terça-feira, 13 de setembro de 2011

“Nem só com médicos se faz a Saúde...”

Concordo plenamente com os leitores que me escreveram ontem falando sobre isso, mas sem eles não há tratamento. De que adianta uma unidade cheia de enfermeiros e nenhum médico? E aqueles postos que só tem auxiliar de enfermagem e agente comunitário, podem ser chamados de unidades médicas? O problema de Magé, minha gente, é que têm muitos “especialistas”. Todo mundo entende de tudo. É curioso demais metendo o bedelho em coisa séria. Saúde tem de ser feita por profissionais da área e essa é a proposta da nova gestão. A casa tem de ser arrumada sim, mesmo que isso venha desagradar aos “especialistas”. O novo sempre assusta, sempre causa insegurança, mas basta que esse novo comece a funcionar para os ânimos se amainarem.
Quando escrevo sobre Saúde a maioria dos que se manifestam em comentários o fazem de forma pequena. Não debatem o assunto. Preferem atacar pessoas: a enfermeira tal é isso, o agente tal é aquilo e assim por diante... Falam até de vida pessoal como se o que cada um faz em seu quarto fosse de interesse público, mas o assunto mesmo fica de lado. O mesmo ocorre quando o tópico é a Educação: A diretora fulana não presta... ela pisou no meu pé, torceu o meu dedo ou coisa parecida com aquelas verificadas no jardim de infância. Não debatem Educação, mas a situação de cada um como, se a nossa proposta aqui fosse a de selecionar currículos. É um querendo derrubar o outro.
Amigos mageenses, vocês votaram pela mudança. Então deixem ela acontecer. Será que trinta dias são suficientes para se avaliar o trabalho de alguém? Não sou especialista em Saúde e não entendo nada de Educação, mas acho que tem gente pensando que o prefeito tem uma varinha de condão na gaveta e pode usá-la para operar milagres. Tem gente que passou sete anos caladinho, não moveu uma palha para nada, mas acha que tudo tem de ser resolvido rapidamente.
Têm os que preferem o atropelo, o trator sem freio que sai passando por cima de tudo e de todos. Esse tipo de ação não constrói nada. Magé está nessa situação exatamente por causa do atropelo. As boas idéias não eram levadas em conta porque o autor torcia para o Vasco e os gestores para o Flamengo. A diretora A não tem que gostar da professora B. Ela tem que avaliar é a capacidade profissional. É assim que eu penso, mas esse sou seu. Não sou todo mundo e respeito o modo de pensar de cada um.



0 comentários: