Há mais de três anos que denunciamos, de todas as maneiras possíveis, os desvios na verba do SUS destinada às clínicas conveniadas em Nova Iguaçu. Existem vários processos tramitando tanto na esfera estadual como federal. Mas, dentro de todos esses problemas o que mais nos choca é a forma como o governo Lindberg vem tratando pacientes com doenças renais e com câncer. O Hospital oncológico esteve para fechar várias vezes e foi salvo depois que a Imprensa fez as denúncias. A única clínica que atende doentes renais é a CDR e tem se mantido porque possui filiais em todo o país. No entanto, essa semana, a direção deu prazo até o dia 25 de maio. Se não receber, não atende. Eles dizem que há seis meses não recebem o repasse regular para a hemodiálise comum e há um ano a Prefeitura não paga a diálise peritonial que é feita em casa.
O interessante é que, no início do ano, os diretores foram procurados pela Imprensa e disseram que estava tudo em dia. Não quiseram denunciar a Prefeitura. Temos informação de que isso aconteceu porque o então secretário Walney Rocha pagou dois meses (janeiro e fevereiro). Marcos Sousa assumiu em março e não pagou nada ainda. Normalmente, o SUS paga até o décimo dia útil de cada mês, portanto, o mês de abril já deve estar depositado na conta da Prefeitura. Não será surpresa se o prefeito Lindberg Farias declarar que já pagou. Se isso acontecer os diretores não poderão negar. Por outro lado, a comissão de Saúde da Câmara e o Conselho de Saúde também não fazem nada. A verdade é que quem sofre com isso são os pacientes que precisam do atendimento.
Esses pacientes deveriam responsabilizar criminalmente o prefeito, o secretário, os diretores da clínica que se omitiram durante todo esse tempo e mesmo os órgãos de fiscalização que nada fiscalizam. Desde que esse governo assumiu que a cidade entrou em estado de desordem, em todos os sentidos, onde ninguém fiscaliza, ninguém fala nada e muita gente sofre com esses desmandos. É verdade que a Justiça é lenta. O Ministério Público Estadual investiga o prefeito Lindberg Farias há três anos e não sabemos o resultado de nada. Mas, hoje, é a única instância a que se pode recorrer já que as outras estão, visivelmente, comprometidas. A única coisa que deveria ser feita é: CADEIA PARA TODOS ELES!
0 comentários:
Postar um comentário