domingo, 28 de setembro de 2008

Agora falta pouco

Não me lembro de uma eleição tão disputada em Nova Iguaçu como essa. A diferença de oito pontos percentuais e o número de 17% de indecisos vai levar os candidatos e pessoas diretamente envolvidas no processo eleitoral, a loucura! Mesmo assim, ainda sinto que faltou alma nessa disputa. Até a militância dos candidatos principais me pareceu apática. Ninguém queria a baixaria de outras épocas ou desrespeito que até chegou a acontecer nesse pleito. Mas, o que se viu nas ruas de Nova Iguaçu foram dois grupos de profissionais, técnicos, que não puseram o coração na hora de pedir o voto.

De um lado, o prefeito personagem que mais parecia o boneco utilizado pelo outro candidato. O sorriso fabricado e fácil de Lindberg Farias foi o que mais se viu numa militância que oscilou entre o insosso de um balançar de bandeiras e o agressivo que conseguia vaiar o adversário mas sem alma, sem espírito de luta. De outro, um candidato que parecia cansado da batalha, sem brilho, cheio de pudores sem sentido onde o que a boca dizia parecia não sair do coração.

Já o eleitor, esse então foi o mais estranho de todos. Vai chegar às urnas sem conhecer direito os dois candidatos, sem avaliar, sem sentir. Chegam às urnas num vôo cego pois não tiveram material suficiente para decidir com critério. Acreditam que os dois são iguais, não conseguiram enxergar o que tem por trás de cada um deles. Meio fora do ar, o eleitor vaga como um zumbi. O horário eleitoral passado na rede bandeirantes também dificultou a vida do eleitor já que o canal tem uma transmissão ruim na cidade. Com tudo isso, fica claro que essa disputa apertada nas urnas não é mérito para os candidatos mas exemplo da falta de expressividade das campanhas que foram feitas.

Mesmo com “o já ganhou” do PT ainda não dá para saber exatamente o que vai acontecer dia 5. Não dá para apostar em qual dos dois vai governar Nova Iguaçu. Afinal, o número de indecisos é grande e, diante das circunstâncias, tudo pode acontecer. É uma pena que a decisão não vai ser pelo melhor já que o povo igualou os dois. É uma pena que fomos privados do debate já que o ex-cara pintada fugiu, correu de medo. É uma pena que uma cidade como Nova Iguaçu tenha um pleito apático como esse. É tudo uma pena. Vamos esperar que Nova Iguaçu sobreviva a isso.





0 comentários: