sexta-feira, 26 de junho de 2009

Rio já discute sucessão estadual

Cabral poderá enfrentar Garotinho e Gabeira na disputa pela reeleição.


Se depender dos comandos das legendas, o governador Sérgio Cabral, que vai disputar a reeleição pelo PMDB deverá enfrentar o deputado Fernando Gabeira (PV) e o ex-governador Anthony Garotinho, que filiou-se ao PR na semana passada. Gabeira, que tem dito que pretende mesmo é ficar na Câmara dos Deputados, vem sendo pressionado por líderes de seu partido e do PSDB, que participaria da chapa com tendo o deputado Luiz Paulo Correia da Rocha como candidato a vice. Já Garotinho, entro para o PR disparando contra os antigos aliados e acenando para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Apoiei Lula em todas as suas campanhas presidenciais e só me coloquei em oposição ao governo federal depois que começaram uma campanha de cerco ao governo da Rosinha. Em política, tudo pode mudar. Ninguém falava mais mal do Lula do que o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. Hoje, são amigos. Eu e Lula, que já fomos grandes amigos, tivemos nossos problemas políticos e nos separamos”, disse Garotinho, que admitiu apoiar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão de Lula.

Fernando Gabeira tem conversado com o ex-governador Marcelo Alencar e com o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo dos Santos, o Zito e revelado sua intenção em disputar mais um mandato de deputado federal, candidatura que ele vê como de grande importância para o PV, pois daria chance ao partido de aumentar a representatividade em Brasília.

O governador Sérgio Cabral, que já começou a percorrer o interior do estado e abrir os cofres para as prefeituras, tem evitado falar numa possível disputa com Garotinho. “O ex-governador tem o direito legítimo de pleitear o governo do estado. Ele deixou o PMDB para isso. O que tenho a dizer é que quero ficar mais quatro anos no cargo para concluir nosso programa de governo”, afirma Cabral.




0 comentários: