sábado, 9 de agosto de 2008

Empréstimo virtual, gasto real

Prefeitura de Nova Iguaçu contrata entidade para acompanhar

obras custeadas por empréstimo que ainda não foi liberado

Mesmo com um quadro efetivo de engenheiros e arquitetos, além de um elevado número de profissionais contratados, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cidade, contratou, sem licitação, o Núcleo Superior de Estudos Governamentais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Nuseg. No valor de R$ 1.779.960,00, o contrato tem validade de 12 meses e foi assinado no dia 3 de julho, para implantação dos projetos, acompanhamento da execução das obras, elaboração de relatórios gerenciais e o apoio administrativo, contábil e financeiro do Programa de Urbanização Integrada do Município de Nova Iguaçu, a ser executado com recursos oriundos de contrato de financiamento a ser firmado com o Banco Interamericano e Desenvolvimento (BID).

“Tem coisa nisso aí. Desde 2005 que a Prefeitura vem pleiteando esse empréstimo internacional e nada foi liberado ainda. Agora é contratada uma instituição, sem licitação, para acompanhar o que não está sendo executado”, disse o vereador Celso Valentim.

Além de chamar a atenção do bloco de oposição na Câmara de Vereadores, o contrato revoltou os engenheiros do quadro efetivo da Prefeitura. “Além de sermos humilhados com um salário aviltado e com a contratação de profissionais trazidos de fora para ganhar dez vezes mais do que agente, agora somo obrigados a assistir mais esse absurdo. A Prefeitura contrata o Nuseg para fazer aquilo que nós mesmos poderíamos realizar”, desabafa um engenheiro com mais de 25 anos de carreira na Prefeitura.

O secretário Hélio Aleixo foi procurado para falar sobre o assunto, mas não retornou o contato. Na Prefeitura ninguém soube explicar o fato de o Nuseg ter sido contrato para acompanhar os projetos que seriam custeados por um recurso financeiro que ainda não foi liberado e que nem o próprio BID confirmou se será liberado ainda este ano.





0 comentários: