segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Ele não quer largar o “osso”

Lembro-me muito bem de que quando o Fernando Henrique Cardoso se preparava para disputar a reeleição o hoje presidente Lula se dizia contrário a um segundo mandato consecutivo e partiu para o ataque. Dizia ser a reeleição absurda e que se algum dia fosse eleito presidente não a disputaria. Pois é, as coisas mudaram. Mudaram tanto que Lula já está pensando numa possibilidade de ter o terceiro mandato e até já encomendou a um aliado uma emendazinha nesse sentido. É isso mesmo. Tem lá um deputadozinho preparando o projeto. Trabalha em silêncio enquanto Lula “desautoriza” publicamente seus aliados e companheiros de partido a tomar a iniciativa já encomendada a um alugado.

Como o Lula de ontem é bem diferente do de hoje, vale lembrar que ele também era amigo da imprensa e defendia as liberdades com a mesma força que atacava as grandes empresas, as quais via como meras exploradoras da mão-de-obra barata lá do ABCD paulista, principalmente as montadoras de automóveis, alvos de seus discursos e greves.

O Lula de hoje bate na imprensa porque os jornais mostram as sacanagens do governo que “não rouba nem deixa roubar” (José Dirceu, Genoino, Palocci e Delúbio Soares que o digam), revelando os escândalos que se tornaram normais. O Lula de agora admira Hugo Chávez e bateu palmas quando o presidente venezuelando decidiu fechar maior rede de televisão de seu país, pelo simples fato de ela mostrar a verdade que o ditador tanto precisa esconder.

O ídolo do Lula atual acaba de impor ao seu Congresso a aprovação da reeleição ilimitada, o que lhe poderá lhe garantir a perpetuidade na presidência daquela nação de infelizes, de gente, que sem poder se expressar livremente, tem de passar o tempo nas praças batendo palma para um ditador maluco dançar.

Esperamos que a admiração de Lula por Chávez não seja tão grande a ponto de querer imitá-lo, encomendando aos nossos venais deputados e senadores, a terceira, a quarta, ou, quem sabe, a quinta reeleição.


Em família


Farid Abrão, prefeito de Nilópolis, já bateu o martelo. Vai lançar o “brimo”, Sérgio Sessim, para sucedê-lo.

Amiguinhas


Elas não se suportavam e viviam se agredindo nas disputas eleitorais. Agora são aliadas. Tão aliadas que trabalham juntas no mesmo andar do prédio da prefeitura de São Gonçalo: a prefeita Aparecida Panisset nomeou a ex-deputada e sempre candidata a prefeita, Alice Tamborindegue para a secretaria de Ação Social.


Com quais votos?


E por falar em São Gonçalo, a ex-deputada Elaine Costa, mulher do ex-prefeito Henry Charles, pretende disputar a Prefeitura em 2008.


No PMDB


O deputado Nelson Bornier é o responsável pela filiação do médico e vereador Jorge campos ao PMDB de mesquita. Jorge Campos será candidato a prefeito.


Ruim de pagar


Já que o assunto é Mesquita, o profissional que produziu o material que o prefeito Artur messias mostrou no programa de televisão no horário gratuito destinado ao PT levou mesmo um calote.


Inimigos


O vereador Timor e o prefeito de Japeri, Bruno da Silva, já não sentam mais à mesma mesa. É que Timor levou muito a sério a promessa de apoio a uma possível candidatura a prefeito.


Política de saia


O próximo ano será das mulheres em Magé. Narriman Zito e Renata do Posto serão as adversárias da prefeita Núbia Cozzolino.


Incerteza


A prefeita Maria Lúcia está pensando seria-mente em não disputar a reeleição. Prefere deixar a vaga para a sua ex-vice, a deputada Sula do Carmo. Ela pretende ter uma conversa séria essa semana sobre o assunto.




0 comentários: