domingo, 14 de setembro de 2008

Democracia ameaçada

Prisão de cinegrafista e tentativa de agressão a pastor mancham disputa eleitoral em Rio das Ostras.

O que deveria ser uma festa da democracia está sendo marcado por tumultos e confusões nas ruas de Rio das Ostras, envolvendo a disputa pela administração de um dos municípios mais ricos do interior fluminense. No dia 7 de setembro um cinegrafista que registrava o desfile cívico teve a fita apreendida e foi conduzido a 128ª Delegacia Policial por um policial militar, irmão de um dos coordenadores da campanha do candidato do PSC á Prefeitura, Alcebíades Sabino e dias depois uma nova confusão foi registrada, dessa vez no bairro Cidade Praiana, quando o candidato a vice-prefeito na chapa do PMDB, Benedito Wilson de Moraes, o Pastor Broder, fazia uma caminhada. Ele conta que foi cercado por um irmão e cabos eleitorais do vereador Alberto Moreira Jorge, o Betinho (PDT), aliado de Sabino, que queriam impedi-lo de falar aos moradores que Betinho e outros três vereadores que apóiam Sabino teriam votado contra o programa de obras Reviver.

O caso do cinegrafista chamou a atenção pela rapidez com que o soldado da PM, Prince Vilela, irmão de Roger Vilela chegou ao local do desfile para conduzir o cinegrafista Alexandre Leite, que, segundo afirma, teria sofrido abuso de autoridade por parte de Sabino. “Eu estava registrando o desfile quando Sabino e um grupo chegaram ao local. Apontei a câmera para ele e comecei a gravar a movimentação do grupo. O deputado não gostou e chamou o policial, dizendo que estava se sentido ameaçado por mim. Fui levado à Delegacia e uma fita foi apreendida pelo policial militar. Agora pretendo processar o deputado por abuso de autoridade”, disse o cinegrafista, que contou ainda que o grupo do deputado teria tentado tumultuar o desfile cívico

Pastor reage ao microfone

“Moradores da Cidade Praiana, o pessoal do Betinho está nos agredindo. Está batendo na gente”, disse o pastor Broder ao ser cercado por um grupo de homens na entrada do bairro, onde o candidato a vice-prefeito, apoiado por um carro de som fazia uma caminhada pela comunidade.

Nessa confusão o cinegrafista Alexandre Leite teria sido outra vez agredido. “Eles queriam impedir que nós mostrássemos para os moradores que Betinho e outros três vereadores foram contra as obras que estão sendo feitas. Eles não gostaram”, completou o pastor.

O vereador Betinho e Alcebíades Sabino não foram encontrados para falar sobre o assunto.





0 comentários: