sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Golpe em nome de funcionários em Magé

Um grupo de funcionários dos postos do Programa Saúde da Família (PSF), que funcionam em Mauá e do Posto de Saúde 24 horas, estão desesperados. Eles descobriram ontem que seus chefes pegaram verbas do chamado Pronto Pagamento - modalidade de adiantamento de recursos para cobrir despesas de urgência – em nome deles e não fizeram a devida prestação de contas. A responsabilidade agora está caindo sobre esses servidores. A descoberta foi feita quando eles foram à Prefeitura atendendo convocação para apresentarem os comprovantes dos gastos que não fizeram, pois eles nunca tiveram acesso a verba alguma, ficando esclarecido que eles tiveram os nomes usados por seus chefes, todos subordinados ao ex-vereador e ex-secretário do Meio Ambiente, Valdeck Ferreira de Mattos, que se comportava como “dono” do quinto distrito de Magé.
Entre os servidores que tiveram os nomes usados estão as auxiliares de enfermagem Karla Suely Silva Torbis, Maria da Penha Pereira Silva, Joana Darc Barboza Cerqueira (lotadas no PSF do Jardim da Paz), Hanne Caroline Alves Silva e Rosilene Norato Gomes (que trabalham no PSF do bairro São Francisco) e os motoristas de ambulância Eliel de Almeida Esmael (Posto 24 horas de Mauá) e Alexandre Ribeiro do Vale (PSF do bairro São Francisco).
Em declaração feita de próprio punho os funcionários afirmaram que foram chamados para assinar alguns papeis os quais não puderam ler. Em sua declaração entregue na Procuradoria do Município, que vai acionar o Ministério Público nos próximos dias, Rosilene Norato afirmou que não sabia do que se tratava. “Eu não sabia o que era. O Rafael e a Raquel (secretária de Valdeck Ferreira de Matos) pediram para não ler e só assinar”, disse ela. O motorista Eliel também citou o nome da secretária. Ele afirmou que foi convidado para assinar uns papeis e que Raquel pegou os documentos dele.
A declaração da funcionária Hanne é mais contundente ainda. “Relato que no mês de março (2011), fui solicitada pela Raquel, através do coordenador Rafael, para assinar um documento. Porém não fui permitida ler o documento. Ontem, dia 28 de setembro, recebi um memorando para comparecer a Secretaria Municipal de Saúde para prestação de contas”. Além de Raquel os servidores citaram ainda os nomes de outros dois colaboradores de Valdeck, identificados apenas como Jean e Helinho Cabeça. Joana Darc, por exemplo, contou que foi chamada para assinar os documentos por Jean, que coordenava o PSF do bairro Ipiranga. Esses funcionários estão recebendo todo apoio da Procuradoria, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Controle Interno. Um inquérito administrativo vai apurar as responsabiliades e uma denúncia com os nomes dos verdadeiros culpados será apresentada ao Ministério Público.



0 comentários: