domingo, 14 de junho de 2009

Se correr o bicho pega. Se ficar o Aluizio toma

Como faço todas as manhãs, hoje acordei cedo e fui até a banca da Praça Rui Barbosa comprar os jornais. Lá encontrei um aliado forte do prefeito de Nova Iguaçu e este me confirmou o que estou ouvindo há pelo menos um mês: Lindberg pode não ser candidato a nada nas próximas eleições, o que se acontecer, vai deixar o conselheiro do TCE Aluizio Gama muito irritado, pois o compromisso entre os dois é o de a prefeitura passar para as mãos da vice-prefeita, Sheila Gama, esposa de Aluizio, que está doido para voltar a mandar no governo iguaçuano, mesmo que de forma indireta, através da mulher. Ele seria, dessa forma, o prefeito de fato e ela a prefeita de direito.

O que me contam os mais próximos, é que Lindberg precisa de um novo mandato, mesmo que seja de deputado federal. Esse papo de governador ou senador seria só conversa fiada, até porque ele sabe que não tem legenda para chegar ao Palácio Guanabara e muito menos votos para isso. No caso de uma disputa por uma vaga no Senado, a coisa fica complicada a partir da filiação de Anthony Garotinho ao PR, o que acaba garantindo um palanque e tanto para Marcelo Crivela, o que facilitaria bastante uma reeleição para o senador da Igreja Universal do Reino de Deus, embora esse seja de uma inexpressividade danada.

O medo de Lindberg seria ficar fora da prefeitura uma semana que seja, pois sua situação na Justiça não é nada boa e pilhas de inquéritos atravancam as dependências dos ministérios públicos estadual e federal, sem contar as investigações de fatos gravíssimos que correm na Polícia Federal. Ele entende que fora do governo não teria como evitar que provas importantes viessem a ser colhidas e reforçassem as acusações que, como já disse, são muitas e preocupantes.

A verdade é que o prefeito está apavorado. Se ele sair acabará abrindo as gavetas para os inimigos e a papelada poderia ir parar nas mãos fortes da Justiça, acabando de vez com a carreira dele. Se ficar para concluir o mandato e ter tempo para tentar limpar a barra, poderia piorar ainda mais as coisas, pois, mesmo cercado por todos os lados, sua gestão continua fazendo uma besteira atrás da outra. Assim, além de sujar ainda mais, estaria irritando o conselheiro ao qual teria vendido a alma.

Como dizem que não é bom ter Aluizio Gama como inimigo, Lindberg já sabe que se não cumprir o acordo poderá vir a ser cassado pelos vereadores que hoje rezam pela sua cara cartilha, mas não pensariam duas vezes antes de atender um pedido do conselheiro, até porque quem tem, tem medo.

E aí, o Lindinho tem ou não razão para perder o sono?




0 comentários: