sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O fiel da balança na sucessão de Guapimirim

Ainda falta um ano para as eleições municipais, mas em Guapimirim esse assunto ganhou as ruas de tal forma que se discute como se a escolha do novo prefeito fosse acontecer amanhã. Enquanto muitos falam em Ismeralda Rangel Garcia, Zelito Tringuelê, Nilda do Posto e outros nomes menos populares, os caciques das legendas estão debruçados sobre números que apontam que quem quiser vencer essa disputa precisará ter uma conversa de pé de ouvido com o ex-prefeito Ailton Vivas, visto nesse momento como “fiel da balança”.
Ismeralda está em posição confortável como pré-candidata do governo. Espera a definição dos adversários, mas para que essa tranquilidade seja completa há que se conversar em termos de um bom apoio e ela sabe muito bem que Ailton viria a calhar. Nilda do Posto tem somente o nome do ex-marido, o ex-prefeito Nelson do Posto e muita força de vontade. Aqui, à distância tenho medo de que ela esteja apenas sendo usada por correntes mais fortes dispostas a estender seus domínios.
Tenho conversado muito com Nilda e escutado de sua boca o desejo de encarar uma campanha por mais dura que essa possa ser, mas será que essas correntes vão sustentar o apoio que prometem agora? Ainda que a resposta para essa pergunta seja positiva, os números que ocupam a cabeça dos caciques apontam que ela também fica dependente do “fiel da balança”, que, nenhum cacique acredita hoje, conseguiria sustentação jurídica para uma candidatura a prefeito, mas conseguiria transferir, por baixo, uns cinco mil votos.
Quanto a Tringuelê, embora tenha sido o candidato a deputado estadual mais votado no município no ano passado, nenhum dos caciques das legendas o vêem como “bicho papão”. Hoje se trabalha mais por uma composição com Ailton e pouco se fala em Zelito, que, ao que parece, não está assustando mesmo a ninguém.

0 comentários: