemas do município.

Esse grupo, que agora diz que vai fazer e acontecer, é o mesmo que fechou olhos e ouvidos e deixou o prefeito fazer o que bem entendesse. Soa estranho ouvir Fernando Cid, Carlos Ferreira, Marli de Freitas, Marivaldo Amorim, Rosangela Gomes e Marcos Fernandes meterem o dedo na ferida que eles próprios fizeram aumentar quando mamavam nas tetas desse mesmo desgoverno que é a gestão de Luiz Lindberg Farias.

A Saúde de Nova Iguaçu está doente sim, senhores, mas a culpa é de todos os que se omitiram, ficando calados por que a distribuição de cargos era farta. São responsáveis por isso também os donos dessas clínicas, que convivem com o atraso de pagamento desde 2005, mas não tomam medidas legais por que temem ser descredenciados por esse governo que não costuma perdoar quem lhe cobra o que é de direito e toma como afronta qualquer ato que desagrade essa gente que brinca de governar a cidade.




0 comentários: