segunda-feira, 4 de maio de 2009

Silêncio custa caro em Nova Iguaçu

Prefeito distribui cargos e cria secretarias para calar oposição.

Com a distribuição de cargos no governo e a criação de novas pastas para garantir empregos a seus aliados, Lindberg Farias (PT) acabou com a oposição na Câmara Municipal, que, depois de cancelar decreto do prefeito criando seis secretarias e uma coordenadoria, voltou atrás e aceitou mensagem criando as mesmas secretarias antes enviadas por decreto.

Os vereadores aprovaram a criação da secretaria de Obras para que o prefeito "agasalhasse" o deputado estadual Walney Rocha e, não satisfeitos, criaram também as secretarias de Trabalho e Emprego, de Meio Ambiente e Agricultura e, se preparam para criar, as secretarias de Articulação, Juventude e Ciência e Tecnologia. Além disso, querem também uma coordenadoria dentro da secretaria de Saúde.

O vereador Fernando Cid (PCdoB), que iniciou o terceiro mandato batendo muito no governo, foi nomeado como secretário de Meio Ambiente e Agricultura, enquanto seu colega de discurso, Carlos Ferreira, o Ferreirinha (PT), ganhou de presente no Dia do Trabalhador, a secretaria de Fazenda, antes dirigida por Walney. Com isso, assumem os mandatos, os suplentes Fernandinho de Moquetá e Berriel. Ambos vão engrossar as fileiras de soldados do prefeito Lindberg Farias.

Protestos

Nos próximos dias deverão ser criadas as outras secretarias já que os vereadores resolveram não colocar tudo junto para não chamar tanto a atenção. "De qualquer maneira é uma vergonha, já que as pessoas vão ficar sabendo de toda forma. Quando a gente pensa que a Câmara vai melhorar um pouco começa tudo de novo. Esses vereadores deveriam ter vergonha. Não sei como ainda conseguem chegar em casa e encarar a família. Não pensam em ninguém, só neles mesmos", desabafou o morador do bairro Comendador Soares, Júlio dos Santos.

Júlio é uma das pessoas que têm protestado por conta do estado em que está a Escola Municipal Marinete de Oliveira. A escola tem 50 anos servindo a comunidade mas está em péssimo estado e pode cair a qualquer momento. "Os alunos estão estudando em rodízio. Eles dizem que vão transferir as crianças mas não podemos confiar que vão reconstruir a escola. Enquanto isso, os vereadores ficam aprovaram tudo sem pensar em ninguém. O pior é que a gente tem que assistir de braços cruzados", reforça.

O único vereador que votou contra a criação das secretarias foi Thiago Portela (PPS). Os outros garantem que essa atitude não vai onerar os cofres. "Não dá para engolir uma coisa como essa. Qualquer um pode ver que isso vai inchar a folha ainda mais. Há poucos dias soubemos que tem uma porção de fantasmas no governo. Com essas secretaria vai ter muito mais. A gente fica mesmo muito decepcionado com tudo isso, principalmente com aqueles vereadores que se dizem de esquerda", completa o morador de Comendador Soares.




0 comentários: