A FFM Terra vai alugar mais máquinas para a Prefeitura. Promotoria já apura a denúncia de fraude em licitação apresentada no ano passado
As investigações instauradas pelo Ministério Público, as denúncias de irregularidades nos processos licitatórios, parecem não incomodar o prefeito interino de Magé, ele mesmo alvo de inquérito. É que quatro meses após denúncia apresentada ao MP, dando conta de que o prefeito Anderson Cozzolino, o Dinho, teria ligações com as empresas FFM Terra Locadora de Veículo JM Terra, controladas pelo empresário Fábio Figueiredo Morais, o Fabinho, possivelmente favorecidas em contratos firmados com a Prefeitura, um deles no valor de R$ 22 milhões, a FFM teve mais um contrato para locação de maquinas e caminhões assinado. O novo contrato tem validade de um ano e o valor total de R$ 19,8 milhões.
A empresa, que vem sendo investigada pela promotoria, venceu uma licitação realizada na modalidade de pregão eletrônico em fevereiro, o que é confirmado pela ata de registro de preços publicada na edição de nº 383, do Boletim Informativo do Município. De acordo com a ata, a FFM vai alugar à Prefeitura, por 12 meses, um trator-carregadeira-escavadeira, dois caminhões basculantes, uma carreta para transporte pesado, uma escavadeira hidráulica, um carregador frontal de rodas, um distribuidor de betume, um compactador, uma vibro-acabadora, um caminhão compactador de lixo e um caminhão com carroceria fixa.
Segundo denúncia encaminhada ao Ministério Público em novembro do ano passado pelo vereador Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata e pelo ex-namorado da irmã do prefeito, Núcia Cozzolino, Yacemir Fernandes, as FFM Terra e a JM Terra atuariam no município “em parceria com Dinho”. De acordo com a denúncia, durante o ano de 2010 a FFM locou maquinas para a administração municipal recebendo R$ 22,3 milhões. Na denuncia apresentada pelo vereador e Yacemir, “a empresa não enviava o número de equipamentos contratados e não possuía o maquinário acordado em contrato”.
Além do contrato com a FFM, denunciado também outro firmado entre a Prefeitura de Magé a empresa JM Terra, com duração de quatro meses e o valor total de R$ 917 mil, visando a pavimentação de algumas ruas, serviço que, segundo a denúncia, já haviam sido feitos em 2008.
R$ 1, 7 milhão em materiais recicláveis
Ainda na edição 383 do órgão oficial do município foi publicada a ata de uma licitação para a compra de materiais descartáveis que já esta dando o que falar. Ao todo serão gastos R$ 1.741.228,06 na compra de sacos de lixo, colheres e potes de plásticos, copos e papel toalha. O item que mais chama a atenção é o da aquisição de sacos de lixo, que não deixa claro quantas unidades estão sendo compradas por R$ 118 mil junto à empresa Limpapel Comércio de Papeis, sediada no bairro Siderlandia, em Barra Mansa.
Segundo o documento publicado, a Prefeitura está comprando embalagens de 50 unidades de sacos plásticos reforçado para lixo, com capacidade para 200 litros, ao preço unitário de R$ 19. A ata revela seis mil unidades, mas não diz se são seis mil sacos ou sei mil embalagens com 50 unidades. Nessa licitação o lote maior ficou para a empresa SP Sacarias, localizada na Rua José Ullmann, 64, em Piabetá, que ficou com um contrato de R$ 1.623.228,00.
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